TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS competencias profissionais

Por:   •  15/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.038 Palavras (9 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 9

Introdução:

O desafio desta ATPS é descobrir os pontos fortes e fracos dos funcionários, avaliar estas informações e implantar melhorias, aperfeiçoar a relação habilidade x competência com ênfase no desenvolvimento da empresa.

A maior dificuldade encontrada, esta nos funcionários, que são diversificados, com maneiras diferentes de trabalhar, alguns com mais resistência a mudanças e outros com grande desmotivação.

Com base nas informações coletadas chegamos a um plano de ação e estratégias que irão auxiliar no crescimento da empresa.

ETAPA 1

Passo 1

Historia da Administração

A administração e sua historia começou há muito tempo atrás, em torno de 5.000 A. C; naquela época os Sumerianos tentavam encontrar a melhor forma de administrar e resolver seus problemas práticos.

Logo depois do Egito, Ptolomeu implantou um sistema econômico planejado. Depois na China foi adotado um sistema muito organizado que era do governo com regras e regulamentos administrativos.

Na historia da administração a igreja Católica Romana se destacou por ser muito bem organizada, eficiente e eficaz, e também por ser uma igreja que se localiza em todo mundo com um excelente numero de fies, conquistando seu respeito e admiração, e sempre que possível ajudando-os.

A Revolução Industrial teve inicio na Inglaterra em 1776, através da invenção da maquina a vapor, que foi implantada no processo de produção, e provocou um surto de industrialização e se estendeu a toda Europa e Estados Unidos.

Na Revolução Industrial também ouve o aparecimento da empresa e da moderna administração, fatos ocorridos em torno do século XVIII e se estendeu ate o século XX.

Este acontecimento causou muitas mudanças nas áreas da política, econômicas e sociais.

Ouve duas fases de desenvolvimento da Revolução Industrial, na primeira fase foi de 1780 a 1860, que foi a revolução do carvão e do ferro, o carvão era usado como fonte de energia, e o ferro usado como matéria-prima.

A segunda fase da Revolução Industrial foi em 1860 a 1914, que foi a revolução da eletricidade, derivados do petróleo e aço, os derivados do petróleo era usado como fonte de energia e o aço como matéria-prima.

Depois das fases de Revoluções Industriais, o nosso mundo esta totalmente diferente, devido estas mudanças, a administração surgiu, por consequência da Revolução Industrial, a final as mudanças foram grande.

O crescimento de forma muito rápida das empresas, passou-se a ter uma imensa necessidade de administra-lo, para que as mesmas pudessem se manter no mercado de trabalho. A necessidade de maior eficiência e produtividade das empresas, para manter-se competitiva com as demais.

No século XX Taylor engenheiro americano, se destacou no mercado de trabalho, apresentando os princípios da administração Cientifica e o estudo da administração como Ciência. Ele ficou conhecido como o criador da Teoria da Administração Cientifica, ele padronizou cada trabalho, enfatizou os tempos e métodos, com o intuito de produzir mais em tempo menor e com o mínimo de custos. Através do trabalho em conjunto e supervisão.

A Administração Científica:

No ano de 1911, Taylor escreveu um livro, que era considera a “bíblia” da organização de trabalho, o livro é Principio da Administração Cientifica, hoje conhecido por todos. Ele tinha como principais bases: Planejar, padronizar, especializar e remunerar. As propostas de Taylor nos trouce enormes avanços no processo de produção em massa.

Taylor e Henri Fayol eram franceses, eles defendiam Fayol quando seu estudo foi publica nos Estados Unidos. Fayol relacionou algum princípio básico que podem ser estudados de forma complementar aos de Taylor. As cinco formas de administrar que são: Planejar, comandar, organizar, controlar coordenar.

Taylor procurava estudar as tarefas da produção, Fayol estudava as tarefas da organização.

Na historia da evolução da administração, em 1940, ouve também a participação de Elton George Mayo, que criou a Teoria das Relações Humanas, desenvolvida nos Estados Unidos, que com novas ideias, passou ter o nome de Teoria do Comportamento Organizacional, com ênfase nas pessoas, teve como origem as necessidades humanas e democratizar a administração.

No ano de 1950 surgiu a Teoria Estruturalista, com o intuito de integrar todas as teorias, com a teoria da Burocracia de Max Weber, baseada em racionalidade, para obter o máximo de eficiência, ouve também a teoria de sistema desenvolvido a partir de 1970, que passou a ser um sistema aberto com o meio ambiente, que envolve a teoria da contingência.

Não podemos nos esquecer de Ford, que criou com a produção em massa o modelo de carro T Preto, com um preço acessivo a população, pois no ano de 1908 somente os ricos tinham condições de comprar um carro.

Desta forma podemos dizer que os principais fundadores das teorias que revolucionaram nosso mundo foram: Taylor, Fayol, Mayo, Weber e Ford.

Passo 2

[pic 1]

Passo 3

QUAL SERIA A MELHOR TEORIA ADMINISTRATIVA A SER USADA QUE MELHOR CONTRIBUA COM A TRANSIÇÃO QUE A EMPRESA L.O.C.A.L. ENCONTRA-SE?

Após debatermos os temas em grupo, concluímos que duas das teorias usadas se adequam ao caso em questão, são elas:

  • Teoria Clássica (Fayol – 1916)
  • Teoria das Relações Humanas (1932)

Na primeira podemos definir a estrutura da empresa, olhando todas as partes envolvidas na organização (administrativo e produção), pois Fayol ensinou a dividir a empresa em 6 áreas básicas: técnicas, que tratam a produção de bens e serviços da empresa; comerciais, que cuida de compra e venda; financeiras, responsável pela gerencia de capitais da empresa; segurança, responsável pela preservação e proteção dos bens e das pessoas; contábeis, responsável por controlar, relacionada a inventários, registros, balanços, custos e estatísticas; administrativas, responsável pela união das demais áreas e afins não relacionados as outras cinco funções.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)   pdf (610.8 Kb)   docx (630.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com