TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração FORDISMO FORA DA INDUSTRIA Como o Fordismo é visto no ambiente Informal

Por:   •  12/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.158 Palavras (5 Páginas)  •  523 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 Fundamentos e Teoria Organizacional 4

2.1.1 Título Nível 3 – Seção Terciária 4

2.1.2 Título nível 4 – Seção quaternária 4

2.2. Comunicação e Linguegem – Seção quinária 4

2.2.1 EXEMPLO DE GRÁFICO 5

2.2.2 EXEMPLO DE FIGURA 5

2.3 EXEMPLO DE QUADRO 6

2.3 .1EXEMPLO DE TABELA 6

2.3.2 ad ........................................................................................................................6

2.4 Comportamento Orgazacional................................................................................6

2.4.1.............................................................................................................................6

2.4.2.............................................................................................................................6

4 CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS 8

APÊNDICES 9

APÊNDICE A – Instrumento de pesquisa utilizado na coleta de dados 10

ANEXOS 11

ANEXO A – Título do anexo 12

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como o objetivo abordar alguns temas sobre o Fordismo nas atualiades, como por exemplo as caracteristicas do fordismo informal, ou seja o fordismo fora das industrias, pretendo tambem visar sobre os tres principios de Henry Ford que foram muito importante no decorrer de sua carreia.

Não esquecendo tambem de falar sobre os processos comunicativos que são usados nas empresas, os avanços da tecnologia, a flexibilidade e a privatização na relação com o emprego.

2 DESENVOLVIMENTO

Desde os idos mais remotos da humanidade, mesmo nas sociedades mais primitivas ou mesmo entre os animais, a busca pelo alívio da dor e pela cura das doenças sempre foi tentada.

Entretanto, a história demonstra que a sociedade, ao adquirir algum grau de desenvolvimento, conhecendo melhor o organismo, suas enfermidades e tratamentos, trata de normatizar a formação dos médicos e disciplinar o exercício da Medicina (SOUZA, 2001, p. 39).

2.1 FUNDAMENTOS E TEORIA ORGAZACIONAL

2.1.1 Os tres principios de ford nas organizações modernas

Sabemos que Henry Ford foi um dos maiores contribuiodores da Administração Moderna. Ele iniciou sua carreira sendo apenas um simples mecanico, e depois de algum tempo se tornou um engenheiro chefe na fabrica “Ford Motor Company”.

O seu maior sucesso no Brasil foi um Ford Modelo T, que ficou conhecido como Ford de Bigode. Ele começou a ser produzindo a partir do dia 1º de outubro de 1908.

Em 1913 a fabrica de Ford ja produzia 800 carros por dia, com a linha de montagem que ele mesmo montou. Ford criou o sistema de estrutura , que movimentava os carros para que cada operario realizasse a sua tarefa sem preisar se locomover, ou sair de seu local.

Os tres principios basicos de sua carreira foram; Principio de intensificação ou seja, diminuição do tempo de produção e rapida colocação no mercado de trabalho; Principio de economicidade que reduzia ao minimo o volume do estoque da materia prima em tranformação para asim recuperar rapidamentre custos com materia prima e salarios por exemplo e o Principio da Produtividade que visa aumentar a capacidade de produção do homem ao mesmo periodp (produtividade) por meio da especialização.

E hoje as empresas não são diferentes, os principios de Ford ainda são usados. Nas atualidades as Industrias são movidas por maquinas, assim diminuindo o tempo de trabalho, por exemplo; o que uma operario faria em um dia inteiro de tabalho, uma maquina faz em minutos, fazendo com que a empreza produza bem mais em menos tempo, e tambem fazendo com que o operario se movimente menos, o que podemos considerar o primeiro principio de Ford.

O outro principio seria as produções por encomenda. Antes mesmo de ser produzido determinado produto ele ja esta praticamente vendido, assim evitam o prejuizo com grandes estoques, isso podemos considerar o segundo principio de Ford.

E com a grande busca das empresa de operario com esperiencia, podemos considerar o terceiro principio de Ford, pois as empresas de hoje, busca capacitar seus operarios para assim ele cumpra os seus serilos com efiencia e eficacia, para que a empresa produza caa vez mais, e é claro, tenha muito mais lucros e menos prejuizos.

2.1.2 A busca da eficiencia no Fordismo Informal

O texto “ DA ROTINA A FLEXIBILIDADE: ANÁLISE DAS CARACTEISCAS DO FORDISMO FORA DA INDUSTRIA” tras como ‘Fordismo Informal’ os vendedores ambulante os semafaros que utilizam slgumas caracteristicas do fordismocomo rotina e o controle do tempo como estrategia para aumentar as vendas.

Poderiamos consideram tambem como ‘Fordismo Informal’ os lavadores de carro de uma LAVA A JATO, que tambem precisam calcular o tempo para que assim possa lavar cada vez mais carros.

Cada funcionario fica com uma função, por exemplo: um esfrega, o outro enxagua e o outro seca, mais tem que ser tudo muito eficiente, porque enquanto o o que enxagua esta enxaguando, o que esfregou ja esta esfregando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (55.1 Kb)   docx (15.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com