TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Adm 8 semestre

Por:   •  16/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.326 Palavras (14 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO[pic 2]

CURSO SUPERIOR DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

BÁRBARA LARISSA DOS SANTOS REIS

BRUNO DOS SANTOS DUTRA

GESIRAEL DE SOUZA OLIVEIRA JUNIOR

HENRIQUE DA SILVA OLIVEIRA

HUGO HÍLARIO DUARTE GOMES

LUIS CARLOS DE SOUZA DOS SANTOS

PABLO NUNES DE SOUZA

PRODUÇÃO TEXUAL EM GRUPO

 

 

[pic 3]

ESPLANADA – BA

2015

BÁRBARA LARISSA DOS SANTOS REIS

BRUNO DOS SANTOS DUTRA

GESIRAEL DE SOUZA OLIVEIRA JUNIOR

HENRIQUE DA SILVA OLIVEIRA

HUGO HÍLARIO DUARTE GOMES

LUIS CARLOS DE SOUZA DOS SANTOS

PABLO NUNES DE SOUZA

PRODUÇÃO TEXUAL EM GRUPO

                                                                                                          Trabalho apresentado ao Curso                                                            Superior de Bacharelado em Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, sendo este interdisciplinar com as disciplinas Adiministração Estrategica, Adiministração de Sistema de Informaçao, Gestão de Pessoas, 8º Semestre.

                                                                         

                                                                                  PROFESSORES:

                                                                                                   Profª Emilia Yoko Okayama

                                                                                                   Profª Grace Kelly

                                                                                                   Profº Luiz Claudio Perini

                                                                                                             

ESPLANADA - BA

2015

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO ....................................................................................... 4

2.  DESENVOLVIMENTO .......................................................................... 5

3. CONCLUSÃO ........................................................................................ 13

4. REFERÊNCIAS.............................. ....................................................... 14

  1. INTRODUÇÃO

 As empresas da atualidade devem estar atentas ao que acontece no seu interior e fora das organizações. Conhecer a organização e o mercado em que atua é primordial para o destaque da organização, e possa garantir vantagens competitivas, assim deve organizar seus processos de informação de modo particular agregado com as informações capitadas no ambiente de atuação.

            Nesse processo, uma gestão moderna e eficiente deve ser capaz de filtrar informações para o processo decisório, envolvendo uma catalogação de dados rápida e preciso, de qualidade e relevância transmitindo em tempo real com facilidade e com custo apropriado para o empreendimento e gerando lucratividade e satisfação do cliente.

             Desse modo, a tecnologia de informação oferece recursos computacionais e tecnológicos para que a empresa possa ter dados e utilizá-los, mas é necessário que a organização saiba definir, de acordo com a sua missão quais informações e dados são relevados para a tomada de decisão.

   “Notamos a importância da informação nos processos de tomada de decisão, nas organizações daí, a necessidade de criarmos uma base de conhecimento tanto pessoal - em nosso cérebro quanto organizacional, por meio de armazenamento em grandes bases de dados dentro das empresas “ (Perini, Luís Cláudio, 2010, P. 6 ).

             Nesse processo os estudos efetuados apontam caminhos para uma realização da tomada de decisão com base em um planejamento coerente que possa levar o empreendimento a tomar decisões que possibilitem a representação da empresa no mercado com sucesso e credibilidade.          

               

                 

  1.  DESENVOLVIMENTO

             A cidade de Aracaju possui uma cultura no que se refere à localização de empresas: concentram-se no bairro Centro, seja qual for o ramo. Sempre que um cliente tem uma necessidade ou desejo, seu primeiro intuito é de ir ao Centro da cidade para supri-lo. Contudo, a TENDA SUSHI, conhecedora de seu público-alvo e focada no seu negócio, faz dessa cultura demográfica uma vantagem ao seu negócio, reduzindo seus custos fixos.

O tipo de serviço prestado pela empresa, aliado ao seu público-alvo, libera a mesma de entrar nesta cultura de localização. Seja, a empresa é quem se desloca até o cliente, que é uma pessoa jurídica, e seu serviço é procurado por indicação de outros clientes ou através de visitas comerciais realizadas pelo proprietário Marcio de Jesus. Assim, a empresa pode ter suas instalações fora do bairro Centro, o que reduz sensivelmente a despesa com aluguel e, ainda, não gasta com estacionamento para a sua frota.

O atual cenário tecnológico favorece muito o negócio da empresa, visto que seus clientes são pessoas com um nível de classe média. Ainda, as declarações dos estudiosos aliadas às ações do governo, vêm reforçar a afirmativa do empresário da mesma, de que tecnologia é investimento e não despesa, uma vez que gera competitividade. Fica claro que as empresas precisam investir em tecnologia para manter e ampliar sua fatia no mercado onde atua, independentemente do seu tamanho. É vista pela TENDA SUSHI como cultura do empresariado local, a referência que fazem à informática como gasto desnecessário. Até que a empresa prove ao dono do negócio que soluções tecnológicas são investimentos e não despesas, o tempo transcorrido poderá ter acarretando em reais gastos ao empresário.

Outro adversário enfrentado no cenário sociocultural, é a falta de conhecimento dos possíveis clientes, na área tecnológica. Isso faz com que haja uma seleção natural da clientela da empresa. Levando em consideração que o foco da empreendimento está na qualidade, seguida da segurança e confiabilidade e, em último lugar está o preço, tem-se como clientes da empresa apenas aqueles que buscam qualidade e segurança para o bom andamento da sua firma.

