TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração: A Empresa Entrevistada, MS HOPITALAR

Por:   •  14/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.684 Palavras (11 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 11

Introdução

        O objetivo deste trabalho é expor a aplicação de todo conteúdo ministrado neste primeiro semestre do curso de Bacharelado em Administração de Empresas pela UNOPAR.

        O administrador nos dias atuais tem o desafio de aplicar todo o seu conhecimento, com o objetivo de alcançar de maneira eficiente e eficaz, os objetivos que lhe são propostos pelas organizações.

        Fez-se então um estudo em forma de entrevista com a empresa MS HOSPITALAR que atua no ramo comercial de distribuição de medicamentos e materiais hospitalares. Veremos como são aplicados os fundamentos estudados, tais como: teoria clássica, teoria científica, teoria das relações humanas, comunicação e linguagem organizacional, o estudo do homem, sociedade e cultura e comportamento organizacional.

Esperamos que o resultado seja satisfatório, pois o que se espera de nós, como futuros administradores, é aplicarmos realmente tudo que aprendemos no decorrer do curso.

2 – UM BREVE HISTÓRICO

        A empresa entrevistada, MS HOPITALAR que está cadastrada com a razão social MS HOSPITALAR LTDA e com o nome fantasia MS HOPITALAR, começou suas atividades em 19 de março de 2012, constituindo através dos sócios, uma empresa de distruibuição de medicamentos e materiais hospitalares.

        Os sócios começaram no ramo de medicamentos e materiais hospitalares no ano de 2001 como representantes comerciais, e com o conhecimento adquirido no ramo, decidiram abrir um negócio próprio, buscando assim novos horizontes.

        Hoje a empresa conta com 27 funcionários registrados, e gera 18 empregos indiretos.

        A MS HOSPITALAR enquadra-se hoje como uma empresa de médio porte, em que seu faturamento anual varia de R$ 16 a R$ 90 milhões de reais.  

        

         

3 – ANÁLISE ORGANIZACIONAL

3.1 – UM COMPARATIVO ENTRE: TEORIA CLÁSSICA X TEORIA CIENTÍFICA

        Em entrevista feita com a empresa MS HOSPITALAR, notamos que a teoria científica de Taylor e a teoria clássica de Fayol é bem presente em alguns métodos utilizado por eles.

          O critério para contratação é sempre com a análise de currículo e entrevista.

O planejamento vem de acordo com a necessidade da empresa. Na admissão, são contratadas pessoas que se enquadram na função que precisam e a especialização da maioria das pessoas já vem devida sua experiência, sendo necessário apenas adequação do funcionário à política da empresa.

 Tabela 1 - Forma organizacional em relação à definição de cargos e salários:

Cargo

Salário

Recepcionista

Sindicato

Estoquista

Sindicato

Entrada de mercadoria

Sindicato

Expedição de mercadoria

Sindicato

Encarregado pelo deposito

Sindicato

Vendedores

Sindicato + comissão

Motorista

Sindicato

Gerentes

De acordo com a responsabilidade e competência

Departamento de compra

De acordo com a responsabilidade e competência

Faturamento

De acordo com a responsabilidade e competência

Financeiro

De acordo com a responsabilidade e competência

          É utilizada por eles a padronização do sistema, principalmente nos departamentos como faturamento e expedição. Usam um fluxograma dos serviços, pois existe uma rotina que deve ser acompanhada de perto.

        Na empresa existem alguns tipos de serviços que demandam tempo e outros são executados com maior rapidez e facilidade, mesmo selecionando e qualificando. O funcionário que fica ocioso, devido esse tempo mais flexível pode ser aproveitado em outras funções.

         É feita a supervisão das rotinas de trabalho, ou seja, se cada departamento está fazendo corretamente aquilo que lhe compete. Se forem no departamento de vendas, se estão vendendo de acordo com a política da empresa: desconto, prazos, etc. Se é na expedição de mercadorias, se estão sendo embaladas corretamente, se está bem identificada para o destino correto, evitando, de nossa parte, que seja extraviada. Se é do departamento de compras, é verificado se a compra está sendo feita de modo que haja uma boa margem de negociação nas vendas, pois se não houver uma boa margem, se perde na hora de vender o produto. Se é no departamento financeiro, existe um acompanhamento se as duplicatas que devem ser pagas, estão sendo pagas em dia, evitando juros e multas, e também se o cliente está pagando em dia, se está aumentando a liquidez ou a inadimplência e etc. A satisfação e a insatisfação do cliente, vêm do feedback ou do pós vendas.

         Mesmo a rotina de trabalho sendo bem flexível adotou um tempo para execução da ginástica laboral, que leva em torno de 15 a 20 minutos todas as segundas, quartas e sextas, com auxílio de uma funcionária capacitada.

         Para que o funcionário produza cada vez mais, o incentivo vem do ambiente acolhedor e do conforto na área de trabalho, propiciando a liberdade de pensamentos. A empresa está sempre ouvindo as sugestões e críticas, mas acima de tudo, verificando o que é realmente relevante para todos.

3.2 – ORGANIZAÇÃO DO SISTEMA COMUNICACIONAL DA INSTITUIÇÃO

A comunicação é o esforço para compreender e ser compreendido pelos outros, é a chave para podermos decifrar o que as pessoas querem dizer, de sermos decifrados por elas e sermos capazes de planejar aquilo que pretendemos transmitir aos demais.

Quando nos referimos ao processo comunicacional das organizações, subentendemos aqueles elementos básicos que o constituem: fonte, codificados, perspectivas mais criticas, capazes de incorporar atitudes inovadoras e coerentes com os anseios da sociedade moderna.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)   pdf (117.2 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com