TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS ADM OPERAÇÕES

Por:   •  29/9/2015  •  Monografia  •  3.595 Palavras (15 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 15

Introdução

Este trabalho tem por objetivo mostrar de forma mais concreta e organizada como funciona a administração da produção e suas operações.

Sabe-se que toda e qualquer organização tem como objetivo o crescimento, para isto são necessários alguns pontos de extrema importância para se manter com foco e objetivos bem especificados pela mesma.

O planejamento trata-se de pensar antes de tomar decisões ele é de sua importância dentro da administração da produção, para qualquer segmento do mercado, pois as melhores respostas aos imprevistos que possam ocorrer na evolução de um mercado são adquiridas com ações planejadas. Seguindo este raciocínio podemos dizer quanto melhor for o processo de planejamento, melhores serão os resultados.

ETAPA 1 – PASSO 1

Conforme estudado em aula, a pesquisa, seleção e por fim escolha do local adequado para a implementação de uma empresa, fábrica ou depósito de produtos é uma decisão diretamente ligada à estratégia empresarial.

A formulação de estratégias empresariais é um processo de gestão visando à tomada de decisão a médio e longo prazos, envolvendo decisões relativas à definição de negócios (produtos, serviços, clientes alvo, posicionamento, etc.), objetivos e, muito em especialmente, os fatores críticos de sucesso.

Para um determinado negócio, as decisões estratégicas são tomadas através do processo de formulação da estratégia que envolve entre algumas ações:

• A definição da missão, visão e valores da empresa.

• O plano estratégico ou plano de ação para implementação das estratégias.

• Uma Análise SWOT.

Cada empresa adota um sistema de produção para realizar as suas operações e produzir seus produtos ou serviços da melhor maneira possível e, com isso, garantir sua eficiência e eficácia. O sistema de produção é a maneira pela qual a empresa organiza seus órgãos e realiza suas operações de produção, adotando uma interdependência lógica entre todas as etapas do processo produtivo, desde o momento em que os materiais e matérias-primas saem do almoxarifado até chegar ao depósito como produto acabado.

Existem várias formas de classificar os sistemas de produção.

• Pelo grau de padronização dos produtos;

• Pelo tipo de operação que sofrem os produtos;

• Pela natureza do produto.

Para a decisão adequada quanto á localização deve-se considerar a forma de medir a capacidade, determinar a demanda futura e a capacidade a instalar.

Medida de Capacidade: a capacidade é a máxima produção de

(saída) de um empreendimento.

Capacidade do projeto: denominada de capacidade teórica.

Capacidade efetiva: ou real que um equipamento apresenta após o desconto de tempos de paradas.

Determinação da demanda: é necessário um estudo adequado da demanda para o futuro, pois fornece estimativas de necessidade ao longo do tempo.

Determinação da capacidade a instalar: a capacidade a ser instalada dependerá da precisão da estimativa da demanda e da parcela de mercado.

Sistemas produtivos

A classificação dos sistemas produtivos tem por finalidade facilitar o entendimento das características inerentes a cada sistema de produção e sua relação com a complexidade das atividades de planejamento e controle destes sistemas, cada empresa utiliza o sistema que analisa e considera mais eficiente e eficaz para se usar.

Sistema de produção

O sistema de produção é a maneira pela qual a empresa organiza seus órgãos e realiza suas operações de produção, adotando uma interdependência lógica entre todas as etapas do processo produtivo, desde o momento em que os materiais e matérias-primas saem do almoxarifado até chegar ao depósito como produto acabado.

Dentro do sistema de produção há muitas questões a serem abordadas, e também um conjunto de atividades e operações inter-relacionadas envolvidas na produção de bens ou serviços a partir do uso de recursos inputs que significa desenvolver planos de ação para esclarecer dúvidas, diminuir rumores, melhorar o clima e aumentar o comprometimento da equipe sendo assim mudando o estado ou condição de algo para produzir saídas/resultados.

Atualmente o maior desafio da produção é atender a demanda, produzindo com o menor custo possível obtendo a maior lucratividade. Quando se sabe administrar o negócio, o maior desafio é ser um bom concorrente, expandindo seus negócios.

Para que isto ocorra são necessários:

• Desenvolver mão de obra sólida e treinada;

• Desenvolver, gerenciar e usar o conhecimento;

• Utilizar sistemas avançados de manufatura, processos, equipamentos e tecnologias;

• Integrar as diversas fontes de vantagem competitiva da empresa;

Administração da Produção adquiriu nos Estados Unidos e a nível mundial, uma posição de destaque na moderna empresa industrial. Os fatos históricos que levaram a essa posição foram o declínio norte americano em termos de produtividade industrial e no comércio mundial de manufaturas.

Desta forma o crescimento de algumas potências nesses aspectos como o Japão foi inevitável que há mais de 30 anos vem encarando a produção industrial e a geração de novos produtos como os elementos-chave no mercado interno e a nível internacional.

Os conhecimentos de gestão desenvolvidos por Taylor, Ford e Sloan trouxeram, desde o início do século XX, avanços sem precedentes à produtividade.

Alguns dos fatores foram: produção em grande escala e em grandes lotes com correspondente redução dos custos unitários; elevada especialização do trabalho no chão-de-fábrica; inexistência de envolvimento do trabalhador com a qualidade, sugestões ou melhorias das operações; o máximo possível em termos de verticalização da produção.

Fatores que influenciam na localização

• Capital

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.5 Kb)   pdf (83 Kb)   docx (29.1 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com