Os empresários que se movem pelo menor preço, normalmente recebem assistência de informais ou de empresas não especializadas em atendimento à pessoa jurídica. É de conhecimento de todos a excessiva carga tributária do Brasil, que torna cada dia mais complexa a arte de administrar. Além disso, a cada dia surgem novas leis interferindo direta e indiretamente sobre as atividades dos diversos setores. Leis que regulam a localização das empresas, que impedem a poluição, que regulam a propaganda e controlam os preços, que protegem os consumidores e assim segue. Não que as leis atrapalhem ou que sejam nocivas aos negócios, mas suas influências são claras e constantes. Contra produtivo sim, é o volume da carga tributária.

Ao analisar a TENDA SUSHI neste cenário que se apresenta, observam-se pesados tributos e impostos incidentes ao serviço prestado. São eles: IR, ISSQN, FGTS, ICMS. Ainda, políticas ambientais e políticas de governo influenciam no seu trabalho. Esta alta carga governamental gera à entidade uma concorrência desleal ou, economicamente falando, torna impossível a existência de uma concorrência perfeita. A informalidade – consequência econômica das questões político-legais – faz gerar uma prestação de serviços abaixo do preço de mercado, visto que estão livres da carga tributária, por não declararem a origem de seus equipamentos ou emitir nota fiscal para o recolhimento do devido imposto. A redução de impostos é uma das estratégias do governo para o pleno desenvolvimento da economia e uma forma de combater a informalidade, mas trata-se de um processo lento e trabalhoso. Entre as diversas exigências da sociedade moderna que afetam o mundo dos negócios, a preocupação ambiental vem ganhando importante ênfase, frente a sua relevância para a qualidade de vida das populações.

Assim, a conscientização ambiental empresarial pode ser avaliada à luz de diversos estágios evolutivos, que se constituem a partir da proposição de importantes autores e que formam uma grande pluralidade de níveis de maturidade para a análise da gestão ambiental na organização. A empresa cumpre com suas responsabilidades ambientais, cuidando do seu descarte, separando todos tipos de matérias e sinalizando para que a coleta seletiva da cidade possa recolher de forma mais higiênica, de acordo com a lei.

A visão de cada cliente sobre o valor do produto ou serviços que busca, difere em cada um. Isso se dá pelo fato de que cada indivíduo está envolvido em um meio cultural, social e econômico, com sua própria percepção sobre ele.

Assim, ele reage de diferentes formas, desde não perceber a importância de determinado serviço à sua empresa, até a valorizar itens que nada melhorarão seu desempenho organizacional (COBRA, 1992).

Na ótica da empresa, a qualidade de seus serviços vem a ser o diferencial, ou seja, o fator que gera valor ao cliente. Na dinâmica atual do mundo dos negócios, a TENDA SUSHI opta por uma alimentação saudável, por se tratar de algo que vem crescendo no mundo atual. Com isso a rentabilidade de abranger a todos, não só o da região de sua localização.

              Para definir seus fornecedores, utiliza-se a seguinte classificação de prioridades: disponibilidade, qualidade, agilidade de entrega e preço. Tal critério foi estabelecido devido a empresa primar pela qualidade e segurança fiscalizado pela vigilância sanitária. Afinal, os fornecedores produzem um produto ou um serviço que uma empresa emprega em sua cadeia de valores e suas características podem afetar significativamente o custo e a diferenciação de uma empresa (PORTER, 2006). O item relação com fornecedores pode ser citado com um ponto forte da empresa, visto que no momento da compra de seus suprimentos, ela sabe a quem direcionar os seus pedidos.

Na medida em que aumentam o mercado e os negócios, crescem, também, os riscos da atividade organizacional e, especialmente, da empresarial. Foram identificados como concorrentes da TENDA SUSHI todos os outros estabelecimentos que prestam o mesmo serviço, bem como os autônomos do ramo.

A empresa tem, claramente, que seu negócio não é o mesmo das ditas concorrentes. Entretanto, se faz importante considerá-las, uma vez que a percepção do cliente ainda não alcançou este ponto. Tem-se, assim, o elemento micro ambiental “Concorrentes” como um ponto fraco a ser trabalhado, a fim de sensibilizar o cliente à proposta da razão comercial, transformando isto em um diferencial competitivo.

 Foram identificados quatro ameaças, que serão descritos a seguir:

  • Baixo capital de giro
  • Instalação pequena para a demanda de cliente
  • Mao de obra escassa na região
  • Falta de divisão de função na mesma

Veremos as oportunidades agora:

  •  Conhecimento do gestor na área de atuação
  • Serviço especializado em um ramo que veem crescendo no mercado

DIAGNOSTICO DA EMPRESA

Valores e diretrizes

4,1 – 6,0

Nota final

5,5

Tomada de Decisões

2,6 – 5,0

Nota final

4,0

Desenvolvimento de liderança

2,1 – 4,0

Nota final

4,0

Aprendizado Organizacional e cultura da inovação

2,1 – 4,0

Nota final

3,5

Desempenho da organização e informações comparativas

4,1 – 6,0

Nota final

5,0

Formulação da estratégias

6,1 – 8,0

Nota final

6,5

Definição de indicadores e metas

0,0 – 2,5

Nota final

1,0

Comunicação das estratégias e planos

0,0 – 2,5

Nota final

1,0

Desdobramento em plano de ação

2,1 – 4,0

Nota final

4,0

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)   pdf (187.7 Kb)   docx (35.1 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com