TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS: Ética e relações humanas

Seminário: ATPS: Ética e relações humanas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2013  •  Seminário  •  2.290 Palavras (10 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 10

ANHANGUERA EDUCACIONAL

FACULDADE DE CAMPINAS/SP

UNIDADE III

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS

APARECIDA MARTINS DE ALMEIDA RA: 1299476524

CARLA S. ORTIGOSO – RA 4107190213

LÚCIA HELENA LUCATO – RA 4129002611

LUCIANO F. SOARES – RA 4137202043

MARCELO DA SILVA MELO – RA 4154227906

CAMPINAS/SP

2012

APARECIDA MARTINS DE ALMEIDA

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS

CAMPINAS/SP

2013

SUMÁRIO

1 - A ÉTICA E A ADMINISTRAÇÃO 1

2 - ÉTICA PROFISSIONAL NO FILME "AMOR SEM ESCALAS" 3

3 - SINOPSE DO FILME "AMOR SEM ESCALAS" 6

4 – ANÁLISE DO FILME "AMOR SEM ESCALAS" 7

CONCLUSÃO 9

BIBLIOGRAFIA 10

1 - A ÉTICA E A ADMINISTRAÇÃO

Ética diz respeito a um estudo reflexivo das transformações na conduta humana nos campos empresarial, profissional ou de senso comum.

Para tanto, é necessário que valores éticos e morais sejam inseridos na essência humana do cidadão brasileiro, e que decisões, de qualquer natureza, sejam tomadas com bom senso sem ferir o outro ou a coletividade.

O entendimento ético discorre filosoficamente em épocas diferentes e por vários pensadores, aparecendo assim, opções de conceitos e formas diferenciadas de alusão ao termo.

A palavra “ética” significa “modo de ser”, trata o comportamento humano pelo seu valor moral, a natureza do bem e do justo. Ao mesmo tempo é chamada de “filosofia moral”, por tratar dos valores em sociedade, isto é, de comportamento humano pelo seu valor moral.

A ética filosófica reflete sobre os valores essencialmente inseridos na sociedade para a busca da moralidade e consciência, e o meio de como alcançar esses valores morais. Porém, os primeiros pensadores gregos, não tinham estabelecido regras de conduta nas relações humanas, como hoje em dia se revela em códigos de ética profissionais, políticos, empresariais intuídos em harmonizar moralmente as interações sociais.

Sinteticamente, a ética é o estudo dos juízos da conduta humana, que é passível do bem e do mal, presente em um único ser ou em grupo. Está presente em todas as ordens vigentes no mundo, na escola, política, esporte, empresas e é de vital importância nas profissões, principalmente nos dias de hoje.

De acordo com Aristóteles “a virtude é uma disposição adquirida voluntariamente, consistindo, em relações a nós, em uma medida, definida pela razão conforme a conduta de um homem que age refletidamente. Ela consiste na medida justa entre dois extremos, um pelo excesso, outo pela falta”.

A sociedade brasileira, nas últimas décadas, vem sofrendo grandes alterações, principalmente, se considerarmos o comportamento dos cidadãos, as crenças e os valores culturais.

A aplicação da ética é sumariamente importante para a afetividade profissional e organizacional, principalmente o Brasil, que traz em seu povo valores deturpado do que é moral e virtuoso, e a descrença no que se afirma responsável socialmente.

Neste cenário, se fez elementar a existência de códigos éticos balizadores das atividades humanas, políticas, profissionais e empresariais, no anseio do bem comum, da sustentabilidade mercadológica e do convívio harmonioso em sociedade.

Conforme citação do texto “Quem sabe o primeiro passo comece com a escolha consciente daqueles que serão nossos verdadeiros mestres! A história nos é por ciência, e a tecnologia nos é capaz de aproximar de tais sabedorias em vida”.

2 - ÉTICA PROFISSIONAL NO FILME “AMOR SEM ESCALAS"

“Amor sem escalas”,é um filme de Jason Reitman que retrata a vida de um executivo Ryan Bingham ( George Clooney )sua profissão consiste em demitir pessoas, um homem sem apego a tudo e a todos, sem laços afetivos. Além de executivo, Ryan ministra palestras motivacionais para diversas empresas. Suas palestras carregam o slogam “ Quanto suas vidas pesam” nestas palestras ele compara a vida das pessoas a uma mochila.

Com a crise econômica que assola os EUA seu trabalho se intensifica, é um bom momento. Considerado um dos melhores funcionários da empresa, Ryan desempenha sua função habilidosamente, mantendo-se firme e sem deixar-se envolver com a realidade e emoções daqueles que demite Astuto e inteligente ele possui raciocínio rápido, permitindo assim, uma capacidade incomparável de reconhecer o perfil dos interessados e amenizar conflitos, conseguindo até em muitos casos direcionar as pessoas causando nelas novas perspectivas.

Passando quase todo o tempo na estrada por conta das viagens profissionais, ao retornar à empresa, assim como os demais colaboradores, é surpreendido por uma reunião onde Natalie é apresentada ao grupo ouvinte e apresenta sua ideia brilhante, uma revolução que fará com que a empresa seja reformulada trazendo assim uma redução de custos e consequentemente mais lucros. Ao invés deles viajarem, fariam as demissões virtualmente, cortando os custos com viagens e hospedagem, Ryan por sua vez se opõe,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com