TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS de Gestão de Negócios Internacionais

Por:   •  10/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  5.564 Palavras (23 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 23

[pic 1]      Faculdade Anhanguera de Porto Alegre – Polo Cavalhada

Curso: Administração (EAD)

                                            Gestão de Negócios Internacionais

Atividade Prática Supervisionada (ATPS)

Relatório Elaborado

            JOSÉ PEDRO GOMES KLEIN

(Tutor Presencial)

Porto Alegre/RS

   MAIO/2015

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO ...................................................................................................................3

1 – ETAPA 1 ........................................................................................................................4

1.1 - PASSO 1 – DETERMINAR A EMPRESA A SER TRABALHADA..........................4

1.2 - PASSO 2 – PREÇO DE EXPORTAÇÃO.....................................................................4

1.3 - PASSO 3 – PESQUISA DA MARCA NO MERCADO-ALVO .................................8

1.4 - PASSO 4 – RELATÓRIO ELABORADO DA ETAPA 1 ..........................................8

2 – ETAPA 2 ........................................................................................................................9

2.1 - PASSO 1 – OPORTUNIDADE DE EXPORTAÇÃO ................................................9

2.2 – PASSO 2 – ARTIGO SOBRE AS MULTINACIONAIS BRASILEIRAS .................9

2.3 - PASSO 3 – LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES.............................................10

2.4 – PASSO 4 – RELATÓRIO ELABORADO DA ETAPA 2 .........................................11

3 – ETAPA 3 ......................................................................................................................15

3.1 – PASSO 1 – CLIENTE POTENCIAL .........................................................................15

3.2 – PASSO 2 – LOGÍSTICA INTERNACIONAL ..........................................................15

3.3 - PASSO 3 – DETERMINAÇÃO DO PREÇO .............................................................16

3.4 - PASSO 4 – PLANO DE INTERNACIONALIZAÇÃO .............................................16

CONSIDERAÇÕES FINAIS.............................................................................................21

REFERÊNCIAS .............................................................................................................22

INTRODUÇÃO

Através do desenvolvimento deste desafio, foram abordados e trabalhados os passos que se deve tomar para um processo de internacionalização. Quando se pensa em exportar, em primeiro lugar, devemos levantar pontos, do se deseja exportar, como exportar, a que preço exportar e as operações de marketing para a promoção e venda do produto no mercado-alvo.

O levantamento de informação é de extrema importância nesse processo, é necessário então pesquisar e analisar as estruturas e características do mercado; obtemos então dados referentes à produção interna, estatísticas de informações, taxas anuais de crescimento do setor, expectativas dos consumidores, hábitos de compras, concorrência, tendência de demanda, níveis de preços e práticas comerciais.

Outro ponto a ser estudado é a logística internacional envolvida na operação de venda, pois essa é a forma que determina o meio de entrada para a entrega do nosso produto no país-alvo, para isso devemos buscar um cliente potencial, através da contratação de um agente ou a participação em feiras, cabe ao gestor escolher a melhor forma de localizar esse cliente.

Diante de todas as informações levantadas, e reunindo todos os dados criteriosamente analisados concluímos a elaboração de um plano de internacionalização.

 

ETAPA 1

Passo1: Determinar uma empresa que atue no mercado Internacional.

Empresa Sadia S.A

A Sadia, maior produtora brasileira de alimentos semi-prontos e industrializados, há mais de seis décadas, a Sadia atua no segmento agroindustrial e na produção de alimentos derivados de carnes suína, bovina, de frango e de peru, além de massas, margarinas e sobremesas, levando seus produtos a cerca de 300 mil pontos de venda no Brasil e a mais de 100 países no mundo todo.

Passo 2: Determinar o preço de exportação, sendo o preço EXW (mercadoria disponível na fabrica).

Para poder calcular o preço de exportação de um produto, devem-se analisar com detalhes os componentes de seu custo e respectivas margens mínimas de lucro que se tenciona a ele agregar.

Assim, a primeira decisão a ser tomada para o cálculo do preço é a utilização completa dos recursos originados pelos benefícios fiscais e financeiros ao alcance da empresa, em face do tipo de produto analisado. A utilização adequada desses recursos pode redundar na determinação de um “preço-piso” mais competitivo. O cálculo do preço, seja ele visando o mercado interno ou mesmo a exportação, envolve profundos conhecimentos de custos. Na prática, usualmente toma-se como ponto de partida para o cálculo do preço de venda para o exterior o preço utilizado para a venda de mercado interno. Esta forma de agir não deve gerar qualquer preocupação para quem o calcula, se for levada em conta a origem deste atrelada às técnicas de custos.

Ao se decidir por esse critério, aconselha-se tomar a planilha de custos do produto em análise, respeitando-se a seguinte sequência:

  1. Eliminar todos os itens agregados que não ocorrerão na exportação;

Do preço de venda de mercado interno, devemos abater os valores relativos a tributos que, por isenção ou imunidade, deixarão de gravar o preço calculado, comissão de venda não incidente na exportação, despesas de propaganda específicas de mercado interno, embalagem de mercado interno que não será utilizada na exportação, despesas financeiras específicas de mercado interno, despesas de distribuição do produto no mercado interno (transporte e seguro), necessárias à movimentação do produto, margem de lucro de mercado interno, caso esta seja diferenciada na venda para o exterior ou tenha sido definida pela aplicação de percentual sobre o preço de venda, tantos outros itens, quando houver, integrantes do preço de mercado interno e que não se farão presentes na exportação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.1 Kb)   pdf (316.2 Kb)   docx (482.1 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com