TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administracao

Por:   •  6/11/2015  •  Seminário  •  314 Palavras (2 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 2

GERDAU S/A

Pela leitura e análise do Artigo da revista EXAME foi constatado que a Siderúrgica GERDAU é reconhecida pela eficiência na gestão de seus negócios. A organização hoje é uma multinacional e atua em 14 países, dentre eles o Brasil. Mas apesar do tamanho e da eficiência ela vem apresentando alguns problemas em sua gestão financeira (com tensão maior sobre seus acionistas minoritários), causando graves consequências para a organização.

A Gerdau é uma sociedade anônima, que nos últimos meses vem passando por conflitos entre a família GERDAU e os acionistas minoritários, que teve como estopim o financiamento feito em nome da organização pelo grupo familiar para fins pessoais, além de um crédito de R$ 802 milhões da empresa ELETROBRÁS, cujos acionistas nem sabiam da existência. Como consequência desses e outros problemas houve uma queda no valor das ações da empresa.

Neste cenário a empresa feriu os princípios da governança corporativa, pois não agiu com transparência com os acionistas, com isso, não disponibilizou as informações que seriam fundamentais para as partes interessadas (shareholders), pois ocultou dados de suas movimentações, o que gerou desconfiança nos acionistas e consequentes quedas em suas ações.

Além da transparência, a GERDAU feriu o principio de prestação de contas (accountability), pois não foi mostrado em seu balanço o crédito a receber da ELETROBRÁS, também gerando desconfiança dos acionistas e perca de credibilidade. Outro principio que foi desrespeitado pela organização foi o de equidade, uma vez que trataram os acionistas com atitudes ou politicas discriminatórias, criando assim uma falta de credibilidade com os minoritários.

Após a leitura e entendimento do texto pode-se constatar que o grupo GERDAU, apesar de ser uma das maiores empresas do Brasil e ser conhecida pela sua eficiência acabou pecando por não dar a devida atenção aos minoritários. Essa atitude acarretou uma perca de valor das ações da organização além de gerar grande descontentamento e insegurança por parte dos acionistas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (41.1 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com