TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS ADM MERCADOLÓGICA

Por:   •  9/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.524 Palavras (15 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 15

1 INTRODUÇÃO

À medida que o mundo avança pelo novo milênio, tanto os cidadãos como as empresas se perguntam o que encontrarão pela frente. As empresas muitas vezes não conseguem reconhecer que seus mercados mudam de tempos em tempos. A estratégia vitoriosa do ano passado pode se tornar a estratégia fracassada de hoje.

A velocidade das transformações, a revolução nas telecomunicações, e a crescente concorrência tem estimulado as organizações a unirem as forças internas e externas, e transformar estes desafios em fontes de oportunidades nos negócios.

Entretanto, para resolver os problemas existentes em uma empresa é necessário definir os objetivos a serem alcançados, mediante decisões envolvendo os processos de relacionamentos (internos e externos) e a integração vertical, adotando uma política flexível no uso dos recursos, discutindo e analisando as estratégias de serviços adotadas.

2 ETAPA 1

2.1 Idéias principais do Marketing para o século XXI

O panorama econômico atual esta sendo remodelado por forças poderosas: tecnologia e globalização, e também a privatização. De repente,empresas protegidas, muitas delas monopólios, enfrentam novos concorrentes.

A capacidade de mudar requer a capacidade de aprender. Com o ingresso de novas perspectivas no mercado das idéias, as sobreviventes seriam as que tivessem valor de uso. Os estudiosos e profissionais de marketing acataram a legitimidade do conceito ampliado de marketing. Mas ainda há muitas empresas atuando com o foco na vendado produto em vez de com o foco na satisfação das necessidades dos clientes.

As faculdades competem por alunos; os museus procuram atrair visitantes; as organizações de artes cênicas querem conquistar mais público; as igrejas buscam fiéis, e todos buscam patrocínio. Os indivíduos também realizam atividades de marketing: políticos buscam votos; médicos procuram pacientes, e artistas aspiram ao estrelato. O desejo de uma pessoa para atrair a reação ou o recurso de outra pessoa: atenção, interesse, desejo, aquisição, boa divulgação boca-a-boca. Para obter essas respostas, a pessoa deve oferecer algo que a outra perceba como tendo valor, para que a outra parte ofereça voluntariamente a resposta, ou o recurso, em troca. A troca surge como o conceito central subjacente ao marketing.

O Marketing 1.0, foi centrado no desenvolvimento de produtos funcionais e na sua massificação. A versão 2.0, com ênfase em conhecer e satisfazer o consumidor por meio da segmentação de mercados. No estágio 3.0, o consumidor passa a ser mais do que um simples comprador. O Marketing 1.0também tem preocupações coletivas, ambientais e aspira a uma sociedade melhor.

A empresa que é sensível a essas inquietações tem clientes leais e marcas mais valiosas.Em um mundo em que 800 milhões de pessoas ainda estão na miséria, à distribuição de renda mundial lembra a forma de uma pirâmide, com os pobres embaixo. Nessa base existe uma fortuna e para ela devem ser criados produtos inovadores e baratos. Erradicar a pobreza é um dos maiores desafios hoje, para esse objetivo a ajuda humanitária internacional não é suficiente,serão os empreendedores sociais que farão o grosso do trabalho.

2.2 A empresa “GPP Bicicletas”

A empresa GPP Bicicletas é uma micro-empresa que atua a mais de 25 anos no mercado, com venda de peças e concertos de bicicletas. Localizada no centro do município de Tapera/RS, atende todos os tipos de consumidores da cidade e região. Tendo como proprietários os sócios Luiz Cesar Gabriel e Ivan Luis Gabriel, é uma empresa familiar.

Trabalhadores, esportistas e quem usa para lazer, são os principais consumidores, de todas as idades e classes econômicas. Estes geralmente estão interessados na praticidade, conforto e qualidade do produto adquirido. São pais que buscam realização dos desejos dos filhos e mais comum os funcionários de empresas da cidade que usam as bicicletas para chegar ao trabalho.

Esses clientes são do município e da região, de cidades como Selbach, Lagoa dos Três Cantos e Colorado. Procuram principalmente por peças e acessórios para incrementar suas bicicletas, que são muitas vezes seu meio de transporte.

Os principais fornecedores para a empresa são Isapa, de São Paulo; Eloi Santos, de Taquara; Bicicletas Oceano, Santa Catarina.

A empresa não possui concorrentes na área da mecânica das bicicletas dentro do município, sabe-se, porém que os preços nas empresas do mesmo ramo de outras estão praticando preços mais em conta. Também existem empresas que vendem bicicletas novas e com preço mais barato e em grandes quantidades, sendo impossível competir com elas.

2.3 Satisfação, Valor e Retenção do Cliente

Atualmente, a concorrência tornou-se tão acirrada, que entender os desejos dos clientes e satisfazê-los, tornou-se uma questão de sobrevivência para as empresas. Grande parte delas buscam a alta satisfação, pois clientes meramente satisfeitos quando encontram uma oferta melhor, acabam mudando de fornecedor.

Um cliente encantado cria um vínculo emocional com a marca e o resultado disso é um alto grau de fidelidade do cliente. Porém, o relacionamento com o cliente não é fácil, e envolve uma série de questões. Anteriormente, quem definia o que seria oferecido ao mercado era o vendedor. Hoje, quem define o que será oferecido ao mercado é o próprio mercado. É preciso analisar as necessidades e desejos dos clientes e gerar um produto que atenda os anseios dos consumidores. Satisfazer momentaneamente um cliente é uma tarefa fácil, o grande desafio é conquistar clientes fieis.

O grande número de empresas existentes no mercado é assustador. Essa realidade implica em concorrência e quem vai definir o "Vencedor" dessa disputa são os clientes. E vale de tudo, contratar uma nova equipe de marketing, formar novos grupos de vendas, contratar funcionários novos. A primeira preocupação das empresas é com a satisfação dos clientes, que geralmente procuram "qual oferta proporciona mais valor". Além do valor e das características do produto desejado, cria-se uma expectativa em relação a ele que só vai poder ser medida depois que a expectativa de valor for saciada.

Essa satisfação pode ser medida pelo desempenho e expectativas percebidas, o cliente pode ficar insatisfeito ou satisfeito. O resultado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.4 Kb)   pdf (74.7 Kb)   docx (24.5 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com