TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADES INTEGRADAS EM SAÚDE COLETIVA III

Por:   •  23/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.797 Palavras (16 Páginas)  •  380 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO

CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

INSTITUTO DE ESTUDOS EM SAÚDE COLETIVA

GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA

ATIVIDADES INTEGRADAS EM SAÚDE COLETIVA III

ISABELLA PEREIRA DOS SANTOS MIZAEL E LANA DOS SANTOS MEIJINHOS

PROPOSTA PARA INTERVENÇÃO NA SAÚDE DO HIPERTENSO E DIABÉTICO: Medidas para maior adesão ao tratamento em Clínica da Família Klebel de Oliveira Rocha, Olaria – Rio de Janeiro/RJ

RIO DE JANEIRO

JULHO DE 2018

[pic 2][pic 3]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO[pic 4]

CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

INSTITUTO DE ESTUDOS EM SAÚDE COLETIVA

GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA

                    ATIVIDADES INTEGRADAS EM SAÚDE COLETIVA III

ISABELLA PEREIRA DOS SANTOS MIZAEL E LANA DOS SANTOS MEIJINHOS

PROPOSTA PARA INTERVENÇÃO NA SAÚDE DO HIPERTENSO E DIABÉTICO: Medidas para maior adesão ao tratamento em Clínica da Família Klebel de Oliveira Rocha, Olaria – Rio de Janeiro/RJ

O presente trabalho trata-se de uma proposta de intervenção a ser aplicada em Unidade Básica de Saúde, de acordo com os objetivos estabelecidos pela disciplina de Atividades Integradas em Saúde Coletiva III, como estrutura final de avaliação.

Disciplina: Atividades Integradas em Saúde Coletiva III

Docentes: Antonio José Leal da Costa, Beatriz Oliveira, Maria de Lourdes Tavares Cavalcanti e Tatiana Clarkson Mattos.

Professora Tutora e Orientadora: Tatiana Clarkson Mattos.

Preceptor: Robson Maciel Ribeiro

RIO DE JANEIRO

JULHO DE 2018

[pic 5]

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        4

2. CONTEXTUALIZAÇÃO        5

3. PROBLEMA        6

4. AS DOENÇAS        7

4.1 Diabetes        7

4.2 Hipertensão Arterial Sistêmica        9

5. JUSTIFICATIVA        10

6. OBJETIVOS        11

6.1. Objetivo Geral        11

6.2. Objetivos Específicos        11

7. METODOLOGIA        12

8. PROPOSTA DE INTERVENÇÃO        12

9. RESULTADOS        14

10. CONSIDERAÇÕES FINAIS        14

11. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        16

[pic 6][pic 7]


1. INTRODUÇÃO

Atenção primária diz respeito a um conjunto de práticas integrais em saúde, voltadas a responder as necessidades individuais e coletivas, que, no Brasil, durante o processo de implementação do Sistema Único de Saúde (SUS) na Constituição Federal de 1988, passou a ser denominado de atenção básica à saúde. O SUS conta como porta de entrada dos seus usuários a Atenção Básica à Saúde (ABS) através da Estratégia de Saúde da Família (ESF). Direcionada pelos princípios do SUS como a universalidade e integralidade, a ABS atua também com os princípios de responsabilização, vínculo e coordenação do cuidado (GIOVANELLA; MENDONÇA. 2012).

A Estratégia de Saúde da Família é tida pelo Ministério da Saúde e gestores estaduais e municipais como estratégia de expansão, qualificação e consolidação da atenção básica. Foi através da ESF que ocorreu a substituição do modelo antigo de atenção a saúde, onde o modelo médico-assistencial era o centro. Com a implementação da ESF e a descentralização dos serviços de saúde, foi possível ampliar a cobertura e melhorar os indicadores de saúde ao valorizar as ações de promoção e proteção da saúde. Para atuação no território através da ESF, são realizados serviços como o cadastramento de usuários, realização de diagnóstico de saúde, a coordenação do cuidado, ações de promoção e prevenção, planejamento e organização, elaboração de Projetos Terapêuticos Singulares com equipe especializada e multiprofissional, bem como a participação da população.

Para melhor compreensão desse processo, fomos selecionadas para acompanhar o processo de organização de trabalho, assim como o funcionamento de uma UBS como um todo, na Clínica da Família Klebel de Oliveira Rocha localizada no bairro de Olaria na Praça Clomir Teles Cerbino, no município do Rio de Janeiro. Além disso, uma das propostas da disciplina de Atividades Integradas em Saúde Coletiva III (AISC III) foi a realização de uma proposta de intervenção buscando potenciais soluções para um problema de saúde que foi possível identificar durante o período vivenciado na clínica.

2. CONTEXTUALIZAÇÃO

A Clínica da Família Klebel de Oliveira Rocha (CFKOR) fica localizada na Praça Clomir Teles Cerbino, no bairro de Olaria, Rio de Janeiro, RJ. A unidade conta com três equipes de Saúde Bucal e sete equipes de Estratégia de Saúde da Família, sendo elas: Cascatinha e Merendiba (que eram da Clínica da Família Felippe Cardoso), Jorge Gonçalves, Olaria, Esperança (que era do Centro Municipal de Saúde do Alemão), Moreira de Abreu e Jacupema.  A CFKOR está integrada na AP 3.1 e conta com um total de 28.378 usuários cadastrados (cerca de 90,63% do território de abrangência).

Alguns dos serviços ofertados são curativos, nebulização e retirada de pontos; coleta de material de sangue para exame laboratorial; consultas de Pré-natal, inserção de DIU e Planejamento Familiar; Puericultura; ação coletiva de Saúde Bucal em escolas e creches; abordagem de DSTs; acompanhamento da saúde de idosos; aconselhamento de Tabagismo e Alcoolismo. A unidade trabalha com demanda espontânea, com poucas consultas marcadas, porém muito exigidas pelos usuários. Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem são os responsáveis por maior parte dos atendimentos. As principais demandas da unidade são: remédios para Hipertensão, Diabetes e contraceptivos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.2 Kb)   pdf (605.3 Kb)   docx (437.7 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com