TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS DE COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS

Por:   •  4/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.044 Palavras (17 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 17

SUMÁRIO

1. Etapa 1 – Passo 1: Significado da palavra “administração” e suas variáveis..................05

√ Habilidades e competências para um administrador moderno.........................................07

1.1 Passo 2: Principais teorias administrativas, suas características e enfoques.................08

1.2 Passo 3: Teoria das Relações Humanas.........................................................................10

2.Etapa 2 – Passo 1:Significado da palavra ética e o que seria ética organizacional........11

√ Diferença de “ética” e “moral”.........................................................................................11

√ Ética voltada para a qualidade e valorização dos clientes internos e externos.................11

√ Modelo de gestão que preserve a ética.............................................................................12

2.1 Passo 2: Administrar os conflitos, mantendo a conduta ética na empresa.....................13

3.Etapa 3 – Passo 1: Gerações BB, X , Y e Z.....................................................................15

√ Principais características de cada geração........................................................................16

3.1 Passo 2: Plano de ação...................................................................................................17

4. Etapa 4 – Passo 1: Conceitos sobre tecnologia e seus impactos na sociedade,

nos indivíduos e nas empresas..............................................................................................19

4.1 Passo 2: Estratégia para implantar inovação e tecnologia na L.O.C.A.L......................20

5. Conclusão.........................................................................................................................21

Referências Bibliográficas...................................................................................................22

ETAPA 1

1. Passo 1 – Significado da palavra “administração” e suas variáveis.

A palavra “administração” tem sua origem no latim e significa subordinação e serviço. Em sua origem, a palavra administração significa desenvolver uma função sob o comando de outro, prestar um serviço a outro.

A tarefa da Administração consiste em interpretar os objetivos propostos pela organização e traduzi-lo em ação empresarial por meio de planejamento, organização e controle de todos os esforços realizados em todas as áreas e em todos os níveis da empresa, a fim de atingir tais objetivos da melhor forma possível.

Segundo Chiavenato (2010, p. 03) podemos definir administração como um veículo pelo qual as organizações são alinhadas e conduzidas para alcançar excelência em suas ações e operações para chegar ao êxito no alcance de resultados.

A administração é a maneira pela qual as coisas acontecem nas organizações. Sem ela o mundo moderno jamais seria o que é hoje.

É a administração a ciência que permitiu o enorme desenvolvimento da humanidade no decorrer do século passado e provocou o espetacular aumento da qualidade de vida das pessoas.

Com o gradativo desenvolvimento e complexidade das organizações surgiu a necessidade de administração adequadamente. Daí surgiu à administração. A Teoria Geral da Administração (TGA) trata do estudo da administração das organizações em geral e das empresas particular. Essa teoria é um conjunto integrado de teorias em crescente expansão e gradativamente abrangente. Começou com uma teoria preocupada com alguns poucos aspectos e variáveis situados dentro da organização e focando exclusivamente os problemas mais imediatos e concretos do ponto de vista da aplicação. Aos poucos foi expandindo e ampliando seu objetivo de estudo.

Frederick W. Taylor foi considerado o fundador da moderna TGA. Ele desenvolveu a Escola da Administração Cientifica (aumento da eficiência da indústria através da racionalização do trabalho operário). Taylor procurou tirar do operário o direito de escolher o seu jeito pessoal de executar a tarefa, para impor-lhe um método planejado e estudado por um profissional especializado no planejamento das tarefas.

A linha de montagem na qual o operário executa tarefas simples e repetitiva ao longo de sua jornada diária de trabalho é um dos exemplos típicos dessa fragmentação, simplificação das tarefas e busca da padronização. Henry Ford teve a intuição de utiliza-la para produzir automóveis e reduzir drasticamente os custos de produção e, como resultado, o preço de um carro que antes era privativo e exclusivo das grandes fortunas. Ford não inventou nada, mais soube como poucos utilizar as inovadoras técnicas oferecidas na época pela Administração Científica, e por fim provocou uma revolução nos processos produtivos das indústrias.

A primeira abordagem a enfatizar a estrutura organizacional nasceu com Henri Fayol. Ele desenvolveu a chamada Teoria Clássica, preocupado em aumentar a eficiência através da estruturação e disposição dos órgãos e suas inter-relações.

A segunda abordagem relacionada com a estrutura organizacional nasceu com Max Weber, considerado o fundador da Teoria Burocrática. O termo burocracia significa certas características da organização formal voltadas exclusivamente para a racionalidade e para a eficiência. De um ponto de vista estritamente técnico, a burocracia representa o tipo de organização capaz de atingir o mais elevado grau de eficiência no alcance dos objetivos organizacionais, segundo Weber. Algumas características da Teoria Burocrática é a divisão do trabalho organizacional em hierarquias de autoridade e formalização da comunicação através de papéis e documentos.

Elton Mayo é considerado o fundador do movimento das relações humanas, que se opôs aos princípios científicos do trabalho de Taylor. É a fase em que administrar é, sobretudo, lidar com pessoas. A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.5 Kb)   pdf (87.1 Kb)   docx (27.6 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com