TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

“Da rotina à flexibilidade: análise das características do fordismo fora da indústria”

Por:   •  1/4/2015  •  Artigo  •  506 Palavras (3 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 3
  1. Introdução

Considerando o pai da administração científica, Frederick Taylor desenvolveu omodelo de administração científica ou Taylorismo. As ideias de Taylor começaram a ser divulgadas no século XX. Publicou um livro em 1911 chamado Princípio deAdministração Científica, talvez seja o fato mais marcante em sua vida. Procurou umaforma de elevar o nível de produtividade conseguindo que o trabalhador produzissemais em menos tempo sem elevar os custos de produção.O engenheiro norte americano Henry Ford iniciou sua vida como mecânico,chegando posteriormente a engenheiro chefe de uma fábrica. Fundou Ford Motor Co.Em 1913 fabricava 800 carros por dia. Princípios da Intensificação, da economicidade eda produtividade são os três princípios do sistema Ford que acelerou a produção atravésde trabalho ritmado, coordenado e econômico. Os primeiros automóveis surgiram nasegunda metade do século XIX.A sociedade moderna e industrializada é uma sociedade de organizações, das quaiso homem passa a depender para nascer, viver e morrer. Características de personalidade permitem a participação simultânea das pessoas em várias organizações, nas quais os papéis desempenhados variam.Esse trabalho tem o intuito de compreender a evolução histórica dos modelos desistemas de produção e compreender a importância das teorias admistrativasreconhecida a partir do século XX 

  1. Fordismo e o Taylorismo

O Taylorismo é uma teoria criada pelo Americano Frederick W. Taylor (1856-1915), que a desenvolveu a partir de sua observação dos trabalhadores em indústrias. O americano percebeu que os trabalhadores deveriam ser organizados de forma hierarquizada e sistematizada, ou seja, cada trabalhador desenvolveria uma atividade determinada no sistema de produção da indústria (especialização do trabalho). No taylorismo, o trabalhador é monitorado segundo o tempo de produção. Cada indivíduo deve cumprir sua tarefa no menor tempo possível, sendo assim premiados aqueles que se alcançam a determinada meta. Isso provoca a exploração do proletário que tem que se “desdobrar” para cumprir o tempo cronometrado.

Dando continuidade à teoria de Taylor, Henry Ford (1863-1947), fundador da indústria automobilística Ford, desenvolveu um procedimento baseado em uma linha de montagem que deveria ser cumprida com uma grande rapidez, onde ele produzia cerca oitenta (80) carros ao dia, com uma outra ideologia é de que os trabalhadores deveriam ganhar uma boa remuneração para também poderem consumir mais.                        

http://www.mundoeducacao.com/geografia/taylorismo-fordismo.htm

2.1 Fundamentos e Teoria Organizacional

2.1.1 O sistema de Ford caracterizou-se pela aceleração da produção através de trabalho ritmado, coordenado e econômico. Ele adotou três princípios, sendo eles nomeados:

  princípio da intensificação - diminuição do tempo desde a fabricação da matéria- prima até a colocação do produto no mercado 

 princípio da economicidade - reduzir ao mínimo o estoque de matéria-prima;

 princípio da produtividade - aumentar a capacidade de produção de um homem através da especialização e linha de montagem.

http://www.academia.edu/3744674/Teoria_Geral_da_Administracao

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (121.5 Kb)   docx (297.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com