TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS- Adm da Produção e Operações

Por:   •  13/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.597 Palavras (19 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 19

[pic 1]             FACULDADE ANHANGUERA DO RIO GRANDE

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO EAD

Disciplina Administração da Produção e Operações

Eliane Pereira Marques     6788420186

Juliano Bedin      6787413763

Vitor Carvalho Dos Santos      6786402363

ATPS         ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES

                                                Prof. EAD Luiz Manoel Palmeira  

Prof. Tutor Presencial: Lucia Moço

RIO GRANDE

 SETEMBRO DE 2015

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO                                                                                3

2 DESENVOLVIMENTO                                                                        3

2.1. ETAPA 1                                                                                        3

2.2 ETAPA 2                                                                                        5

2.3 ETAPA 3                                                                                        10

2.4 ETAPA 4                                                                                        12

CONSIDERAÇÕES FINAIS                                                                        15

BIBLIOGRAFIA                                                                                         16                                        

                

                

                

1. INTRODUÇÃO

O planejamento da produção é uma função que consiste em determinar níveis de capacidade, produção, estoques com a finalidade de melhor satisfazer os níveis de vendas planejados pela empresa. Conhecendo os objetivos de rentabilidade do negócio, a produtividade, o lead time de clientes competitivos, como expressados nos planos globais da empresa.

Planejar a produção torna-se relativamente fácil, sempre que a demanda for constante. O mesmo não acontece quando a demanda varia de um período a outro. Para poder satisfazer essas variações na demanda, sem incorrer em custos devidos à falta de estoques, as empresas costumam agir geralmente de duas maneiras: a) produzir em antecipação à demanda; aproveitando a capacidade ociosa em períodos de pouca demanda ou, b) desenvolver formas de ampliar a capacidade de produção como horas extras ou turnos adicionais, com a finalidade de equilibrar a produção com a demanda nesses períodos de alta demanda.

2.DESENVOLVIMENTO

2.1. ETAPA 1

Em decorrência da necessidade de acompanhamento técnico da fabricação das estruturas para a plataforma de exploração de petróleo P-74, surgiu a oportunidade de conhecer as instalações e os processos da empresa Metasa, cuja filial está localizada em Charqueadas-RS. Um dos integrantes da equipe permaneceu no parque fabril entre os dias 05 a 08/09 e foi acompanhado pelo Supervisor Jorge Alexandre.

A Metasa produz soluções de engenharia, fabricação e montagem no ramo de estruturas metálicas nos segmentos de Óleo e Gás, Petroquímica, Siderurgia, Mineração, Infraestrutura e Papel e Celulose com tecnologia e qualidade. Com larga experiência em gerenciamento, Construção e Montagem de estruturas pesadas, a Metasa se destaca no mercado nacional e internacional pela montagem de módulos para plataformas offshore, edifícios de processos para siderurgia, petroquímica, papel e celulose, geração de energia, metalurgia, pontes e viadutos, mantendo seu foco nos resultados para a companhia e para o cliente.

Sendo uma das empresas mais tradicionais do setor, hoje conta com mais de 1000 colaboradores e produção de mais de 3.500 toneladas por mês. Seus parques fabris localizam-se em Marau-RS, Santo André-SP e Charqueadas-RS, com escritórios comerciais em São Paulo e Porto Alegre.

A missão da empresa consiste em "gerar valor percebido pelos clientes, em soluções de engenharia, fabricação e montagem de estruturas metálicas". Os valores da empresa são: compromisso com a integridade, trabalho em equipe, padrão da mais alta qualidade e constante busca pela excelência.

As demandas da empresa dependem dos contratos firmados. Atualmente, um dos principais clientes são as empreiteiras que prestam serviço a Petrobras e demandam grande quantidade de estruturas das mais variadas, entre elas: estruturas primárias para confecção dos "pancakes" dos módulos constituintes das plataformas, base de equipamentos, suportes para diversas aplicação, escadas de acesso, plataformas, grades e guarda-corpos.

Com base no quantitativo e prazos desses contratos, é verificado com o setor de planejamento a aquisição de matéria-prima e mão-de-obra necessária com base nos índices de produtividade da empresa. Em função das necessidades dos clientes, os tempos das máquinas podem ser otimizados, assim como a implementação do turno noturno e o regime de horas-extras.

Umas das premissas da empresa é de trabalhar com um estoque mínimo, constituído dos principais componentes para a produção num prazo máximo de 30 dias. Entre eles estão chapas, vigas e perfis, geralmente padronizados, mas que apresentam um certo tempo de fornecimento, que em alguns casos podem impactar nos prazos contratuais.

Os problemas com estoques negativos geralmente estão relacionados a perdas de materiais que não foram contabilizadas durante a aquisição de matéria-prima. Nesse ramo é muito comum esse cenário devido ao fato da necessidade de compra dos insumos antes de ter o projeto todo detalhado, ou por mudanças de premissas do próprio cliente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.3 Kb)   pdf (315.5 Kb)   docx (33.3 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com