TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS COMPETENCIA PROFISSIONAIS

Por:   •  29/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  10.971 Palavras (44 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 44

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

ACADÊMICOS:

ADALBERTO F. DA SILVA JUNIOR                RA. 359424

DANIELLY COSTA ALEIXO                        RA. 359884

ELTA ALVES DA SILVA                                 RA. 360236

CURSO: ADMINISTRAÇÃO

DISCIPLINA:

Palmas – TO

2015

[pic 2]

PROF.

ACADÊMICOS:

ADALBERTO F. DA SILVA JUNIOR                RA. 359424

DANIELLY COSTA ALEIXO                        RA. 359884

ELTA ALVES DA SILVA                                 RA. 360236

CURSO: ADMINISTRAÇÃO

DISCIPLINA:

Trabalho de Atividades Práticas Supervisionadas apresentada à Faculdade Anhanguera, como requisito parcial à obtenção do grau de Bacharel em Administração sob a orientação do Professor EAD (a):  , sob orientação do tutor presencial: Alécio Daissé Bandeira de Almeida.

Palmas – TO

2015

INTRODUÇÃO

Uma das principais etapas do desenvolvimento das competências dos seus colaboradores, que estão intimamente relacionadas ao conhecimento, habilidades e atitudes. Neste sentido, o presente estudo, por meio de uma pesquisa bibliográfica de caráter exploratório descritivo, tem por objetivo apresentar as principais competências necessárias aos profissionais do século XXI. Dentre os resultados, destaca-se que as competências profissionais dizem respeito ao desenvolvimento de formas adequadas para administrar a complexidade dinâmica do cenário interno e externo à organização, através do saber e saber fazer. Além disso, as competências precisam atender às necessidades da empresa e do próprio profissional, por meio da aplicação prática das novas competências criando, assim, um círculo de melhoria contínua no sistema empresarial, no qual as duas partes saem beneficiadas: o empregado e o empregador.


Palavras-chave: Competências; Profissional; Século XXI.


Levando em conta que o mercado atual está cada vez mais competitivo é de fundamental importância que os profissionais estejam preparados adequadamente para enfrentá-lo. À medida que o profissional do século XXI desenvolve suas competências, aumenta consideravelmente a possibilidade de o mesmo alcançar seus objetivos, bem como as metas da organização. Para isso, é preciso identificar quais as principais competências necessárias aos profissionais do século XXI.
Desse modo, o presente estudo tem por objetivo apresentar as principais competências necessárias ao profissional do século XXI, com base em especialistas do assunto, através de uma pesquisa bibliográfica de caráter exploratório. Apesar de existirem diversas abordagens de quais seriam as principais competências de um profissional, no atual século XXI, para efeito deste estudo, utilizaram-se aquelas destacadas por Le Boterf (2003); Chiavenato (2006) e Nascimento (2006). Optou-se por abordar os referidos autores por entender que os mesmos apontam, de forma clara e objetiva, as competências profissionais voltadas à realidade brasileira.

Definição de Administração

É o processo de planejar, organizar, liderar e controlar os esforços realizados pelos membros da organização e o uso de todos os outros recursos organizacionais para alcançar os objetivos propostos (CHIAVENATO,2000).

Administrar é o processo de tomar, realizar e alcançar ações que utilizam recursos para alcançar objetivos. A principal razão para o estudo da administração é o seu impacto sobre o desempenho das organizações. É a forma como são administradas que torna as organizações mais ou menos capazes de utilizar corretamente seus recursos para atingir os objetivos corretos. (MAXIMIANO, 2000, p. 26).

Administração é o processo de decidir fatos, objetivos e quais recursos usar. Processo de planejar, organizar, executar e controlar. (MAXIMILIANO, 2012).
Para Chiavenato (2012, p.11a palavra administração vem do latim ad (direção, tendência para) e minister (subordinação ou obediência)[...].


Interpretar objetivos e transforma-los em fatos reais, de modo planejado, organizado, direcional e controlável com o intuito de alcançar os objetivos, de forma adequada a situação atual, garantindo a competitividade. (CHIAVENATO, 2012).

Conjunto de princípios, processos e funções para aumentar o processo de planejamento de fatos futuros e logo controlar, acompanhar e avaliar é o sistema estruturado; o que se conceitua administração. (OLIVEIRA, 2008).

As teorias existentes são válidas, sendo que cada qual com a sua valorização distinta nas variáveis existentes. Variáveis que constituem os principais componentes do estudo da administração das organizações e empresa. Segue as variáveis: tarefa, estrutura, pessoas, tecnologia, ambiente e competitividade. (CHIAVENATO, 2003).

De acordo com o vídeo apresentado e as leituras complementares, para atingir resultados com os recursos disponíveis, o administrador precisa reunir e desenvolver algumas competências e habilidades, tais como:

Conhecimento: o administrador deve ter o conhecimento adquirido através dos estudos, bem como ter a capacidade de aprender cada vez mais e rapidamente, converter suas experiências em conhecimento e compartilhar com seus subordinados, pois o conhecimento só tem valor quando aplicado.


Julgamento: para saber analisar cada situação, e ter espírito critica o suficiente para ponderar com equilíbrio, definir prioridades e tomar decisões. Com o julgamento o administrador define exatamente o que, como, quando e por que fizer algo.

Atitude: o administrador precisa ter atitude para sair da zona de conforto, correr riscos e lutar para atingir os objetivos. É o que faz o administrador defender seu ponto de vista, argumentar e o que o torna um formador de opinião e um agente de mudança na organização.

Habilidades técnicas: consiste em saber utilizar conhecimentos, técnicas, métodos e equipamentos necessários para a realização de tarefas.


Habilidades humanas: o administrador precisa ter a capacidade e discernimento para trabalhar com pessoas, saber se comunicar, compreender suas atitudes e motivações para ter uma liderança eficaz.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (74.9 Kb)   pdf (814.2 Kb)   docx (759.2 Kb)  
Continuar por mais 43 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com