TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Competencias Profissionais

Por:   •  26/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.044 Palavras (9 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 9

FACULDADE ANHANGUERA DE SÃO CAETANO

Ederson dos Santos Mathias

Graziella dos Santos Souza

Jamily Caetano Sobrinho

Lilian Fernanda Augusto Sabino

Marina Dias Nunes da Silva

Patrícia Oliveira Lisboa

Vitor Marques da Silva

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS:

COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS

São Caetano do Sul – SP

2015

FACULDADE ANHANGUERA DE SÃO CAETANO

Ederson dos Santos Mathias RA 4200078033

Graziella dos Santos Souza RA 4417888508

Jamily Caetano Sobrinho RA 4200058978

Lilian Fernanda Augusto Sabino RA 4200058941

Marina Dias Nunes da Silva RA 3730712112

Patrícia Oliveira Lisboa RA 3227004900

Vitor Marques da Silva RA 4412697658

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS:

COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS

Trabalho apresentado à disciplina de Competências Profissionais, sob orientação do professor Jefferson Candido para obtenção de nota complementar a B1 do curso de Administração da Faculdade Anhanguera de São Caetano.

São Caetano do Sul – SP

2015

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

ETAPA 1

ETAPA 2

CONCLUSÃO

REFERÊNCIAS

INTRODUÇÃO

ETAPA 1

Aula Tema: Teorias da Administração. Processos Administrativos

Passo 1

  1. O significado da palavra “Administração” e suas variáveis no decorrer da historia.

A administração é uma ciência social aplicada, responsável pelo planejamento, organização, finanças, e controle dos recursos (humanos, financeiros, matérias, entre outros) de uma organização. De acordo com Idalberto Chiavenato, a palavra administração é oriunda do Latim onde denota direção-Tendência para, e subordinação-obediência. Ainda com referencia ao autor através da visão pós-moderna. Administrar significa “criar condições ideias de solidariedade para que as pessoas possas se ajudar mutualmente e gerar valor e riquezas de modo eficiente e eficaz”.

Tendo iniciado na Pre-Historia, onde era necessário administrar para Caçar. A Historia da Administração passa-se pela Sumeria com a fiscalização administrativa, pelo Egito onde vigorou entre 2000 e 1700 a,c, o Código de Hamurabi, com visão administrativa, a exemplo o salario Mínimo e controle de atividades. Na China, com a Constituição de Chow, criado por volta  de 1100 a.c, Confuncio em 552 a 479 a.c que marcou a historia da administração com seus ensinamentos morais e influenciou a Dinastia Han em 206 a.c ate 290 d.c que adotou os exames de méritos. E na Grécia onde desenvolveu um governo democrático.

 O Pensamento Administrativo foi fortemente influenciado pelos filósofos gregos, como Platão, discípulo de Sócrates e Aristóteles. Os três filósofos tiveram contribuição muito importante para o pensamento Administração do século XX. O Principal discípulo de Sócrates, Platão foi marcante questionador, foi corajoso em sua obra A Republica, onde propõe um movimento de democracia administrativa, inclusivo das contas e impostos públicos.

Em Roma, tinha mais de 50 milhões de pessoas para ser administradas. Isso são relatos antes da Administração Cientifica.

Com a Revolução Industrial começou a surgir a organização em Massa. Começando a despertar os interesses de estudiosos. Surgindo a Administração Cientifica.

                     Iniciando por Frederick Winslow Taylor, em 1910 a Administração Cientifica e Ênfases nas Tarefas. Que começou a observar o funcionário a trabalhar. O tempo para realizar suas atividades. Ele começou a analisar a administração por tarefa. Ele começou a aperfeiçoar o tempo de cada função e identificar a necessidade da padronização  das tarefas, para ter um padrão de qualidade. A ideia inicial de Taylor era evitar o desperdício de material, tarefa e perdas.

Lembrando-se de Henry Ford, que não criou nenhuma Teoria, apenas implantou todos os conhecimentos de Taylor, em sua indústria. Obtendo muito sucesso.

Ainda em 1910, Jules Henri Fayol, deu inicio a teoria Clássica, com ênfase na estrutura organizacional. Fayol criou a departamentalização. O planejamento tinha que fazer parte de todos os departamentos.

Em 1920, Max Weber deu inicio a teoria da Burocracia. Mantendo-se a ênfase na estrutura, na profissionalização do Funcionário, princípios da Hierarquia, impessoalidade e formalização.

Em 1930 Elton Mayo e Kurt Lewim Ênfase nas Pessoas e iniciando a ênfase nas pessoas. Democratizar, humanizar, encorar a espontaneidade, substituição das abordagens clássicas. Adesão de conceitos humanos.

Em 1950 Herbert A Simon dando continuidade a ênfase nas Pessoas, ainda na teoria das relações Humanas.

Ainda em 1950 deu inicio a Teoria da Contingencia com ênfase na tecnologia.

Em 1980 dando continuidade a Teoria da Contingencia iniciou-se a ênfase no meio ambiente em relação a ambiente externo e interno de uma organização.

Em 2010, ainda na Teoria da Contingencia, inicia-se a Ênfase na Competitividade, onde vivemos nos dias atuais.

Todas as Teorias tiveram a contribuição para o desenvolvimento da Administração como Ciência.

2.

Max Gehringer relata sobre a estática dos 5%. Uma estática baseada no bom senso no que na técnica. Segundo essa regra tudo que enxergamos, ouvimos, falamos todos os dias apenas 5% realmente interessa.

A cada 100 estagiários só 5 chegaram a cargos de chefia, como a cada 100 empresas abertas apenas 5 chegaram ao sucesso planejado pelo dono. A cada 100 alunos somente 5 vão alcançar o sucesso obtido na escola.

A mesma regra serve para o nosso trabalho. Durante 40 horas semanais trabalhadas somente 5% delas são lembradas com importância dentro da empresa. As outras horas são vividas de rotinas. Max começou a pensar no fim de todas as semanas e como estava utilizando esses 5%.

Ele relata ter aprendido essa teoria com um Professor, que em uma sala de aula informou aos alunos que não se importava com a bagunça de 95% da sala, pois para ele o que importava era os 5% que ele acreditava fazer a diferença. E como todos queriam ser 5% a sala ficou completamente silenciosa. Max informa que esse Professor hoje faz parte dos seus 5%.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)   pdf (169.8 Kb)   docx (21.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com