TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Logística Etapas 3 e 4

Por:   •  2/3/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.511 Palavras (7 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 7

ETAPA 03: ADMINISTRAÇÃO PATRIMONIAL - INSTALAÇÕES

Nome da empresa 1: E. Tamussino & Cia Ltda.

Ramo de atividade: Comércio de materiais hospitalares

Como a empresa recebe e processa o pedido do cliente?

A empresa recebe o pedido do cliente através de e-mails direcionados à equipe de serviço de suporte comercial com essas solicitações de compra de materiais, em alguns casos (principalmente nos casos de compras com urgência) os clientes primeiro entram em contato com os consultores de venda através de ligações nos telefones móveis, e posteriormente enviam o e-mail para registro da ordem de compra. Os consultores de vendas também realizam um trabalho de visitas aos hospitais, clínicas e médicos, e através dessas visitas despertam o interesse dos clientes de novas compras, e apresentam também novos produtos para que posteriormente faça parte das compras desse cliente. O suporte comercial processa os pedidos no sistema e automaticamente é enviado ao estoque para separar os produtos comprados, depois disso o faturamento emite a NF e os materiais são entregues aos clientes.

Como é realizada a compra de suprimentos, insumos e matéria prima?

Os materiais são comprados já prontos pela matriz da empresa que se localiza no Rio de Janeiro, a compra é feita para suprir a demanda da matriz, a nossa demanda daqui da filial de São Paulo e para as demais filiais em todo o Brasil. Os materiais são importados de fornecedores que residem e fabricam nos Estados Unidos, e a chegada de todas as importações é direcionada à matriz, e posteriormente é dividida entre as filiais de acordo com a quantidade de venda mensal.

Como são classificados e armazenados na empresa, os suprimentos, insumos e matéria prima?

Os materiais são recebidos na matriz e passam por uma inspeção para verificar se todos estão próprios para consumo e dentro das normas e legislações da Anvisa, depois são levados para o pré estoque (um setor chamado quarentena), onde os mesmos são esterilizados e embalados. Somente após a quarentena que os produtos são levados ao estoque do RJ, onde são divididos e enviados para a filial designada.

Quando recebemos os materiais na nossa filial aqui em São Paulo, os mesmos são classificados de acordo com a sua descrição e referência, são etiquetados conforme sua validade e aqueles que possuem a validade menor ficam armazenados na frente. Os produtos são armazenados em gavetas, ganchos e prateleiras, tudo de acordo com as normas e legislações da Anvisa. A empresa possui a certificação da ISSO 9001.

Nome da empresa 2: Ecosafety Engenharia de Incêndio Ltda.

Ramo de atividade: Comércio e serviço de produtos de engenharia de incêndio

Como a empresa recebe e processa o pedido do cliente?

A empresa recebe os pedidos por email direcionados ao departamento comercial, esses pedidos são encaminhados para o setor de engenharia para que seja feita uma avaliação técnica, após a avaliação da engenharia o pedido é processado pelo departamento de importação. Quando os insumos e matérias primas são recebidos, o departamento da engenharia realiza a instalação dos equipamentos, finalizando assim o serviço solicitado.

Como é realizada a compra de suprimentos, insumos e matéria prima?

A engenharia identifica quais materiais, equipamentos e insumos serão necessário para atender ao pedido do cliente e solicita ao departamento de importação. A compra dos equipamentos é feita pelo setor de importação (são importados de um fornecedor localizado nos Estados Unidos) e a compra dos materiais e insumos é feita pelo setor de logística, que realizam a compra em lojas específicas no centro de São Paulo, através de e-commerce.

Como são classificados e armazenados na empresa, os suprimentos, insumos e matéria prima?

Assim que os materiais e equipamentos chegam à empresa, são conferidos e separados pelo departamento de logística conforme os pedidos dos clientes, portanto somente são comprados insumos das vendas já realizadas. Esse método faz com que não seja necessário um estoque desses insumos na empresa, reduzindo assim os custos de armazenamento de matérias primas, ou seja, a empresa trabalha com o método Just-in-time.

Nome da empresa 3: Restaurante Rosário da Limeira Ltda.

Ramo de atividade: Comércio de alimentos e refeições

Como a empresa recebe e processa o pedido do cliente?

Além de oferecer os alimentos preparados no sistema de refeição self-service, o restaurante também trabalha com entregas de marmitex e bebidas a domicílio. Os pedidos são feitos na maioria das vezes por telefone, onde os clientes são cadastrados pelo CPF e quando ligam para fazer o pedido já é identificado o local para entrega. Os pedidos são processados no sistema e são colocados em ordem de entregas (de acordo com o horário especificado pelo cliente), a divisão das entregas é feita conforme localização da região a ser entregue, a entrega é feita pelo motoboy. Alguns clientes vão até o restaurante para fazer o pedido, assim não é cobrada taxa de entrega.

Como é realizada a compra de suprimentos, insumos e matéria prima?

A compra dos alimentos é feita conforme a durabilidade dos insumos, os que possuem validade maior são comprados em atacado com valores menores mensalmente, e os produtos perecíveis são comprados diariamente, conforme o dia da semana e o cardápio que será servido. Alguns alimentos são comprados por telefone e são entregues pelos fornecedores, e tem também aquelas compras efetivas que são realizadas quando determinado alimento está na promoção.

Como são classificados e armazenados na empresa, os suprimentos, insumos e matéria prima?

Os alimentos são classificados conforme a data de validade e pelo sistema PEPS (primeiro que entra primeiro que sai), são armazenados na dispensa de acordo com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (83.8 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com