TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVA GESTAO DO CONHECIMENTO

Por:   •  29/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  942 Palavras (4 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 4

RESUMO

A Importância da Comunicação  na Negociação

a habilidade de entender e ser entendido tem a ver com o saber escutar transmitir idéias, que é a essência de um processo de comunicação, e por, conseqüência, da própria negociação. A comunicação é um dos processos mais importantes no processo de negociação, a negociação traz as relações entre os processos de negociação e de comunicação.Negociação pede ser entendida  como um processo de comunicação bilateral, com o objetivo de chegar a uma decisão conjunta entre as partes, e também um processo de comunicação a fim de atingir um acordo agradável sobre diferentes idéias e necessidades. A qualidade da comunicação pode influenciar diretamente nas comunicações que ocorrem paralelamente, temos que transmitir na medida do possível, um único conteúdo, para evitar que várias mensagens enviadas sejam contraditórias, para que o processo de negociação não seja prejudicado.

 O emissor é o interlocutor que produz a mensagem original por meio da voz , a compreensão do segundo interlocutor, que emitirá uma resposta é chamada de feedback, temos que saber utilizar a comunicação de forma adequada, pois na prática é muito comum os negociadores darem atenção excessiva à comunicação formal, sem ter um devido cuidado com as mensagens levadas e trazidas por "mídias "informais, o" saber  ouvir" , é essencial para identificar as necessidades das outras partes presentes na negociação, e comunicar-se da forma eficaz envolve: a escolha do canal adequado; a elaboração do conteúdo da mensagem( escolha das palavras certas); a identificação q redução de ruídos e interferências; feedback por meio do qual se pode confirmar se a codificação da mensagem se deu de maneira esperada pelo emissor.

A mensagem pode ser entendida como um conjunto de informações codificadas, com a intenção objetiva de informar um determinado significado, dessa forma o processo de negociação constitui o emprego de símbolos comuns com vistas à interação.

Em um processo de negociação, não é possível negociar sem ouvir, esse ouvir envolve escutar, processar as informações recebidas, separar o q é útil, que poderá ser utilizado no futuro e buscar novas informações para complementar o que foi recebido. Um ouvinte ativo também é alguém que sabe “ouvir” com os olhos, corpo, voz e emoções.

Se o efeito da comunicação for aquele pretendido pelo emissor,será possível afirmar que a comunicação foi eficaz, só haverá comunicação se o receptor indicar ao emissor que recebeu a informação que foi enviada, nesse sentido pode se afirmar que um feedback eficaz, ou seja, dizer ao outro qual o efeito do que se disse ou fez , é uma das formas de melhorar a comunicação interpessoal no contexto das negociações.

Por fim, ao avaliar um processo de comunicação, é fundamental considerar seus múltiplos aspectos, uma vez que ocorrem em vários níveis, ao mesmo tempo consciente e subconsciente, por meio de mensagens subliminares, o negociador capaz de compreender o mecanismo da comunicação subliminar e, consequentemente, que faça uso dela tende a obter resultados significativos em qualquer processo de negociação.

AS VARIÁVEIS BÁSICAS DA NEGOCIAÇÃO

O mercado econômico atual exige competitividade, tanto profissional como nos relacionamentos pessoais , por isso é importante a negociação para um equilíbrio competitivo.

PODER a variável poder está sempre presente em qualquer situação que envolva negociação, pode ser uma negociação politica , individual, coletiva...  conceitualmente, poder é uma maneira  de ir de um lugar a outro. É a capacidade de forçar alguém a fazer algo que ele ou ela, de outra maneira, não faria. No entanto, pela sua própria caracterização, esse conceito possui conotaçãoes negativas, pois implica um relacionamento senhor-escravo,  um lado que domina o outro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (47.1 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com