TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS ADM AFO

Por:   •  1/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  617 Palavras (3 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 3

Administração Financeira

Fundamentos básicos da administração financeira.

O principal papel do administrador é cuidar do caixa da empresa, suas entradas e saídas e certamente preservando o retorno exigido pelos acionistas.

Administração de Caixa

Demonstração de importância para a organização. É essencial que a função administrativa tenha um amplo conhecimento dos procedimentos financeiros e contábeis, tendo como acompanhamento, controle, ajustes e projeção dos resultados da organização.

O demonstrativo do fluxo de caixa,é um dos principais instrumentos financeiros que da ao administrador um acompanhamento sobre como está a evolução do equilíbrio ou desequilíbrio, entre as entradas e saídas de dinheiros durante o período determinado, podendo antecipar medidas que possibilitem seguranças de recursos para atendimentos das necessidades de caixa.

O fluxo de caixa deve conter com cronograma com as despesas e investimentos, entre diversas obrigações, possibilitando prever:

  • As projeções das entradas e saídas de recursos.
  • Os períodos de prejuízos e lucros.
  • Os resultados finais por períodos.

Estabelecendo os Controles

Constitui ferramentas para a administração dos recursos financeiros em qualquer empresa, independente do seu tamanho.

Todos os demais departamentos que estão envolvidos no processo da administração deverão atuar de forma a evitar custos e despesas excessivas, procurando maior receita para as suas atividades.

A comunicação entre os diversos setores é fundamental para o sucesso do gerenciamento das disponibilidades.

Com as entradas das informações obtidas diariamente, inicia-se a fase de controle de dados:

  • Movimentação Financeira.
  • Controle do Pessoal.
  • Controle de Máquinas, veículos e equipamentos.
  • Controle do Estoques.

Custo de Capital

Pode ser definido como o custo dos recursos financeiros próprios ou de terceiros utilizados pela organização em seu ciclo operacional ou empreendimento.

Todo investimento ou uso de capital, deve ter uma rigorosa análise de viabilidade, avaliando alternativas perante o custo operacional.

A utilização de capital de terceiros só é vantajosa, quando seu custo se apresenta inferior à taxa de retorno previsto. Porém mesmo com certas vantagens, existe o risco do endividamento pela falta de lucratividade na operação.

Custos Relativos

Extremamente importante, pois têm que ser considerada todas as despesas existentes, exigindo reciprocidades diversas.

Considerando todos os recursos utilizados por uma organização na obtenção do capital, seja ela a curto, médio ou longo prazo. Podendo ser um simples saldo médio a uma aplicação financeira.

Custo Médio ponderado de capital

Quando a empresa necessita de recursos para atender suas necessidades de capital, seja ela de curto, médio ou longo prazo.

É necessário que seja feita uma análise sobre a viabilidade ou não de buscar estes recursos, determinando quais os ativos que comporão a análise e qual o seu custo efetivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (95.7 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com