TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS RECURSOS HUMANOS

Por:   •  3/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.172 Palavras (17 Páginas)  •  366 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – POLO TENIR

CURSO ADMINISTRAÇÃO

ALUNOS:         JENNIFER MARTINS DE KIMA                         RA: 314212

                MARCIO FERREIRA MARASSI                         RA: 289483

                MAXIMILIANO MILTON RUPP FILHO         RA: 326823

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

RECURSOS HUMANOS

CORUMBÁ – MS

NOVEMBRO/2013

[pic 2]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – POLO TENIR

CURSO: ADMINISTRAÇÃO        SEMESTRE: 6º

TUTOR PRESENCIAL: LOUISE GIBAILE

PROFª. EAD: Ma. IRMA MACÁRIO

ALUNOS:         JENNIFER MARTINS DE KIMA                         RA: 314212

                MARCIO FERREIRA MARASSI                         RA: 289483

                MAXIMILIANO MILTON RUPP FILHO         RA: 326823

CORUMBÁ – MS

NOVEMBRO/2013

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

FILME TEMPOS MODERNOS E GESTÃO DE PESSOAS

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO PESSOAL

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

PROGRAMAS DE INCENTIVO E REMUNERAÇÃO

RELAÇÃO ENTRE EMPPREGADO E EMPREGADOR

HIGIENE E SEGURANÇA DO  TRABALHO
PLANO DE AÇÃO
CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

INTRODUÇÃO

O principal ativo de uma empresa é sem dúvidas sua força de trabalho, é necessária uma boa gestão de pessoas para que os colaboradores se disponham a trabalhar em prol da empresa para alcançar os objetivos por ela estabelecidos. Em contrapartida os colaboradores esperam receber justos com a sua função e benefícios que o  façam realizar cada vez melhor suas tarefas estabelecidas.
O fato das organizações estarem baseadas em pessoas mostra o quanto é importante a área de recursos humanos. São as pessoas que definem metas de vendas, planejam, vendem produtos e a forma de administrar essas pessoas influencia de total maneira no desempenho geral da organização. O grande desafio das empresas de hoje é administrar bem seus recursos humanos, pois são as pessoas que obtém e mantêm vantagens competitivas, é preciso saber como selecionar e desenvolver seus líderes, como atender melhor os clientes, como recompensar o bom desempenho, como controlar os custos de mão de obra  e ao mesmo tempo manter tratamento justo com seus empregados.

O setor de recursos humanos pode contribuir muito para o crescimento de uma empresa de diversas formas, uma delas é considera-se a responsabilidade em ser técnico e especialista na área que se propõe, ser profissional naquilo que faz porem isso não é tudo, tem que ser humano, ou seja, os valores humanos contribuem significativamente para o crescimento e sucesso da empresa, bem como ser parte integrante do planejamento estratégico da organização e incentivar o alcance dos objetivos individuais e da empresa.

FILME TEMPOS MODERNOS E GESTÃO DE PESSOAS

O Filme “TEMPOS MODERNOS”  retrata a vida de um operário nas fábricas dos EUA no início dos anos 30, logo após a recessão de 1929, no texto vamos estabelecer as diferenças entre o tratamento dado aos trabalhadores da década de 30, relacionando com o tratamento dado nos dias atuais.
O primeiro ponto que podemos mencionar é que no início dos anos 30 existia um foco muito grande para as atividades específicas onde se valorizava a especialização do trabalhador em determinada função. Hoje podemos observar que o trabalhador é estimulado a conhecer várias partes do processo, a flexibilidade hoje é vista como característica fundamental de um bom profissional.

O que pode ser visto no filme esta relacionado aos direitos trabalhistas que eram escassos naquela época com longas jornadas de trabalho, condições de segurança precárias e salários baixos. Hoje existem leis que são asseguradas pelo governo, através destas leis foi possível reduzir de maneira significativa a jornada de trabalho, os trabalhadores passaram a receber assistência médica nas empresas; equipamentos de segurança para que o seu trabalho seja realizado de maneira segura.

Ao contrário do que é visto no filme, as empresas hoje estão valorizando muito mais seus funcionários, delegando funções importantes e investindo cada vez mais através de cursos e treinamentos, isso se deve ao grande acesso de educação e novas informações obtidas pela classe trabalhadora aonde os trabalhadores vem se qualificando cada vez mais para o mercado de trabalho.

Outro fato que chamou a atenção é que o modelo de capitalismo que naquela época existia e deixava de maneira bem clara as diferenças e desigualdades entre classes, onde a riqueza se concentrava nas mãos de poucos e a maioria da sociedade não tinha acesso a necessidades básicas como alimentação e saúde. Hoje essas diferenças ainda existem, porém se observa uma melhor distribuição de renda e garantia a direitos básicos a população em geral.

