TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administraçao de Produçao e Operaçoes

Por:   •  31/1/2017  •  Seminário  •  589 Palavras (3 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 3

Administração de produção e operações: Estudo dirigido 1

Questão 1: Os elementos que compõe o ambiente de produção em uma organização são marketing, contabilidade e finanças, desenvolvimento de produtos e serviços, recursos humanos, compras e engenharia/suporte técnico.

A importância do marketing para a produção é que, hoje, o mercado é mais competitivo do que nunca, a produção tem a responsabilidade de criar o produto dentro de determinadas especificações de custo, qualidade e tempo e o marketing promove, distribui e vende-o, o marketing estimula o consumidor na compra do produto. A contabilidade tem como objetivo coletar, classificar e registra os dados operacionais das diversas atividades da organização, se destina a produzir informações para diversos níveis gerenciais de uma organização, como auxílio às funções de determinação de desempenho, e de planejamento e controle das operações e custos, e de tomada de decisões. O desenvolvimento de produtos e serviços é fundamental para o nascimento e crescimento de qualquer organização, pois a organização se desenvolve a partir da venda de algum produto/ serviço. Os recursos humanos possui uma grande responsabilidade na formação dos profissionais, e tem o objetivo de desenvolver e colaborar para o crescimento da instituição e do próprio profissional, ocorre através da participação, capacitação, envolvimento e desenvolvimento de funcionários de uma empresa. As compras tem pôr finalidade suprir as necessidades de materiais ou serviços, planejá-las quantitativamente e satisfazê-las no momento certo com as quantidades corretas, verificar se recebeu efetivamente o que foi comprado e providenciar andamento. A engenharia é importante porque adota alguns procedimentos para facilitar o trabalho, melhorar técnicas de produção e ajustar atividades financeiras, logísticas e comerciais, além disso, especifica, prevê e avalia os resultados obtidos na organização.

Questão 2: As quatro dimensões que são utilizadas para distinguir as diferentes medidas na administração são os 4V´s: Volume de inputs, Variedade de outputs, Variação da demanda de outputs e Visibilidade.

Volume: Em sistemas de grande volume de produção há um alto grau de repetição de tarefas, possibilitando a especialização de trabalhadores, e a sistematização do trabalho. Isso significa que o custo unitário é mais baixo, por que os custos fixos são divididos por um maior número de produtos.                                                                                  Variedade: esse tipo de classificação de refere aos produtos singulares e padronizados, é um processo produtivo mais complexo, pois possuem um alto nível de customização, os produtos possuem uma qualidade maior, tendo como consequência, preços mais altos. Variação da demanda: ocorre de acordo com a variação da demanda, que pode ser alta ou baixa (tem a ver com a sazonalidade), quando a demanda é maior, a empresa se prepara utilizando a contratação de profissionais temporariamente, nesse período de alta demanda os produtos são encontrados com facilidade e o preço é menor, quando a demanda é baixa, os produtos são difíceis de serem encontrados e o preço é maior.               Visibilidade: é a visão que os consumidores possuem da produção final, exige funcionários qualificados para interagir com o público, pois quanto maior o grau de contato do produto com o consumidor, melhor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (58 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com