TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVALIAÇÃO NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA REDE PÚBLICA

Por:   •  16/9/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  956 Palavras (4 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 4


UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS

        

FABRÍSIA FÉLIX FERREIRA

A AVALIAÇÃO NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA REDE PÚBLICA DE ENSINO: AVALIAÇÃO NO ENSINAR E NO APRENDER

2016

Paragominas – PA

FABRÍSIA FÉLIX FERREIRA

A AVALIAÇÃO NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA REDE PÚBLICA DE ENSINO: AVALIAÇÃO NO ENSINAR E NO APRENDER

Projeto de pesquisa apresentado como requisito para aprovação na disciplina de Trabalho de Conclusão do Curso de Licenciatura em  Letras Universidade Federal do Pará.

Orientador: Prof. Dr

2016

Paragominas – PA

SUMÁRIO

1        DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO        4

2        TEMA        4

3        DELIMITAÇÃO DO TEMA        4

4        FORMULAÇÃO DO PROBLEMA        4

5        JUSTIFICATIVA        4

6        OBJETIVOS        5

6.1   OBJETIVO GERAL        5

6.2   OBJETIVOS ESPECÍFICOS        5

7        EMBASAMENTO TEÓRICO        5

8        METODOLOGIA        6

11        REFERÊNCIAS        8

  1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO

SISPAE é um programa de avaliação permanente, que é aplicado todos os anos nas escolas paraenses, para orientar o planejamento das ações das secretarias de educação. O sistema possibilitará um diagnóstico com indicadores sobre ensino, gestão e a realidade socioeconômica de cada escola e de toda a rede de ensino.

  • Instrumentos de avaliação da aprendizagem segundo Cipriano Carlos Luckesi.
  1. TEMA

A AVALIAÇÃO NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA REDE PÚBLICA DE ENSINO

  1. DELIMITAÇÃO DO TEMA

AVALIAÇÃO EXTERNA (SISPAE) EM LÍNGUA PORTUGUESA NAS TURMAS DE 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

  1. FORMULAÇÃO DO PROBLEMA

Quais os resultados apresentados pelo SISPAE (sistema paraense de avaliação escolar) em língua portuguesa nas turmas de 9º ano de uma escola x da rede municipal de mãe do rio?

  1. JUSTIFICATIVA

Seguindo as observações feitas durante meu estagio no ensino fundamental( pretendendo também analisar no estagio de ensino médio) pude perceber que os professores utilizam diversos instrumentos de avaliação em suas salas de aula, mas as formas de avaliação que aparecem com mais frequência nas escolas são: a prova escrita, os trabalhos em grupo. Observando este fato e, também pesquisas sobre índices de reprovação escolares atribuídos aos alunos, senti a necessidade de elaborar meu TCC em cima desses fatos, fazendo uma analise e reflexão sobre a forma de avaliação que está sendo empregada nas escolas, se esta avaliação está servindo apenas para aprovar ou reprovar o aluno, punir ou controlar, sem levar em conta uma construção de conhecimento e uma real melhoria na aprendizagem.

 Assim, este projeto tem por finalidade analisar as concepções de avaliação da aprendizagem da rede pública municipal e estadual de ensino, tendo em vista a relação às definições associadas a uma avaliação mais formativa e aos planos formal e informal no ensino de avaliação e aprendizagem escolar, destacando a grande importância do processo avaliativo para o ensino e aprendizagem.

De acordo com Luckesi (1995), a prática escolar usualmente denominada avaliação da aprendizagem tem pouco a ver com avaliação. Ela é basicamente constituída de provas/exames. Na maioria das escolas, a ação do professor é limitada a transmitir e corrigir.

Entende-se que a avaliação da aprendizagem realizada nesse contexto indica uma simples verificação quantitativa daquilo que o aluno aprendeu dos conteúdos abordados; avalia-se o resultado final, e não o processo; somente são levados em consideração os aspectos técnicos da avaliação. Essa forma de mensuração do aluno leva à desvalorização e à redução dos conceitos de avaliar, ocultando importantes reflexões sobre o processo de ensino e aprendizagem.

Portanto, avaliar é muito mais do que aplicar um teste, uma prova, fazer uma observação, saber se um aluno merece esta ou aquela nota, este ou aquele conceito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (165.3 Kb)   docx (17.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com