TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Teoria da administração 3º Semestre Anhanguera

Por:   •  17/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.225 Palavras (9 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 9

Etapa 1

Passo 2: Anotações Taylor e Fayol

Taylor e Fayol são os maiores nomes quando se trata de administração, ambas teorias se complementam e tornam a administração oque ela é hoje.

Nascido em 20 de março de 1856 nos estados unidos Frederick Taylor é considerado o pai da administração, no começo de sua carreira como operário e futuramente engenheiro fez uso de sua experiência na linha de produção criando uma racionalização de tempo e divisão de trabalho assim aumentando a eficiência nas fabricas, e como mostra em sua mais famosa obra, Os Princípios da Administração Cientifica de 1911, afirmando a necessidade de execução do trabalho com bases objetivas e cientificas, o grande segredo dessa teoria é a divisão de autoridade e supervisão e também com as famosas tarefas “Taylorizadas” onde passavam por varias analises de tempo e qualidade para saber como anda seu desempenho e juntamente com suas propostas básicas, planejamento padronização especialização e remuneração trouxeram uma solidariedade no meio trabalhador.

Henry Fayol nascido na França em 1841 foi o autor do livro Administração Industrial e Geral. Posteriormente editado em 1916. Buscando uma visão mais globalizada da administração, diferente de Taylor que tem seu foco diretamente à linha de produção, porem ambas as teorias se unem e se complementam.

A teoria de Fayol também fundamentos na valorização do funcionário com melhores salários e treinamento adequado para os mesmos, e a utilização de métodos de pesquisa para assim ter um maior feedback de todos os colaboradores da empresa porem o grande foco é as series de princípios e outros pontos os quais mapeiam por completo tanto a empresa dividindo-a em setores RH, Financeiro etc, e dar enfoque para a empresa onde a mesma deve ser vista como um meio social onde todos são uma peca vital para seu funcionamento.

Quebra de Página

Passo 3: JC Confecções

A empresa de confecções JC é uma empresa familiar cujos donos são José e Carlos, uma micro empresa com 12 funcionários contando com os fundadores que ultimamente enfrenta grandes desavenças.

Um dos grandes problemas da empresa é a falta de organização e experiência administrativa. O primeiro a ser feito é utilizar não apenas de uma linha de pensamento de um dos grandes nomes da administração Taylor ou Fayol e sim ambos para melhorar criticamente o desempenho da empresa, tratando tanto da parte de produção, administrativa e ate mesmo social da empresa. O primeiro a ser feito seguindo o pensamento de Fayol é oferecer treinamento eficiente aos funcionários e em seguida melhorar seus salários para trazer de volta o emprenho e motivação dos mesmos, e aplicar as 5 funções de sua teoria.

Planejamento: estabelecer os objetivos da empresa e como serão feitos

Organização: coordenar os recursos da empresa

Comandar: certificar-se que os objetivos estão sendo feitos

Coordenar: coordenar atitudes e esforços da empresa.

Controlar: estabelecer os padrões de trabalho.

Com o planejamento os funcionários terão um objetivo o qual seguir, todos estarão cientes do objetivo da empresa, a organização traz uma visão mais clara dos recursos da empresa, o desperdício se ocorre estará mais visível tanto quanto o gasto excessivo ou desnecessário, delimitar os líderes da empresa para que saibam quem realmente os comanda, as tarefas devem ser seguidas como ele auxiliar e um treinamento é essencial para esse líder para que ganhe as ferramentas necessárias para obter o respeito e admiração dos outros na empresa assim já facilitando a coordenação da empresa. E por ultimo o controle onde será estabelecido todo o tipo de controle dos padrões de trabalhos.

E então utilizar-se da teoria de Taylor para certificar-se que realmente o trabalho esta sendo feito assim podendo definir melhor uma posição de cada funcionário dentro da empresa, evitando a má distribuição um problema preocupante na empresa. Então utilizar de supervisão “Taylorizar” as tarefas para que não caiam sem sua qualidade e a perca de clientes consecutivamente lucro, que é o objetivo principal de toda empresa. e focar também na criação de um ambiente melhor para os funcionários, receber feedback dos mesmos pois onde com esse feedback será possível ver as falhas e qualidades da empresa assim trabalhar para sempre deixa-la o melhor possível para seus colaboradores, assim criando um meio social onde o mesmo aumentará o nível de comunicação da empresa que é visivelmente escasso “herdando” assim uma maior interação e proteção dentre os funcionários uma preocupação melhor entre eles.

Etapa 2

Passo 2: Abordagem Clássica da Administração

A Teoria Clássica da Administração foi idealizada por Henri Fayol. Caracteriza-se pela ênfase na estrutura organizacional, pela visão do Homem Econômico e pela busca da máxima eficiência. Sofreu críticas como a manipulação dos trabalhadores através dos incentivos materiais e salariais e a excessiva unidade de comando e responsabilidade.

Fayol relacionou 14 princípios básicos que podem ser estudados de forma complementar aos de Taylor: Divisão do trabalho, Autoridade e responsabilidade, Unidade de comando, Unidade de direção, Disciplina, Remuneração, Centralização, Hierarquia, Ordem, Equidade, Estabilidade dos funcionários, Iniciativa e Espírito de equipe. Tendo como ótica a visão da empresa a partir da gerência administrativa, Fayol focou seus estudos na unidade do comando, autoridade e na responsabilidade.

Passo 3.a: Os Princípios da escola clássica da Administração

Reestruturação e melhorias para JC Confecções através de conceitos teóricos da administração Taylor X Fayol. Planejar seria o primeiro passo já que a JC Confecções não possui nenhum tipo de planejamento. Planejar e preciso para estabelecer objetivos da empresa especificando a forma de como serão alcançados. E então Organizar que é a forma de coordenar todos os recursos da empresa. E assim comandar, isso é usado para que os subordinados executem o que deve ser feito de forma rápida e eficaz. Coordenar as áreas e as atividades e esforços de toda a empresa almejando através da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)   pdf (100.4 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com