TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS competências profissionais

Por:   •  21/10/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.019 Palavras (9 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 9

FACULDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL DE SANTA BÁRBARA

Atividades Práticas Supervisionadas

Santa Bárbara D´Oeste – SP

2014

FACULDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL DE SANTA BÁRBARA

Atividades Práticas Supervisionadas

Competências Profissionais

Professor: Décio Franco

Santa Bárbara D´Oeste – SP

2014

Sumario

Introdução.................................................................................................4

Teorias da Administração. Processos Administrativos.............................5

Habilidades e competências necessárias ao Administrador moderno.....6

Definição da Teoria Administrativa a ser usada empresa L.O.C.A.L........7

Definição da Palavra Ética........................................................................8

Ética x Moral..............................................................................................8

Fatores de Resistencia..............................................................................9

Tipos de Mudanças com Maiores Resistências......................................10

Considerações Finais..............................................................................11

Referencias Bibliográfica.........................................................................12

Etapa 1

Introdução

Segundo os conceitos estudados pelo grupo pode-se consultar a seguir o significado de administração segundo Chiavenato e Maximiano.

Em debate sobre os problemas da empresa L.O.C.A.L. uma parte do grupo mencionou que a teoria que mais se identifica com a empresa é a teoria de sistemas e a outra parte do grupo mencionou que seria a teoria contingencial, porém ao discutir os pontos principais chegamos à conclusão de que a teoria correta é a contingencial como se pode consultar no conteúdo abaixo.

Teorias da Administração-Processos Administrativos

Significado de Administração 

Segundo Maximiano administração é o processo de tomar decisões sobre objetivos e utilização de recursos. O processo de Administração abrange cinco tipos principais de decisões que também podem ser chamados de funções, são eles planejamento, organização, liderança, execução e controle.

Segundo Chiavenato administração é o processo de planejar, organizar, liderar, controlar, e é o ato de trabalho com e por intermédio de outras pessoas para realizar objetivos da organização.

A capacidade de administrar esteve evidente durante a evolução humana, segundo informações disponíveis em diversos meios de comunicação, há pelo menos cinco mil anos, as civilizações praticavam o que hoje chamamos de conhecimento administrativo.

As primeiras organizações surgiram aproximadamente em 4000 a.C., através transição da Revolução Agrícola para a Revolução Urbana, cujos conceitos de práticas administrativas surgiram para estabilizar as organizações das cidades e dos estados.

A partir da I Revolução Industrial (1780-1860) e da II Revolução Industrial (1860-1914), que as teorias Administrativas começam a se formar com os estudos desenvolvidos em grandes indústrias o que fez alterar radicalmente a forma de produção.

A transição do século XIX para o século XX foi considerada o marco do surgimento da administração onde transformações criaram profundo impacto na forma de se fazer as coisas

No início, Administração era definida como um processo para utilização de recursos, tecnologias e competências devidamente integradas e alinhadas para alcançar objetivos.

Na transição da Idade Média para o Renascimento, a riqueza e o poder passam da posse da terra para a do dinheiro e a auto-suficiência passam para a cumulação de recursos, fomentando o surgimento do Capitalismo. 

Uma das principais épocas históricas da administração foi o período do sistema feudal, que durou cerca de quatro séculos no período medieval, nesse período as pessoas buscavam auto-suficiência e proteção viviam em torno dos senhores feudais, que, pelas mesmas razões, vivam torno dos soberanos. 

A produção artesanal e a distribuição de produtos que surgiu posteriormente à queda do feudalismo, eram controladas pelas associações de artesãos que tinham por objetivo proteger os associados da concorrência desleal e defender as práticas mais justas de negócios. 

Através da transição da Idade Média para o Renascimento, a riqueza e o poder passaram da posse da terra para a do dinheiro e a auto-suficiência passam para a cumulação de riquezas, o surgimento do Capitalismo Industrial que fez com que ocorresse a inclusão é a das máquinas que junto com a concentração de trabalhadores em um mesmo local, aumentou significativamente a produtividade.

Toda essa evolução aumentou a complexidade dos problemas nos negócios e na sociedade fazendo com que surgissem as teorias administrativas a fim de resolver os problemas que surgiram nas empresas sendo utilizadas até os dias atuais.

Atualmente a administração deixou de ser um simples processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos, passando a ser a melhor maneira de agregar valor e criar riqueza dentro da sociedade. 


Quais habilidades e competências são necessárias para o Administrador moderno?

Segundo Chiavenato o administrador moderno precisa ter diversas competências dentre elas está o conhecimento que vem através do aprendizado acumulado e deve também ter a capacidade aprender sempre mais e com rapidez e precisar transmitir o conhecimento a todos a sua volta.

Precisa ter habilidades, ou seja, ter a capacidade de aplicar o conhecimento adquirido na solução de problemas e em melhorias de situações e inovações, elaborando sempre algo novo e diferente.

Precisa saber julgar, é necessário analisar cada situação, levantar os dados e informações e ter discernimento necessário para conseguir ser critico definir o que é prioritário e decidir com equilíbrio.

E por fim o Administrador moderno precisar ter atitude precisa saber fazer acontecer, precisar assumir os riscos, sair da zona de conforto, ser o executador de mudanças em busca de um determinado objetivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)   pdf (122.5 Kb)   docx (19.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com