TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administracao

Por:   •  29/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.200 Palavras (5 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        DESENVOLVIMENTO        

2.1        ETAPA 1        

2.2        ETAPA 2        

2.2.1        ELES ENTENDEM QUE A GESTÃO DE CUSTOS DE FATO CONTRIBUI PARA UM MELHOR RESULTADO NA ENTIDADE NA QUAL TRABALHAM?        

2.2.2        QUE TIPOS DE AÇÕES PRÁTICAS ELE PODE CITAR COMO SENDO PRATICADAS PELA ENTIDADE NA BUSCA DE UMA MELHOR GESTÃO DE CUSTOS?        

2.2.3        QUAL A SUA CONCLUSÃO SOBRE A RESPOSTA DO ENTREVISTADO? COMO É A GESTÃO FINANCEIRA DA ENTIDADE?        

3        CONSIDERAÇÕES FINAIS        



  1. INTRODUÇÃO

O trabalho ora apresentado tem como objetivo principal a compreensão do processo de gestão financeira, para que se possa implementar ferramentas de acompanhamento e controle financeiro  na prática do trabalho.

Para o alcance do objetivo, este trabalho divide-se em duas etapas, sendo a primeira composta por uma revisão dos conteúdos discutidos nas disciplinas do semestre objetivando a fixação de alguns dos principais conceitos e temas abordados por cada uma; Já a segunda etapa é composta de pesquisa de campo realizada no Distrito Sanitário Especial Indígena do Tocantins. Tal pesquisa buscou verificar como um funcionário do órgão entende sobre gestão financeira.

Ao final do trabalho, são apresentadas as considerações finais do trabalho


  1. DESENVOLVIMENTO
  1. ETAPA 1

        De acordo com Horngren, Foster e Datar (2004), custo é “[...] recurso sacrificado ou de que se abre mão para um determinado fim”.

        Existe uma área da contabilidade destinada a tratar da gestão econômica dos custos, tal área denomina-se contabilidade de custos e de acordo com Leone, (2000, p. 19-20):

a contabilidade de custos é o ramo da contabilidade que se destina a produzir informações para os diversos níveis gerenciais de uma entidade, como o auxílio às funções de determinação de desempenho, de planejamento e controle das operações e de tomada de decisões.

        Para Hansen e Mowen (2009), as informações de custo são utilizadas para tomada de decisão interna e externa, mensuração e monitoramento de desempenho em todos os níveis da empresa, medindo e analisando a lucratividade por meio da alocação de custos às atividades e produtos utilizados no processo organizacional.

        Sabendo disso, no contexto das entidades de saúde a gestão de custos torna-se extremamente essencial já que os recursos são limitados e a demanda das necessidades de saúde é crescente. Dessa forma, faz-se necessário que se tenha o maior número de informações possíveis sobre os custos para que se possa tomar decisões de destinação de recursos.

        A gestão financeira é muito importante para as áreas de saúde, de acordo com Del Nero (1995, p. 8) a economia em saúde:

[...]tem por objetivo a otimização das ações de saúde, ou seja, o estudo das condições ótimas de distribuição de recursos disponíveis para assegurar à população a melhor assistência à saúde e o melhor estado de saúde possível, tendo em conta meios e recursos limitados

        Da mesma forma a matemática financeira também é importante para as áreas de saúde, pois ela está presente em todos os campos da vida, ela está nas finanças pessoais, empresariais, nos investimentos, nos planejamentos financeiros, nas avaliações de crédito, etc.

Por definição ela é o ramo da matemática que tem como objeto de estudo o comportamento do dinheiro ao longo do tempo, procurando quantificar as transações do universo financeiro considerando a variável tempo.

Os conhecimentos de matemática financeira na área de saúde são importantes na hora de tomar decisões, por exemplo com relação as taxas de juros vigentes na compra de produtos hospitalares, empréstimos, financiamentos das entidades de saúde, taxas de planos de saúde, dentre tantas outras.

  1. ETAPA 2

Para o desenvolvimento da etapa 2, foi realizada uma entrevista com a servidora Mariana Pereira Marques, a mesma é agente administrativo e exerce a função de chefe de gabinete no Distrito Sanitário Especial Indígena do Tocantins – DSEI/TO, órgão ligado ao Ministério da Saúde, por meio da Secretaria Especial de Saúde Indígena. O DSEI/TO é responsável pela atenção básica a saúde dos povos indígenas do Tocantins.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (124.5 Kb)   docx (26.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com