TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Competências Profissionais

Por:   •  16/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.130 Palavras (13 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 13

ATPS Competências Profissionais

Etapa 1

Passo 1

O conceito da palavra ‘’administração’’

Administração é a utilização de técnicas com o objetivo de estruturar metas e operacionalizar de forma racional a sua consecução pelos colaboradores e participantes das organizações de modo que sejam obtidos resultados que atendam as prioridades e necessidades de seus clientes bem como às próprias necessidades da organização. Atualmente, a administração se mostra como uma área do conhecimento humano com muitas partes complexas e desafios. O gestor que faz uso da administração como modo e meio de vida é ativo nos mais diversos níveis de uma empresa: desde o nível hierárquico de supervisão na parte operacional até o nível máximo da pirâmide da organização, que seja um CEO por exemplo. Pode realizar suas atividades nas mais diversas funções especializadas do ramo da Administração: seja na Administração da Produção (de bens ou serviços prestados pela empresa), ou Administração Financeira, ou Administração de Recursos Humanos, ou Administração Mercadológica, ou ainda a Administração Geral, como também a Administração Pública e todo seu complexo aparato estatal. Em cada nível e em cada parte especializada da Administração, encontramos as mais diversas situações, cada qual com suas peculiaridades. E como não poderia deixar de ser, cada organização é diferente uma da outra: mesmo as que atuam no mesmo ramo demonstram sua individualidade. Não há duas organizações iguais, assim como não existem duas pessoas idênticas. Cada organização tem seus objetivos, seu ramo de atividade, seus dirigentes e seu pessoal, seus problemas internos e dentro deste contexto as competências profissionais e até individuais de cada colaborador serão somadas ao todo que é a empresa, podendo decidir seu sucesso ou até seu fracasso.

Como visto no vídeo ‘’A lição dos 5%’’ e partindo dos conhecimentos sobre as competências profissionais, uma organização necessita de colaboradores que demonstrem estas competências e que elas sejam realmente de fato utilizadas em prol dos objetivos organizacionais. Estas competências são várias, como mostrado a seguir:

Aprender a aprender: Os colaboradores devem auxiliar de modo construtivo em tudo quanto for possível, desde o projeto original dos produtos e serviços bem como a qualidade final destes, além de otimizar os processos organizacionais. Para realizar estes feitos, eles necessitam terem as condições de utilizarem toda uma gama de técnicas e habilidades, bem como analisar as situações, questionando e procurando assimilar e entender o que não compreendem e pensar e agir pró-ativamente e criativamente, para criarem escolhas e opções para o melhor desenvolvimento das atividades. O escopo é fazer com que a atitude de aprender a aprender seja uma parte inerente do modo como as pessoas pensam e se comportam no trabalho. Outra competência está relacionada com a comunicação e colaboração.  Houve um tempo em que o regular e excelente desempenho significava a execução de todo um amontoado de tarefas que eram repetitivas e redundantes, além de serem inseridas em um ambiente excessivamente burocrático, e ainda, a qualificação profissional estava atrelada ao tipo de profissional que exercia somente  uma tarefa específica e de forma isolada. A comunicação era subestimada e raramente acontecia. Agora, as equipes formam o alicerce das organizações flexíveis e a eficiência e a eficácia das pessoas são cada vez mais associadas a suas habilidades interpessoais de comunicação, interação e colaboração.

O Raciocínio criativo e a capacidade de solucionar problemas são outras competências cada vez mais exigidas no ramo da administração. Hoje, espera-se que todos os colaboradores de todos os níveis institucionais assimilem por si como melhorar e tornar ágil seu trabalho. Para isso, elas necessitam desenvolver um pensamento criativo, além de habilidades de resolução de problemas e análise de situações, indagando e esclarecendo o que não sabem e sugerindo melhorias. O Conhecimento tecnológico já é relacionado ao manuseio dos mais diversos recursos tecnológicos disponíveis na empresa. Isso garantirá não somente a agilidade no desenvolver das atividades, como também uma maior produtividade por parte dos setores e da organização como um todo.

