TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS

Por:   •  4/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  4.719 Palavras (19 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 19

ATPS

COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS

NOME

LEONARDO RODRIGUES DAMASCENO RA: 1420186161

NOME

MARIANA ALVARENGA RA: 8406129831

NOME

VITORIA DA ROCHA BRAGA  RA: 6246218658

NOME

JEFERSON LUIZ DIAS   RA: 6451308402

NOME

VINICIUS APARECIDO FERMIM   RA: 1299542649

NOME

ROQUE ANDERSON  B. ABE MARCELINO   RA: 6894521629

NOME

THIAGO BEZERRA DOS SANTOS    RA: 6451317239

ATPS

Introdução

O gerenciamento por competências constitui uma considerável técnica, que vem sendo agregada em inúmeras companhias, em um meio competitivo apontado por uma progressiva complexidade. O trabalho aqui apresentado dispõe sobre um agrupamento de Competências Profissionais classificadas com sendo importantes para a composição profissional de administradores das mais variadas esferas, buscando comprovar se a evolução de tais competências tem sido de fato, estimulada nas organizações de trabalho. As Competências Profissionais são as capacidades que cada profissional encontra para impulsionar conhecimentos, atitudes e habilidades na solução de problemas e buscando tomar decisões concisas. 
As mais recentes percepções gerenciais do mercado, cada vez mais globalizado, demandam que os profissionais vão mais adiante das compreensões elementares e conceituais de sua área. 
A procura contínua do conhecimento e de atualização da competência faz com que os profissionais precisem conhecer os benefícios práticos e imediatos de trais conceitos, uma vez que, o mercado de trabalho o avaliará e dará o seu reconhecimento por sua competência profissional e não bastará apenas a apresentação de sua titulação






















Etapa 1

Passo 1.

O que é administração  e suas variáveis no decorrer da história.

Partindo do próprio significado da palavra em latim,  AD = Direção , Minister =Subordinação.  Então administração significa direção á subordinação, ou seja, que alguém ou alguma pessoa realiza determinada função abaixo do comando de outra, ou presta serviço ao outro.
Ela surgiu há muitos anos atrás na Suméria a aproximadamente 5.000 A.C, quando os habitantes da época buscavam uma maneira de melhorar a resolução de seus problemas práticos, e nisso surge o exercício de administrar.  
Os próximos fatos históricos que envolveram a administração foram relacionados aos governos, esse ponto foi levantado para uma melhor uma administração pública mais sistêmica e organizada, ocorreu primeiramente na China a 500 A.C, onde foi gerado 8 regras de administração pública :  1 - Alimento , 2- O Mercado, 3- Os Ritos, 4- O Ministério do Emprego, 5- O Ministério da Educação, 6- Administração da Justiça, 7- A Recepção dos Hospedes, 8- O Exército.
Na evolução histórica da administração destacaram-se duas instituições que muito utilizaram dessa arte, foram elas : a Igreja Católica e Organizações Militares. A igreja vem mostrando há séculos a eficiência e eficácia de suas técnicas administrativas e organizacionais, provando sua força de atração e influência de seus fiéis e espalhando-se por todo o mundo. Já as organizações militares utilizam de princípios e práticas administrativas desde os tempos cavaleiros medievais, a principal ferramenta utilizada é a estrutura dos exércitos por hierarquia, está última é utilizada em toda e qualquer organização nos dias atuais, mas  no mundo empresarial é  mais conhecida como organograma.
A administração moderna se deu no final dos séculos XVIII com a revolução industrial. Em meio à nova fase da administração surge um dos mais importantes estudiosos da administração, Freserick Taylor. Conhecido como percursos da teoria da administração científica, Taylor exalta a divisão do trabalho, a máxima produção com o menor custo, da supervisão e ênfase a máxima eficiência.
Henry Fayol foi outro importante estudioso em administração, diferente de Taylor que privilegiava as tarefas de produção, Fayol privilegiava as tarefas de organização nas empresas. Fayol criou 14 princípios básicos da administração com intuição de complementar os princípios criados por Taylor, todos esses princípios enfatizavam a estrutura formal e que os altos escalões os adotassem.  
Além desses importantes nomes da história da administração apareceram outros idealizadores de teorias, como: Elton Geroge Mayo que criou a teoria das relações humanas, teoria do comportamento organizacional; Max Weber com a teoria da burocracia,  teoria estruturalista. Teorias essas que impulsionaram e motivaram muitos estudos e pesquisar sobre administração e isso se arrasta até os dias atuais.

Habilidades e competências necessárias para os administradores modernos.

Podemos dividir em três tipos de importantes habilidades para administradores modernos, são elas: habilidades técnicas, humanas e conceituais.

Habilidade Técnica: Utilização de equipamentos, técnicas, equipamentos para realização de tarefas específicas através de experiência, educação ou instrução. Essa competência é adquirida dentro de um ambiente acadêmico ou profissional.

Habilidade Conceitual: O conceito dessa habilidade é que os funcionários de determinada organização entenda suas normas e cultura de trabalho, para que o mesmo se adapte e tenha uma conduta de acordo com os objetivos da organização e não os seus. Geralmente esta visão e missão da empresa é passada na integração de novos funcionários.

Habilidade humana: Essa habilidade baseia-se em ter a capacidade de trabalhar com pessoas, compreende-las, saber motivar e aplicar uma liderança eficaz para com outros colaboradores. Essa habilidade pode ser complexa, mas deve ser trabalhada e desenvolvida por profissionais que atuam em áreas administrativas.























Passo 2

Teorias Administrativas, suas ênfases e seus principais enfoques e criticas.

Ênfase

Teorias administrativas

Principais enfoques

Principais Críticas

Tarefas

Administração cientifica

Taylor - 1903

Racionalização do trabalho no nível operacional

Esqueceu-se do elemento ser humano, transformando o indivíduo em máquina.

Estrutura

Teoria Clássica de Fayol - 1916

Organização Formal;

Princípios gerais da Administração;

Funções do Administrador

Não possuía experimentos como, por exemplo, testes para comprovar suas teorias extremamente abstratas e focavam-se ainda em uma divisão totalmente homem-máquina.

Estrutura

Teoria Neoclássica

Organização Formal;


Princípios gerais da Administração;


Funções do Administrador

Desenvolvida sem comprovação científica;

APO (Administração por objetivos) tem como sua maior falha excesso como: Burocracia, e excessos de objetivos, ou seja, acaba desmotivando os indivíduos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34 Kb)   pdf (282.2 Kb)   docx (590.9 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com