TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Abordagem Socio-Tecnica: Uma Rápida Avaliação

Por:   •  24/3/2019  •  Resenha  •  561 Palavras (3 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 3

De acordo com R M Garcia, qualquer análise administrativa que estudasse os aspectos sociais e técnicos de uma organização poderia ser chamado de uma abordagem sócio técnica. Essa mesma definição aparece na literatura técnica, que acaba por fazer uma abordagem sistêmica. E , por isso, resolve-se fazer uma análise chamando a atenção para suas contribuições e deficiências.

A abordagem sócio-técnica está ligada a um grupo de pesquisadores que a princípio chamavam de projeto Glacier. Outra fonte importante são as pesquisas de J Woodward sobre o impacto da tecnologia na natureza bem com as tarefas produtivas e o delineamento de cargo.

Desde sua aplicação a abordagem sócio técnica tem tido uma evolução que a princípio analisava e delineava os cargos, porém passou a se preocupar mais com a qualidade de vida nos locais de trabalho, assim se tornando um projeto que visa a democracia industrial.]

As formas atuais da abordagem sócio técnica tem uma vasta herança histórica, onde há duas importantes influências Karl Marx sobre a alienação humana e Max Weber sobre burocracias.

Em resumo a abordagem sócio técnica tem como objetivo principal desvendar as principais obrigações de qualquer sistema tecnológico e as possíveis influências destes sobre o desempenho do sistema social, sendo denominada princípio da otimização conjunta. Como dito, abordagem sócio-técnica é um processo que tem por objetivo a análise do sistema, e esse processo envolve etapas e podem ser enumeradas da seguinte maneira:

1ª etapa: Essa etapa faz uma avaliação inicial que envolve identificação e caracterização do meio em que o sistema se encontra. Seu objetivo é obter coerência e maior compatibilidade dentro de cada nível.

2ª etapa: Identificação dos elementos essenciais dos processos produtivos, busca compreender o processo, ele identifica as operações fundamentais, que são: Manutenção, Transferência, Transformação, Inspeção e Estocagem

3ª etapa: Busca identificar as variações de um processo produtivo.

4ª etapa: Analisa o sistema social e tem por objetivo estabelecer configurações básicas.

5ª etapa: Procura explicitar as condições de cada participante para uma determinada função.

6ª etapa: Busca determinar as atividades de apoio para a produção

7ª etapa: Especificação dos fornecedores e retroalimentação.

8ª etapa: Avalia as variações provocadas por iniciativas especiais de desenvolvimento.

9ª etapa: Observar os erros e propor mudanças para corrigi-los.

Porém esta técnica possui algumas limitações:

Influência da tecnologia

Esta tem o poder apenas de analisar características humanas como nível de habilidade e proximidade física, determinando então a distribuição do poder e controlando as relações sociais.

Caráter ambivalente dos grupos sociais

O fato das pessoas trabalharem umas com as outras com certeza aumenta o nível cultural delas, entretanto também

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (34.5 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com