Como não poderia deixar de ser citada, a Liderança é uma das principais competências que o colaborador deve apresentar. O novo paradigma é o desenvolvimento da liderança nas organizações. A identificação e o desenvolvimento de pessoas excepcionais capazes de levar a organização para o sucesso será fundamental. A criação de lideranças será vital para o bom andamento e resultados do grupo.


Passo 2

TEORIAS

ADMINISTRATIVAS

ÊNFASE

CARACTERÍSTICAS INERENTES

ESCOPO

Administração Científica

(Taylor – 1903)

Nas tarefas

corrente iniciada por Taylor; considera a

administração uma

ciência aplicada na

racionalização e no

planejamento das

atividades operacionais.

racionalização do

trabalho no nível

operacional e estudo dos tempos e movimentos.

Teoria Clássica

(Fayol –1916)

Na estrutura

corrente iniciada por

Fayol para o tratamento da administração como ciência na formatação e na estruturação das organizações.

organização formal,

princípios gerais da

administração e

funções do

administrador.

Teoria Neoclássica

(1954)

Na estrutura

corrente eclética e

pragmática (Concernente à ação e ao bom êxito; objetivo e prático) baseada na atualização e no redimensionamento da Teoria Clássica e na ênfase colocada nos objetivos

Teoria da Burocracia

(Weber – 1909)

Na estrutura

corrente baseada nos

trabalhos de Max

Weber; descreve as

características do

modelo burocrático de organização.

organização formal

burocrática;

racionalidade

organizacional

Teoria Estruturalista

(1947)

Na estrutura

corrente baseada na

sociologia organizacional;

Múltipla abordagem:

- organização formal

e informal

- análise intraorganizacional

e

interorganizacional

Teoria das Relações

Humanas (1932)

Nas pessoas

corrente iniciada com a experiência de

Hawthorne; combatia os pressupostos clássicos através da ênfase nas pessoas e nas relações humanas

Organização informal; motivação e liderança;

comunicações e

dinâmica de grupo.

Teoria do

Comportamento

Organizacional (1957)

Nas pessoas

corrente baseada na

psicologia organizacional

redimensiona e atualiza os conceitos da Teoria das Relações Humanas.

estilos de

administração;

objetivos

organizacionais e individuais.

Teoria do

Desenvolvimento

Organizacional (1962)

Nas pessoas

corrente baseada na

psicologia organizacional

redimensiona e atualiza

os conceitos da Teoria

das Relações Humanas.

mudança

organizacional

planejada

abordagem de

sistema aberto.

Teoria Estruturalista

(1947)

No ambiente

corrente baseada na

sociologia organizacional

procura consolidar e

expandir os horizontes

da administração

Análise intraorganizacional

e análise ambiental

abordagem de

sistema aberto

Teoria da Contingência

(1972)

No ambiente

corrente mais recente e que parte do princípio de que a administração é relativa e situacional,

isto é, depende de

circunstâncias ambientais e

tecnológicas da

organização

análise ambiental

(imperativo

ambiental)

abordagem de

sistema aberto


Este trabalho se baseará nas três Teorias que tratam diretamente com o potencial humano dentro de uma organização, quais sejam: A Teoria das Relações Humanas, a Teoria do Comportamento Organizacional e a Teoria do Desenvolvimento Organizacional. Como este trabalho trata das competências profissionais, nada melhor que o foco seja em teorias que estudem o componente humano das instituições e como trabalhar melhor em cima de suas qualidades e flexibilidades, tendo em mente o quanto pode ser proveitoso a utilização de seus talentos para o bom andamento e sucesso do todo o sistema componente que forma a instituição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.6 Kb)   pdf (192.9 Kb)   docx (24.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com