TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração - FILOSOFIA E ÉTICA

Por:   •  3/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  935 Palavras (4 Páginas)  •  1.287 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2][pic 3]

Faculdades Integradas UPIS

Trabalho do curso de

graduação em  

Administração

FILOSOFIA E ÉTICA

Professor (a): Ailton do Almo Rodrigues

[pic 4][pic 5]

JOSEANE DA SILVA NASCIMENTO

PATRÍCIA PEREIRA MUNIZ

RAYANA FELIX MACEDO

Trabalho apresentado à disciplina Filosofia e Ética do curso de graduação de Administração da Faculdade Campus I – UPIS.

Professor: Ailton do Almo Rodrigues

Brasília

2015

ESTUDO DE CASO

Um rapaz namora, há tempos, uma moça de quem gosta muito e é por ela correspondido. Conhece outra. Apaixona-se perdidamente e é correspondido. Ama duas mulheres e ambas o amam. Pode ter dois amores simultâneos, ou estará traindo a ambos e a si mesmo? Deve magoar uma delas e a si mesmo, rompendo com uma para ficar com a outra? O amor exige uma única pessoa amada ou pode ser múltiplo? Que sentirão as duas mulheres, se ele lhes contar o que se passa? Ou deverá mentir para ambas? Que fazer? Se, enquanto está atormentado pela decisão, um conhecido o vê ora com uma das mulheres, ora com a outra e, conhecendo uma delas, deve contar a ela o que viu? Em nome da amizade, deve falar ou calar?

  1. Pode ter dois amores simultâneos, ou estará traindo a ambos e a si mesmo?

Não, uma pessoa não pode ter dois amores simultâneos, por mais que essa situação seja mais comum do que se imagina. O que pode acontecer é pessoa sentir um sentimento de atração pela outra pessoa e não amor. Muitas pessoas sentem-se confusas devido a essa situação de forte conflito. Coisas diferentes podem te atrair nas duas pessoas, pode ser a aparência, o jeito de sorrir, os gostos, as ideias, ou qualquer outra coisa que você curta, que te chame atenção, mas que não se encontram no mesmo ser. Isso acontece porque em seu relacionamento atual, mesmo sendo forte e profundo, há uma falta. Porém, isto não te dá o direito de ficar com as duas.

Para considerar esse comportamento uma traição, é preciso levar em conta o tipo de relação que se tem, que tipo de relacionamento em que você está envolvido, qual é o contrato, ainda que implícito, que rege a sua relação. Existem relações mais abertas e bastante honestas, em que as pessoas se permitem ouvir os próprios desejos e ter eventuais casos extraconjugais, sem sair do relacionamento fixo em que estão. Porém, a maioria dos relacionamentos é mais convencional, com um pressuposto de monogamia, e nesse caso isso seria considerado traição.

  1. Deve magoar uma delas e a si mesmo, rompendo com uma para ficar com a outra?

Mesmo com essa situação de conflito entre seus sentimentos e os sentimentos de outras pessoas envolvidas, o que se deve fazer é procurar honestamente compreender o que é que faz sentido para você, em sua relação atual, qual relação você mais admira e tem maior afetividade, e o que é que te atrai tanto nessa outra pessoa. É preciso encontrar clareza suficiente para poder estar em paz com você mesmo para, num segundo momento, tomar a melhor decisão, mesmo que envolva algum nível de sacrifício.

Após essa compreensão, você deverá escolher ficar com a que realmente ama, mesmo que alguém saia magoado. Nossas dúvidas quanto à decisão a tomar não manifestam apenas nosso senso moral que se referem a nossos sentimentos e ações, mas também põem à prova nossa consciência moral, pois exigem que decidamos o que fazer e que justifiquemos para nós mesmos e para os outros as razões de nossas decisões e que assumamos todas as consequências delas, porque somos responsáveis por nossas opções.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (125.8 Kb)   docx (17.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com