TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Empreendedorismo Etapas 1 a 4

Por:   •  17/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.745 Palavras (7 Páginas)  •  738 Visualizações

Página 1 de 7

Etapa 1 - Empreendedorismo no Brasil: As dicas para os iniciantes e para quem quer ainda mais

Para ter sucesso em um empreendimento, é importante dominar técnicas de gestão, ter atitude, conduta, comportamento e liderança.

Ao escolher um ramo para seu novo empreendimento, temos que ter certeza que temos vocação para este ramo, que o ramo escolhido tem um mercado favorável, se existe concorrências que possam afetar o sucesso de seu negocio e se você tem os recursos necessários para a implantação do novo empreendimento que lhe interessa, a definição se dará principalmente com a afinidade do empreendedor com o ramo que ele vai atuar.

Para os iniciantes, buscar consultoria junto a empresas-júnior é um excelente caminho para o sucesso, pois o custo é relativamente baixo, e este recurso traz com ele resultados bastante positivos. Outro caminho é procurar instituições mesmo de ensino, que também incentivam o empreendedorismo e tem bons consultores disponíveis, que disponibilizam a troca de informações entre empreendedores. Gente bem sucedida aberta a contar suas historias e experiências, para que os novos empreendedores tenham maior facilidade para iniciar.

Aberto o negocio, ainda é necessário cuidar das relações dentro do ambiente de trabalho. No caso de uma pequena empresa, um conflito mal resolvido pode comprometer todo seu desenvolvimento, pela proximidade dos envolvidos, todos acabam se envolvendo no conflito. Porem este tipo de ambiente pode favorecer um tratamento mais personalizado a cada um dos colaboradores.

Infelizmente, pesquisas recentes apontam que quase 90% dos pequenos empresários não pensam em inovações porque não as enxergam como um diferencial. Nossos empreendedores não tem a visão além do país em termos de atuação. Isso é negativo já que da mesma forma que o Brasil esta crescendo esta atraindo novos investimentos externos, também atrai empreendedores estrangeiros e seus novos negócios.

O que precisa ser feito agora é mostrar para o empreendedor brasileiro que o credito esta disponível e ele precisa ser utilizado como forma de recurso.

Entre os motivos dados pelos empresários para fecharem seu negocio, destacam-se as falhas gerenciais como, por exemplo, o local adequado, a falta de conhecimento do mercado e a conjuntura econômica.

Etapa 2 – Identificação de Oportunidades para Empreendimentos

A) Qual mercado ela atende?

B) Qual o retorno econômico que ela proporciona?

C) Quais são as vantagens competitivas que ela trará ao negocio?

D) Qual é a equipe que transformará essa oportunidade em negócio?

E) Até que ponto o empreendedor esta comprometido com o negócio?

Respostas:

A) Atende todos os tipos de revendedores de produtos eletrônicos que atuam na região da Grande São Paulo.

B) Incialmente o retorno será pequeno, já que os investimentos iniciais serão grandes.

C) Valor competitivo, agilidade e eficiência nos serviços prestados.

D) A equipe é composta por 5 integrantes fundamentais que são os sócios da empresa.

E) Totalmente comprometido,, a ponto de se envolver em todas as frentes, desde a sua concepção até o dia-a-dia operacional, passando pelas grandes discussões estratégicas

Decisão tomada pelo grupo

Nosso grupo optou por investir em uma empresa do ramo logístico, voltada ao transporte in loco de produtos e componentes eletrônicos.

Ficando situada em um ponto estratégico localizado no Centro Industrial de Aruja em São Paulo, nossa empresa poderá atender todos seu clientes em tempo recorde com o máximo de excelência no transporte e armazenagem dos produtos.

Etapa 3 – Plano de Negocio

REVITA Logística e Transportes Ltda.

Empresa no segmento de logística e transportes.

1 – Perfil dos Empreendedores (Perfil Fictício)

André – Sócio Diretor formado em Gestão de Logística pela faculdade Anhanguera Educacional de Osasco em 2007 e pós-graduado em Administração de Empresas pela Uniban de Osasco em 2009. Possui vasta experiência na área de armazenagem.

Kleber – Sócio Diretor formado em Gestão de Logística pela faculdade Anhanguera Educacional de Osasco em 2007 e pós-graduado em Gestão de Projetos pela Unifieo de Osasco em 2010. Possui 11 anos de experiência na função de Gestor de Estoques.

Igor – Sócio Diretor formado em Gestão de Logística pela faculdade Anhanguera Educacional de Osasco em 2008 e pós-graduado em Administração de Empresas também pela faculdade Anhanguera Educacional de Osasco em 2009. Possui 6 anos de experiência na área de suprimentos e armazenagem.

Joaquim – Sócio Diretor formado em Recursos Humanos pela faculdade Unifieo de Osasco em 2005 e pós-graduado em Gestão de Logística pela Uniban de Osasco em 2007. Possui 6 anos de experiência na área de Recursos Humanos com especialização em treinamento de pessoal.

Valber – Sócio Diretor em formado Gestão de Logística pela FATEC de Carapicuíba em 2004 e pós-graduado em Administração de Empresas pela faculdade Anhanguera Educacional de Osasco em 2009. Possui vasta experiência na área de recebimento e armazenagem de materiais.

2 – Caracterização do Empreendimento

A empresa Revita Logística e Transporte é uma empresa conceituada no mercado nacional com mais de 16 anos de existência e com seu foco voltado para transporte e armazenagem de equipamentos eletrônicos e similares.

3 – Missão

Oferecer soluções em transporte, buscando excelência na qualidade agilidade na entrega de seus produtos

4 – Analise do Mercado.

Atender as grandes empresas de comercio e varejo de equipamentos eletrônicos, terceirizando seus sistemas de armazenamento, transporte e distribuição, otimizando seus sistemas de entrega e minimizando os custos com as mesmas, possibilitando assim que elas mantenham-se em seu foco principal e não na distribuição de seus produtos..

5

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (57.7 Kb)   docx (17.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com