TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE II PARA ESTRUTURAS E PROCESSOS ORGANIZACIONAIS

Por:   •  14/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  668 Palavras (3 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE CEUMA

COORDENAÇÃO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

OCIAN DE SOUZA OLIVEIRA JUNIOR - CPD: 95578

ESTRUTURAS E PROCESSOS ORGANIZACIONAIS

SÃO LUÍS-MA

2020

UNIVERSIDADE CEUMA

COORDENAÇÃO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

ESTRUTURAS E PROCESSOS ORGANIZACIONAIS

Atividade II de Administração apresentado a Universidade CEUMA como requisito parcial para obtenção de nota complementar.

Disciplina: Estruturas e processos organizacionais.

Tutora: Andressa Sakamoto.

SÃO LUÍS-MA

2020

CRÍTICAS A APLICAÇÃO DO ORGANOGRAMA RADIAL OU CIRCULAR

Consultor de O&M – Oliveira Junior.

Organogramas, desenvolvido essencialmente para dar representação gráfica de forma simples e fácil entendimento às relações entre cargos, métodos, objetivos ou metas das organizações, o organograma representa o fluxo de autoridade na organização e os cargos ou departamentos entre os quais flui a autoridade ou métodos e objetivos desejados. Por meio dessa ferramenta, é possível enxergar de modo geral e simplificada como se relacionam as diferentes áreas e setores de qualquer organização.

Apesar da simplicidade gráfica, o organograma pode ser apresentado das mais variadas formas, dentre eles temos o organograma radial ou circular.

Entre os tipos de organogramas, este modelo é um pouco mais ousado e vem com informações setorizadas num gráfico circular, separado em cores específicas que descrevem cada área, cargo e função.

No organograma radial ou circular, a hierarquia se apresenta de forma suave, observa-se os cargos lado a lado, o círculo começa no centro, com a gerência ou diretoria, espalhando-se pelos lados os cargos ou departamentos diretamente ligados.

Esse tipo de organograma é o mais usado em empresas modernas, pois tem como foco o trabalho em equipe, muita gente acha esse tipo de organograma interessante, porém é considerado a maneira menos eficaz de se representar um organograma empresarial.

Críticas e desvantagens a este modelo de organograma.

Por conta do seu formato radial ou circular, em seu desenvolvimento frequentemente falta espaço para representar todos os detalhes sobre departamentos ou funcionários de uma organização, diferenças ou ajuste em número de funcionários em cada departamento não se adequam bem à simetria do formato circular, costuma não ter espaço suficiente para incluir informações adicionais sobre cada departamento ou funcionário.

O formato radial dificulta entender a hierarquia e organização da empresa, encontra resistência e críticas entre as empresas.

Muitos o consideram excessivamente moderno, não sendo de fácil leitura e compreensão por parte dos colaboradores, que podem ter dificuldades de situar sua área e cargo na organização. Colaboradores novos não acostumados ao modelo de organograma circular, por exemplo, podem encontrar dificuldades de identificar com exatidão a quem devem se reportar na linha hierárquica da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (67.5 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com