TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administracao

Por:   •  13/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  647 Palavras (3 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 3

                                          Agronegócios Conceitos e Dimensões

     No início da civilização os homens criaram em bandos e não se importavam em plantar seus alimentos, viviam da pesca e caça. Como a população humana era mínima em comparação a de hoje tenha terra para sua sobrevivência e por isso era nômades, pois não necessitava da plantação e criação de animais para sobreviver. A natureza disponibilizava tudo que precisava.

      Com o passar do tempo, viam as novas descobertas, como a plantação e a domesticação de animais, onde as pessoas não necessitavam de mudar de um lugar para o outro. Nessa época criavam-se as primeiras comunidades, onde começaram a fazer troca de produtos. Assim começando a comercialização.

       Com o aumento da população nas cidades, provocou um alto índice de produtividade na área da agropecuária, possibilitando o aumento da produção. E com o avanço da tecnologia que vem ajudando bastante. Hoje o número de máquinas existentes aumentaram, proporcionando as pessoas oportunidades de trabalho na área rural.

      Para melhor entendimento do agronegócio foram apresentados alguns pontos que diferenciam da produção de outros bens manufaturados. Sazonalidade de produção. Como todo sabem a terra gira em torno do sol, ou seja a agropecuária depende das condições climáticas de cada região para a produção de todos os produtos é o famoso chamado de safra e entre safra, esses fatores podem influenciar as variações de preços, necessitam de infraestrutura adequada entro todos.

      Os fatores sociológicos como doenças e pragas podem diminuir as quantidades e prejudicar a qualidade de seus produtos. A periocidade de alimentos, também é uma preocupação dos agricultores, pois cada produto possuem uma forma diferente de serem armazenados, é uma verdadeira correria contra o tempo, para distribuir os produtos.

     Todos estes fatores citados acima, nos mostram claramente que o agronegócio não é só plantar e criar animais, é algo muito mais ale do que isso, necessitam de grandes decisões nas quais autoridades públicas e privadas, formulam políticas e estratégicas com maior previsão e eficiência. No entanto é citado três termos interessantes de uma visão sistêmica do agronegócio. Antes do porteira: que são basicamente seus fornecedores de insumos ou serviços (Maquinas, sementes), dentro da porteira. Que é formado pelo conjunto de atividades (manejo do solo, irrigação, colheita) e por último após a porteira que refere-se ao armazenamento industrializado).

        O sistema agroindustriais foi evoluindo durante os anos. Com isso houve a divisão dos sistema agroalimentar que resume a produção de produtos alimentares, e sistema agroindustrial não alimentos produção de materiais (couro, papel, etc.). A visão sistemática do agronegócio trouxe várias vantagens para produção, ou seja, pode-se criar estratégias para cada tipo de produção mantendo um número de maior qualidades dos produtos.

      A cadeia produtiva age de forma interligadas com todas as áreas de forma que possibilitam maior êxito nas ações. As cadeias produtivas impulsionam ainda mais o agronegócio pois elas são atividades ligadas as necessidades de produção tecnológica. Foi o termo Cadeia de valor é dado a um conceito mais amplo, onde agregam todas as fases, (comercialização, distribuição) ou seja, agregando valor ao produto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (30.8 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com