TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administracao

Por:   •  8/5/2015  •  Artigo  •  677 Palavras (3 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 3

Etapa 3

A Taxa Selic:

Taxa Selic também conhecida como taxa básica de juros da economia brasileira. É a segunda menor taxa de juros da economia (a menor é a TJLP) (Taxa de Juros de longo Prazo), serve de referência para economia brasileira. Ela é usada nos empréstimos feitos entre os bancos e também nas aplicações feitas por estas instituições bancaria em títulos públicos federais, usada pelo governo como forma de controlar a inflação, essa taxa consiste em uma média de juros na qual é definida pelo COPOM (Comitê de Política Monetária do Banco Central do Brasil).

A Selic é também usada como referência de juros para empréstimos e financiamento, lembrando que a Taxa Selic não é utilizada para empréstimos e financiamento na ponta final (pessoas físicas e empresas). Os bancos tomam dinheiro emprestado pela Taxa Selic, sendo que, ao realizar um empréstimo para seus clientes a taxa de juros bancários é muito maior. Isso só ocorre, pois os bancos embutem seu lucro, custos operacionais correndo o risco de não obter de volta o valor emprestado.

A maior taxa Selic que o Brasil já teve desde 1996 foi de 45% entre 05/03/1999 e 24/03/1999.

A menor taxa de juros da economia brasileira é a TJLP ( Taxa de Juros de Longo Prazo. Atualmente (março de 2015) ela está em 5,5% ao ano. Definida pelo Banco Central do Brasil e divulgada trimestralmente, esta taxa é usada, principalmente, nos empréstimos pelo BNDES ao setor produtivo. Quando a taxa Selic aumenta os juros repassados aos consumidores também aumentam, pois o credito diminui. Quando a taxa Selic diminui os juros repassados aos consumidores diminuem, pois a uma maior credito para circulação.

O Banco Central do Brasil é responsável pela regulação da Selic Taxa SELIC  atualizada 7,25% a.a.

Taxas Selic de 16/03/2015 a 16/03/2015

Data

Taxa (%a.a.)

Fator diário

Base de cálculo (R$)

Estatísticas

Média

Mediana

Moda

Desvio padrão

Índice de curtose

16/03/2015

12,65

1,00047279

418.644.750.916,37

12,65

12,64

12,65

0,02

1.203,71

Informações Sobre as Técnicas de Investimentos:

Existem diversas técnicas de investimento, das mais simples as mais sofisticadas, porém, destacam-se três principais, as quais são as mais utilizadas e disseminadas:

  • Período de Retorno (PAYBACK)
  • Valor Presente Liquido (VPL)
  • Taxa Interna de Retorno (TIR)

Período de Retorno (payback)

O payback determina o período de tempo necessário para que a empresa recupere o valor inicialmente investido. Este método é utilizado pelas pequenas empresas, devido a sua facilidade de calculo o método do payback tem como pressuposto avaliar o tempo que o projeto demorar para o retorno o total de investimento inicial. Quanto mais rápido o retorno, menor o payback e melhor o projeto.

O método da payback pode ser aplicado tanto a projetos únicos quantos projetos concorrentes, uma regra básica quanto mais tempo à empresa precisar esperar para recuperar o investimento, maior a possibilidade de perda. Por outro lado, quanto menor o período de payback, menor será a exposição da empresa aos riscos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (94.9 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com