TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM: UMA ABORDAGEM SÓCIO-HISTÓRICA

Por:   •  30/9/2017  •  Artigo  •  7.731 Palavras (31 Páginas)  •  684 Visualizações

Página 1 de 31

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM: UMA ABORDAGEM SÓCIO-HISTÓRICA

Ariane Antonia da Silva[1]

Charles Albert Moises Ferreira²

RESUMO

Este artigo tem como objetivo analisar a Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem, a partir de seus conceitos avaliando sua trajetória histórica dentro das abordagens pedagógica, e na medida em que novos desafios na área de Educação vão surgindo, este campo do conhecimento evolui e novos paradigmas surgem, oferecendo subsídios teóricos e metodológicos para a prática docente e para profissionais de áreas afins. Por ser um campo da Psicologia que estuda o desenvolvimento físico-motor, afetivo-emocional, intelectual e social que começa desde a infância até a vida adulta, esta abordagem compreende, ainda, as mudanças comportamentais pelas quais passamos ao longo dos anos, que ocorrem ao longo de nosso processo evolutivo, nos permitindo compreender melhor como nós somos em cada fase da vida e o entendimento das nossas próprias origens. Pretende-se também apresentar uma atualização da descrição da evolução histórica da psicologia do desenvolvimento humano com seus principais teóricos, desde seu período formativo, até os dias atuais. Fica evidente, portanto, a importância da Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem como uma aliada para os professores e a todos os profissionais envolvidos, proporcionando entender claramente como nos comportamos e lidamos com o nosso próprio processo de crescimento e amadurecimento físico, emocional e intelectual.

Palavras chave: Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem; História da psicologia do desenvolvimento; Desenvolvimento humano.

ABSTRACT

This article aims to analyze the Psychology of Development and Learning, from its concepts evaluating its historical trajectory within pedagogical approaches, and to the extent that new challenges in the area of ​​Education are emerging, this field of knowledge evolves and new paradigms arise, offering theoretical and methodological subsidies for teaching practice and for professionals in related fields. Because it is a field of psychology that studies the physical-motor, affective-emotional, intellectual and social development that begins from infancy to adult life, this approach also includes the behavioral changes that we have undergone over the years that occur Throughout our evolutionary process, allowing us to better understand how we are in each phase of life and the understanding of our own origins. It is also intended to present an update of the description of the historical evolution of human development psychology with its main theorists, from its formative period to the present day. It is evident, therefore, the importance of Developmental and Learning Psychology as an ally for teachers and all the professionals involved, providing a clear understanding of how we behave and deal with our own process of physical, emotional and intellectual growth and maturation.

Keywords: Developmental and Learning Psychology; History of developmental psychology; Human development.

1. INTRODUÇÃO

A Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem é a parte da psicologia que se ocupa dos processos de mudanças que ocorrem ao longo da vida humana em suas dimensões físicas, psíquicas e intelectuais juntamente com todos os fatores que influenciam, desde o nascimento até a idade adulta compreendendo ainda, as mudanças comportamentais e de aprendizado pelas quais passamos ao longo dos anos, e o entendimento das próprias origens.

Este campo do conhecimento serviu como base para a Psicologia da Educação, pois se utilizou dos conhecimentos propostos pela Psicologia do Desenvolvimento Humano para melhorar o processo de ensino. Sendo assim, esta identificou o comportamento humano em cada estágio da vida e possibilitou à Psicologia da Educação propor práticas pedagógicas que atentem para cada fase e que possibilite um melhor aprendizado ao aluno, resultando consequentemente, na melhoria do processo educacional.

Este artigo objetiva analisar as principais concepções teóricas acerca da Aprendizagem e do Desenvolvimento Humano mostrando os benefícios da Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem como prática pedagógica, dando suporte ao professor para que este melhor desenvolva sua prática em sala de aula, visto que ele torna-se conhecedor dos estágios de desenvolvimento que os alunos passam, podendo propor atividades que venham facilitar o processo de aprendizagem de seus alunos.

Pretende-se ainda discutir a delimitação conceitual do campo de estudo do desenvolvimento humano levando em consideração novos paradigmas que surgem nesta área, apresentando uma atualização da descrição da evolução histórica deste campo de atuação sintetizando informações que hoje se encontram dispersas em diferentes trabalhos que discutem o estudo do desenvolvimento humano.

Segundo Biaggio (1978), a análise histórica do desenvolvimento humano permite que se obtenha modelos de comparação que permitam a análise das contribuições atuais e futuras. Em particular, é preciso que se entenda como as questões pertinentes ao desenvolvimento humano foram tratadas no passado e como elas evoluíram para que possamos tomar decisões a respeito de perspectivas futuras.

Diante disso, com a Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem, pode-se obter melhor compreensão sobre o processo educacional como um todo, facilitando a aprendizagem dos alunos e obtendo melhor desenvolvimento em seus estudos. Esta contribui para a ampliação da prática pedagógica em todas as áreas do saber, sendo o principal objetivo desta pesquisa estimular os educadores no processo de utilização adequada de algumas teorias que procuram explicar o processo de aprendizagem dos indivíduos.

 

2. PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO: CONCEITO

A Psicologia do Desenvolvimento é um campo da Psicologia que estuda o desenvolvimento físico-motor, afetivo-emocional, intelectual e social da infância até a vida adulta, com a qual pretende explicar de que maneiras importantes de ordem quantitativa e qualitativa as crianças mudam no decorrer do tempo e como essas mudanças podem ser descritas e compreendidas.

A Psicologia do Desenvolvimento Humano procura descrever tão completa e exata quanto possível, as funções psicológicas dos indivíduos, compreendendo, ainda, as mudanças comportamentais pelas quais o indivíduo passa em todos os aspectos de sua vida, surgindo como uma ferramenta essencial para a compreensão do comportamento humano. Será que já nascemos prontos ou vamos acumulando experiências, de acordo com o momento da vida e o nosso grau de entendimento? Nosso desenvolvimento ocorre por meio do acúmulo contínuo de novos conhecimentos, de vivências práticas, ou é um caminho natural e inerente a tudo isso?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (53.7 Kb)   pdf (304.2 Kb)   docx (40.7 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com