TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE DE AUTODESENVOLVIMENTO

Por:   •  20/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  954 Palavras (4 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 4

ESTUDO DIRIGIDO

Sistemas de produção

1-) Cite exemplos de cada um dos três sistemas de produção e comente as características acerca do Produto, Mao de Obra e Produção de cada uma delas.

- Produção por encomenda; Produção em lotes e Produção continua:

Na produção sob encomenda, a empresa só inicia o processo de produção depois de receber um pedido (um produto por vez). Ao receber a encomenda, prepara-se um orçamento ou cotação para o cliente que, se aprovado, servirá como base para o que será produzido.  Sua mão de obra possui variedade e especialização e o ritmo de trabalho pe descontinuo e irregular.

Na produção em lotes, a organização desenvolve uma quantidade limitada de um tipo de produto de cada vez. Por exemplo, os carros são produzidos em lotes. A produção em lotes é realizada antes de acontecer a venda ou a encomenda de algum cliente. Esse sistema de produção é utilizado em um grande número de indústrias, incluindo a maioria das indústrias de produtos de consumo, como roupas, móveis, eletrodomésticos etc. É produzido um lote de produto por vez, a mão de obra compensa o equilíbrio entre departamentos e seu ritmo de produção é continuo no lote e descontinuo na mudança do lote.

Produção Contínua também chamada de produção em massa é um método usado por muitas empresas de manufatura para fazer a maior quantidade de um produto no menor espaço, tempo e custo possível. Possui produção constante sempre do mesmo produto, sem qualquer tipo de pausa ou interrupção, é utilizada com regularidade e seu ritmo de produção é contínuo e regular. 

2-) Como as organizações buscam reduzir a incidência da mão de obra em suas operações?

- As empresas buscam reduzir a incidência por meio de racionalização, mecanização e automatização:

Racionalização é melhorar o método do processo para eu o esforço seja mais produtivo, significa a busca de meios racionais para alcançar os objetivos desejados.

Mecanização é transferir o trabalho muscular do homem para a máquina, um tipo mais avançado é a robotização para execução de tarefas duras e inóspitas, como soldagem parafusamento, pintura, etc.

Automatização é transferir o trabalho mental do homem para a máquina ou computador, como contagem de peças, programação de maquinas, etc.

3-) Comente os tipos de classificação de tecnologia aplicados aos sistemas de produção.

- Tecnologia fixa e flexível:

Tecnologia fixa é criada para um único e determinado objetivo, não permitir utilização em outros produtos/serviços diferentes porque foi desenvolvida apenas para uma atividade especifica. Um exemplo são as indústrias automobilísticas que cuja modificação exige elevados investimentos quando se trata de novos modelos de carros.

Tecnologia flexível pode ser utilizada em várias e diferentes finalidades. Ocorre a medida que maquinas e equipamentos, matérias-primas, conhecimentos, habilidades e competências podem ser aplicados para a produção de outros produtos/serviços diferentes O melhor exemplo ocorre nas oficinas e em grande parte das linhas de montagem, que podem ser facilmente adaptadas para a produção de diferentes produtos/serviços.

4-) Cite os principais fatores determinantes para a escolha de uma localização industrial.

  • Disponibilidade de mão-de-obra;
  • Proximidade das fontes de matérias-primas ou de fornecedores;
  • Localização geográfica próxima a mercados consumidores;
  • Facilidade de transporte ou acesso a estradas;
  • Infraestrutura;
  • Tamanho da localização;
  • Incentivos fiscais;

5-) Comente a importância da questão da qualidade nos sistemas preconizados pela indústria japonesa.

  • Qualidade é construída e não apenas inspecionada. Não se trata de corrigir erros ou desvios apenas, mas antes de tudo, melhorar para evitar e prevenir futuros erros ou desvios.
  • A melhoria da qualidade economiza dinheiro. Se a qualidade é vista como resultado de inspeção, então a qualidade custa dinheiro. Mas se a qualidade melhora porque a organização melhora o desenho do produto e do processo produtivo a organização aumenta a satisfação do cliente. Então a qualidade produz riqueza.
  • A qualidade repousa no princípio da melhoria contínua por meio de melhorias incrementais nos produtos e nos processos. O conceito de defeitos que a qualidade deve ser continuamente melhorada.

6-) Qual é o principal objetivo com a implantação do J.I.T.?

- O principal objetivo é responder prontamente às demandas e necessidades do cliente pela redução continua do tempo de manufatura às melhorias incrementais no sistema. Toda atividade que consome recursos e não agrave valor é um desperdício.

7-) Explique o conceito de Downsizing e cite um exemplo prático da implantação desse método.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (85.1 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com