TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administracao

Por:   •  22/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  644 Palavras (3 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 3

A importância de Taylor  na administração

Taylor de fato foi um individuo extremamente importante para administração e da produção, iniciou sua carreira como peão de fabrica a mecânico e depois encarregado a mecânico de manutenção, chefe e finalmente engenheiro. Passando a tempestade que a revolução industrial trouxe com o advento de diversas maquinas, foi quem trouxe   para época uma melhor administração revolucionaria para a área de produção .   Pois na época não existia uma forma de avaliar, controlar e melhorar o que um funcionaria produzia.   Taylor  foi crucial para o profundo desenvolvimento da administração ,seus pensamentos se fizeram tão relevantes que ate hoje os mesmo são encontrados na interior de diversas organizações    Frederick winslow taylor e conhecido como pai da administração cientifica. Ele viu os problemas de sua época cientificamente e popularizou a noção de eficiência e não desperdiçando a eficácia, sem duvida a figura histórica preponderante no desenvolvimento do campo da administração da produção ao mesmo tempo, um penda dor e um homem de ação.   O pai da administração cientifica era um homem totalmente preocupado com a ideia de controle. Possuidor de um caráter obsessivo e compulsivo, movido por insaciável necessidade de domar e dominar todos os aspectos da sua vida  planejamento era tudo seguia a risca.  Com muito trabalho surge a sistematização do conceito de produtividade, isto e a procura incessante de se obter melhoria da produtividade com o menor custo possível.   Taylor queria era encontrar a melhor forma de se criar, produzir algo, sem perca de tempo, desperdício de material e Mao de obra.   Demonstrou que a produtividade mais elevada resulta da minimização do esforço muscular.   Essa e uma das ideias fundamentais da administração que resulta da eficiência do trabalho e não da maximização do esforço.   A questão não é trabalho duro, depressa  e nem bastante ,mas de forma inteligente gerante benefícios e mais salários .

 

 A importância de weber na administração

Max weber demonstrou como o progresso da civilização no ocidente foi por uma redução a lógica da vida social. A modernidade não so deriva  da  diferença da economia capitalista e do estado, mas também de uma nacional cultura . A presença do pensamento de weber nos estudos organizacionais se da no caso brasileiro a partir de três frentes principais a da absorção dos processos analisticos  weber com sua gestão de trabalho nas organizações . O entendimento do trabalho e da forma de administra-lo  a partir da distinção entre o valor do entendimento para o mal estar do trabalho contemporâneo privano seu caráter  .para weber a institucionalidade da racionalidade não leva ao progresso ,mas a unificação sistemática de tudo que é controlaves . Leva a emergenvia de esferas separada da ciência, da estética e dos valores morais,cada uma uma delas constituindo uma lógica clara interna própria,e a consequência perda de significado cultural decorrente da  fragmentação das esferas cognitiva ,estética e moral do trabalho

Weber sustentou que o processo histórico é rígido por uma serie difusa de elementos não racionais . Que a realidade é fragmentada e desconexa.  Desenvolve grande parte de processo tentando dar sentido numa só orientação a essa realidade de forma que o racionalismo ,como processo histórico,é uma contradição em si mesmo e nenhum elemento unifico,incluindo o materialismo histórico, é suficiente para explica como a evolução social acontece.  O processo é multidimensional,constituída um erro reduzida para uma única dimensão . Suas teorias valores podem ser burocrática ,mas com estrutura administrativa formando um capitalismo moderno no pais, tem como dimensão formal.mas não seria possível sem os valores,a pragmática e as teoria que coformam o capitalismo moderno. Por outro lado,as racionalidades se contrapõem. A racionalidade substantiva se opõe a forma de tal conflito organizacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (40.3 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com