TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administracao

Por:   •  28/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.250 Palavras (5 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 5

Como proposto, fizemos uma pesquisa na Farmácia Saúde a fim de descobrir como os seus donos lidam com os desafios que são apresentados no dia – a - dia. Neste trabalho, pretende-se dissertar sobre o universo que gira em torno dessa organização para a conquista do sucesso. Sendo exemplificado em quatro contextos: Administrativo, Econômico, Contábil e Matemático.

Vejamos agora de forma mais profunda cada um destes contextos.

2.1 Contexto Administrativo

Situada na Praça Manoel Pantaleão S/N Pintadas - BA, a Farmácia Oliveira Ramos Ltda., foi criada em Janeiro de 2010, pelos colegas Milton Ramos e Odiley Oliveira – ambos graduados em administração - tendo como principal foco a satisfação do cliente e o compromisso com a saúde da publica. A ideia do comércio surgiu de ambas as partes que já tinham em mente esse projeto e quando um expôs para o outro acabou virando uma sociedade entre os dois. A empresa é de pequeno porte, com três funcionários, entre eles um farmacêutico de que se responsabiliza pelos controles da farmácia, e tendo com gerentes os proprietários Odiley e Milton. O horário de funcionamento é de Segunda à Sábado das 07h40min às 20h00min e aos domingos de 08h00min as 13h00min.

Na visão do proprietário Milton Ramos, para a melhoria de resultados de sua empresa seria necessária à implantação de informatização do estabelecimento e da continuidade aos treinamentos e capacitação de seus funcionários para um melhor aproveitamento na sua organização.

Segundo o pesquisado, a abordagem teórica utilizada pelos gerentes da organização é a Neoclássica, pois assim como a teoria, os focos principais para os gestores é a ênfase nos princípios gerais de administração, estabelecimentos de normas administrativas como objetivo de buscar soluções práticas e a partir dos princípios gerais, como planejar, organizar, dirigir e controlar, eles orientar suas ações de maneira flexível, adequando os princípios gerais aos diferentes tipos de desafios.

Depois de observarmos a empresa, chegamos à conclusão de que os gestores poderiam aplicar uma teoria de administração mais moderna em sua organização e das mais modernas teorias, a que mais se encaixa no perfil da empresa em estudo é a abordagem Gestão pela Qualidade Total. Vista como filosofia que deve ser aplicada a toda organização, independente da área e nível hierárquico, exigindo da alta administração, comprometimento e apoio, a gestão pela qualidade total é motivada pelo constante aprimoramento e respostas as necessidades e expectativas do consumidor e suas principais características são: Foco intenso no cliente; Preocupação pelo aprimoramento constante; Aprimoramento na qualidade de tudo o que o que a organização faz; Mensuração precisa; Participação ativa dos funcionários.

E como toda abordagem, a Gestão pela Qualidade Total tem em seus principais objetivos melhorias na qualidade do produto; redução de perdas e de custos de operação; maior satisfação dos empregados em relação ao trabalho e à empresa; base concreta para retrabalhos e para inspeção.

Em resumo, como escreveu Thomas J. Barry, “Gestão pela Qualidade Total é uma jornada, não um destino. É um processo sistêmico, estratégico, para a excelência organizacional”.

2.2 Contexto Econômico

A Farmácia Oliveira Ramos – fantasia, Farmácia Saúde- atua no setor terciário no ramo de farmácia e perfumaria, tendo com perfil de clientes, mulheres entre 30 e 40 anos com grau de escolaridade de nível médio a superior, com exigência por medicamentos de referência e por produtos que já conhecem e usam e não optam por conhecer novas marcas.

As formas de vendas mais utilizadas são à vista e à prazo para 30 dias, com uma margem de 50% para cada tipo de venda, como se trata de uma empresa de pequeno porte e que esta atuando em uma cidade pequena, não fornece produto a outras empresas.

Os principais fornecedores da empresa são: Distribuidor Farmacêutico Panarello, Distribuidor farmacêutico Santa Cruz, Nazaria Distribuidor farmacêutico e o ProFarma Distribuidora, a forma de pagamento utilizada varia de 30 a 60 dias.

Como se trata de uma cidade pequena que tem mais farmácias, a concorrência existente, na visão dos sócios, é uma concorrência saudável, pois se trata de empresas de mesmo porte e acabam atuando como parceiras ao invés de concorrentes, porque se não fosse assim ficaria difícil um único estabelecimento atender a toda demanda e exigência dos consumidores.

A definição do preço na farmácia é decidida com base no guia eletrônico disponibilizado pelo ministério da saúde, onde os preços estão catalogados em três partes: o preço bruto do medicamento, os impostos e o preço sugerido. Com essas informações, é que decide qual vai ser o preço final.

Na compra a vista sempre tem desconto só que depende de qual tipo de medicamento esta levando, se for um genérico, o desconto pode ser de até 8%, os similares tem descontos de ate 10%. Já os medicamentos de referência chegam até 5%.

2.3 Contexto Contábil

Sabendo que a Contabilidade é uma ciência que fornece informações úteis para tomada de decisões da empresa, verificamos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (52.6 Kb)   docx (572.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com