TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS - Competencias Profissionais

Por:   •  4/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.879 Palavras (8 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 8

Etapa 4

Passo 1

As tecnologias ao longo dos anos vêm tomando um lugar cada vez maior na sociedade moderna, por isso ela faz parte da vida de todos, tanto do homem urbano quanto do rural. Chegou causando e ainda causará grandes mudanças e impactos sobre a sociedade, pois através das dificuldades apresentadas por ela, é necessário um acompanhamento detalhado á fim de dominá-la.

A palavra tem origem do grego “tekhne” que significa “técnica, arte, ofício”, juntamente com o ofício “logia” que significa “estudo”.

É um produto da ciência e da engenharia que envolvendo instrumentos, métodos e técnicas visam a resolução de problemas, sendo uma prática aplicação do conhecimento científico nas mais diversas áreas de pesquisa.

Gerou muitos benefícios na área empresarial, como agilidade e precisão, demonstrando assim que os que aproveitam desses recursos são mais fugazes, enquanto os que não o utilizam são vagarosos, concluindo assim que, tanto um quanto o outro dependem diretamente da gestão desses recursos tecnológicos, facilitando a vida humana, ou a prejudicando.

Nas tecnologias primitivas destacam-se a descoberta do fogo, a invenção da roda e da escrita etc. Já nas tecnologias medievais destacam-se a invenção da prensa móvel, tecnologias militares através da criação de armas ou das grandes navegações que permitiram a expansão marítima.

Houveram profundas mudanças no processo produtivo através das invenções tecnológicas da Revolução Industrial (século XVIII). Já á partir do século XX, destacam-se as tecnologias de informação e comunicação, geradas através da evolução das telecomunicações, utilização de computadores, desenvolvimento da internet e das tecnologias avançadas, conhecidas como tecnologia de ponta, que têm um papel fundamental no âmbito da inovação.

Esse desenvolvimento tem deixado á todos surpresos com as inovações no mercado tecnológico, pois através dele temos acesso á informação de maneira rápida e muitas vezes precisa (eficiente), pela facilidade de encontrar textos, artigos, acessar bancos, supermercados, farmácias, restaurantes, sem precisar sair de casa, dentre outras facilidades do cotidiano. Mas não podemos deixar de mencionar o lado negativo desta tecnologia e facilidades alcançadas por ela, como a dificuldade que o homem apresenta em competir com as máquinas que fazem o mesmo trabalho com alta produtividade e um custo muito inferior, trazendo assim benefícios financeiros para as organizações e prejudicando o emprego de muitos trabalhadores.

Cada vez mais presente no dia-a-dia de todos, a tecnologia apresenta uma grande influência em todos os setores e meios da sociedade, hoje sendo acessível á vários níveis dela, trazendo assim a necessidade de atualização e profissionalização de forma acelerada, exigindo do cidadão uma visão minuciosa em relação á ciência, a tecnologia e a sociedade para participar ativamente como um cidadão pleno.

Tais transformações nas organizações trouxeram grandes impactos ao trabalhador, pela necessidade contínua de adquirir novas habilidades para se manter no cargo ou para assumir outro, quanto para os estudantes de diferentes níveis de ensino,  que precisam expressar suas concepções espontaneamente sobre a tecnologia e seus relacionamentos.

 - Impactos da Tecnologia na Sociedade

Através da constante mudança e inovação tecnológica, a sociedade atual se vê obrigada á repensar o ato de aprender para conseguir acompanhar a evolução das novas tecnologias, que são implantadas de forma rápida e profunda na sociedade, com o papel de desenvolvê-la e modificá-la, trazendo meios e formas de facilitar suas tarefas e sua vida.

- Impactos da Tecnologia nos Indivíduos

A tecnologia tem uma grande influência na vida e cultura dos indivíduos, trazendo grandes transformações nos relacionamentos e em outros aspectos da vida social, através de dois novos conceitos que vieram á tona: o ciberespaço: que se refere ao mundo virtual, onde as pessoas interagem e a cyber cultura: refere-se ao conjunto de crenças e valores criados na tecnologia.

Com esses novos recursos a comunicação ficou mais fácil, através de uma comunicação instantânea e da facilidade de fazer pesquisas, que antes eram feitos com grandes volumes de livros, hoje são realizados através de enciclopédia virtual.

Por sua vez trazem a necessidade de interação com a tecnologia á fim de transformá-la ou recriá-la, sendo também transformado por ela, como um prolongamento dos sentidos e das habilidades naturais do ser humano, como nos relacionamentos que antes eram feitos olho no olho, hoje são distantes e frios, prejudicando assim a convivência entre os indivíduos.

- Os Impactos da Tecnologia nas Empresas.

As organizações passaram por muitas transformações causadas pela tecnologia, além de grandes impactos pelo fato de poder realizar mais atividades, diminuindo assim a mão de obra, além de tornar necessária a obtenção de mão de obra qualificada, influindo na estrutura das organizações, na produção dos serviços e no comportamento dos indivíduos e grupos.

Atualmente tem sido prioridade para administradores e engenheiros no planejamento e estruturação de uma empresa, inclusive ditando regras em relação ao perfil do profissional que deverá ser contratado. Tendo como referência a classificação de Woodward, sendo que no estágio unitário o profissional deverá ter a capacidade de manusear várias ferramentas e ser especialista na construção de um determinado produto. Já no estágio intermediário, de produção em massa, deverá ter a habilidade em uma ou mais tarefas específicas na construção de um determinado produto. E no estágio final, denominado sistema de produção, deverá ter habilidade técnica capaz de monitorar a produção de determinado produto, realizando os ajustes necessários.

É preciso destacar que a tecnologia possui grande influência na motivação dos funcionários, por oferecer oportunidades desiguais para o desenvolvimento e a satisfação dos profissionais mediante o trabalho executado, trazendo assim benefícios ou prejuízos tanto para as empresas, quanto para o desempenho profissional e emocional de seus colaboradores.

Passo 2

 Inovação e Tecnologia para Alcançar Vantagem Competitiva

 O processo de busca pela tecnologia e inovação deve fazer parte do planejamento de uma empresa, sendo que as mesmas poderão utilizar vários recursos para gerar sua própria tecnologia e fazer um produto aceito pelo mercado, ou seja, uma inovação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)   pdf (133.3 Kb)   docx (16.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com