Outro fator que também chamou atenção no filme é que o modelo de capitalismo que existia e deixava de maneira clara as diferenças e desigualdades entre as classes sociais, onde a riqueza era concentrada nas  mãos de poucos e a maioria não tinha acesso as necessidades básicas como alimentação e saúde. Hoje essas diferenças ainda existem, porém a renda de distribuição teve uma melhora e melhorou os direitos que a população tem sobra alimentação e saúde, mas tem que melhorar muito ainda.

Com os avanços observados nas últimas décadas levou as organizações a buscarem novas formas de gestão com o intuito de melhorar, alcançar resultados e atingir a missão institucional para o pleno atendimento das necessidades dos clientes, notando – se que o sucesso das organizações modernas,  depende muito do investimento nas pessoas, com a identificação, aproveitamento e desenvolvimento do capital intelectual. Se pararmos para pensar, percebemos que hoje o papel do colaborador é mais participativo, ele tem maior autonomia em suas atividades, cooperação nas decisões com seus gestores, facilidade na interação, aprendizagem, conhecem mais a empresa e participa dos negócios. Ressaltando que, a gestão de pessoas tem que efetivamente acontecer na pratica, sendo que algumas questões cruciais permanecem pendentes e precisam ser enfrentadas. Um dos caminhos que poderão ser percorrido é o aprimoramento da gestão de pessoas, tendo como premissas a valorização do capital intelectual e a modernização do processo produtivo.
O setor de Recursos Humanos era um mero departamento mecanicista que cuidava da folha de pagamento e da contratação do profissional, que exigia desse profissional apenas experiência e técnica, não havia um programa de capacitação continuada do profissional.
A Gestão de Pessoas é caracterizada pela participação, capacitação, envolvimento e desenvolvimento do bem mais precioso de uma organização que é o capital humano que nada mais são que as pessoas que a compõem. Cabe a área de gestão de pessoas a função de humanizar as empresas. A gestão de pessoas é um assunto tão atual na área de administração, mas que ainda é um discurso para muitas organizações, ou seja, em muitas delas ainda não se tornou uma ação pratica.  O que deveria acontecer na pratica nas organizações é que o departamento de recursos humanos seria responsável por promover, planejar, coordenar e controlar as atividades desenvolvidas relacionadas á seleção, orientação, avaliação de desempenho funcional e comportamental, capacitação, qualificação, acompanhamento do pessoal da instituição num todo, assim como as atividades relativas á preservação da saúde e da segurança no ambiente de trabalho.
Já ao setor de gestão de pessoas deve ter uma grande responsabilidade na formação do profissional que a instituição deseja, objetivando o desenvolvimento e crescimento da instituição como o do próprio profissional, tido como colaborador para adquirir os resultados esperados.
Para haver sucesso dos trabalhos em que a empresa se desenvolve, deve-se estar bem claros e definidos os objetivos da gestão estratégica de pessoas. Sendo, certamente um dos objetivos é ajudar a empresa a realizar seu trabalho com êxito, bem co o possibilitar competitividade, colaboradores e não simplesmente funcionários, mas essa relação deve ser recíproca tanto do funcionário quanto da empresa, assim ambos necessitam de motivação. A motivação é o que vai garantir qualidade nas ações desenvolvidas, para isso faz necessário refletir, tanto por parte da empresa quanto ao funcionário se o serviço desenvolvido é o serviço que lhe agrada, pois o que está em jogo é a própria felicidade e realização pessoal e não apenas o emprego ou a função que ocupa.
O gestor deve ter um espírito critico, uma opinião própria e uma grande capacidade de flexibilidade, tendo em vista as grandes e rápida s transformações sociais que ocorre no mundo, como a globalização. O próprio filosofa Maquiavel faz referencia a este fato, onde segundo o mesmo, O príncipe, isto é, o governante, o gestor deve ter capacidade de prever os fatos e encaminhar soluções para que tal fato não ocorra e se ocorrera solução dever ser rápida se não o fato pode ir aumentando de tal forma que não haja mais soluções.
Um dos grandes obstáculos para o crescimento corporativo e conseqüentemente da empresa é a falta de pessoas eficientes, a perda de entusiasmo, a falta de motivação, que ao meu ver em muitos casos, pequenas ações do quadro pessoal já seria significativo. Não podemos esquecer que estamos trabalhando com pessoas humanas e não com instrumentos ou máquinas.
Os funcionários não são apenas técnicos ou recursos, são seres humanos dotados de uma serie de fatores, inteligência, razão, emoção, sentimento, que precisam ser mais valorizados no seu todo, ou seja, de forma integral, holística. Estes funcionários se visto como parceiros, assim terão maior produtividade e desenvolvimento, estarão mais preocupados e envolvidos com as metas, com os resultados, com os clientes, com a empresa, com o próprio bem estar social, pessoal e dos demais ao seu redor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.7 Kb)   pdf (251.5 Kb)   docx (196.3 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com