TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Abrangência do Comportamento Organizacional

Artigo: Abrangência do Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2014  •  Artigo  •  320 Palavras (2 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 2

Comportamento Organizacional

Área do conhecimento que investiga o impacto que indivíduos, grupos e estrutura, têm sobre o comportamento dentro das organizações com o propósito de utilizar este conhecimento para melhorar a eficácia organizacional.

Portanto, o foco destes estudos está sobre: indivíduos, grupos e estrutura para uma atuação eficaz das organizações.

Exemplo:

A Rede Starbucks, que recebe 25 milhões de clientes semanalmente e que gerencia suas pessoas, a partir da compreensão de que o comportamento organizacional afeta o desempenho de uma organização.

O Starbucks atua de forma a manter uma excelente relação com seus colaboradores, por meio da oferta de benefícios como participação acionária, assistência médica, odontológica integral para todos, e treinamento para gerar atendimento diferenciado aos clientes, o que resulta em seus aumento de receitas de cerca de 20% ao ano decorrente da constante abertura de novas unidades.

Abrangência do Comportamento Organizacional

O comportamento organizacional se desenvolve por meio da aplicação conjunta de diversas disciplinas comportamentais:

Psicologia- ciência que busca medir, explicar e, algumas vezes mudar o comportamento dos seres humanos. Nas organizações são estudados desde fadiga, falta de entusiasmo, até a percepção, personalidade, emoções, treinamento, eficácia da liderança, necessidades e forças motivacionais;

Sociologia – estuda o sistema social no qual indivíduos desempenham papéis, ou seja, estuda as relações das pessoas entre si, comportamento dos grupos e equipes de trabalho e a dinâmica de grupo.

Psicologia Social – Dentro da psicologia, mistura aspectos da psicologia e da sociologia. Um dos focos principais é a mudança: como implementá-la e como reduzir barreiras para sua aceitação.

Antropologia- estudo das sociedades para compreender os seres humanos e suas atividades. Na área organizacional, destacam-se os estudos sobre culturas e ambientes, ajudando a compreender diferenças de atitudes, valores e comportamentos dos povos de diferentes países ou pessoas em diferentes organizações.

Ciência Política – Comportamento de indivíduos e grupos dentro de um ambiente político, o que inclui a alocação de poder, estruturação de conflitos e manipulação para o atendimento de interesses próprios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com