TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração. DEFINIÇÃO DE PLANEJAMENTO

Projeto de pesquisa: Administração. DEFINIÇÃO DE PLANEJAMENTO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2014  •  Projeto de pesquisa  •  520 Palavras (3 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é a aprendizagem da Gestão Administrativa, do qual identifica as funções do administrador: PLANEJAMENTO, ORGANIZAÇÃO, DIREÇÃO, CONTROLE.

Veremos que a administração compreende no processo de planejar, organizar, dirigir e controlar os esforços realizados pelos membros da organização para alcançar objetivos estabelecidos.

Sem planos os administradores encontrariam bastantes dificuldades na sua liderança e tornaria-se um exercício sem consistência, o que consequentemente afetariam toda a organização.

Pode-se concluir que o planejamento é um processo complexo e abrangente, que envolve uma série de elementos que se superpõe.

DEFINIÇÃO DE PLANEJAMENTO

O planejamento lida com o futuro. Começa com a determinação dos objetivos e detalha os planos necessários para atingi-los com eficiência e eficácia. Assim, planejar significa definir os objetivos e escolher antecipadamente o melhor curso de ação para alcançá-los com o mínimo de esforço e custo. O planejamento define onde se pretende chegar, o que deve ser feito para tanto, quando, como e em qual sequencia.

O planejamento é uma técnica para absorver a incerteza sobre o futuro e permitir maior consistência no desempenho das organizações. Aliás, o planejamento envolve várias formas de lidar com a mudança e com a incerteza que ela trás consigo.

CONCEITOS DE MAXIMIANO

Planejamento é a atividade de se definir um futuro desejado e de se estabelecer os meios pelos quais este futuro será alcançado. Trata-se essencialmente de um processo de tomada de decisões, caracterizado por haver a existência de alternativas. Em outras palavras, Planejamento é o desenvolvimento sistemático de programas de ação destinados a alcançar objetivos de negócio estabelecidos de comum acordo por meio de análise da avaliação e da seleção das oportunidades previstas.

TIPOS DE PLANEJAMENTO

Segundo Maximiano. “Dependendo da abrangência e do impacto que têm sobre a organização, os planos podem ser classificados em três níveis principais: estratégicos, funcionais e operacionais”.

 Planejamento estratégico: é um processo gerencial que diz respeito à formulação de objetivos para a seleção de programas de ação e para sua execução, levando em conta as condições internas e externas à empresa e sua evolução esperada. Também considera premissas básicas que a empresa deve respeitar para que todo o processo tenha coerência e sustentação.

 Planejamento funcional: No planejamento funcional, o departamento desenvolve uma série de planos de ação viáveis para implantar a estratégia de divisão, ao passo que a divisão seleciona considerando seus objetivos o subconjunto de programas a serem executados e coordena os planos de ação dos departamentos funcionais.

 Planejamento operacional: é o planejamento dos meios e recursos a serem utilizados para a realização de objetivos. O planejamento operacional pode ser feitos em etapas, que é um procedimento sistemático eficiente.

CONCEITOS DE IDALBERTO CHIAVENATO

O planejamento é a primeira das funções administrativas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com