TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

“DA ROTINA Á FLEXIBILIDADE: ANALISE DAS CARACTERISTICAS DO FORDISMO FORA DA INDÚSTRIA”

Por:   •  1/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.377 Palavras (6 Páginas)  •  397 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 fordismo 4

2.1.1 os três principios de Henry ford 4

2.1.1.1 COMUNICAÇÃO E LIGUAGEM 5

2.1.1.1.1 HOMEM CULTURA E SOCIEDADE. 6

2.1.1.1.1.1 COPORTAMENTO ORGANIZACIOLNAL 7

3 CONCLUSÃO 8

4 REFERÊNCIAS 9

1 INTRODUÇÃO

Esta trabalho fala sobre a o artigo, da rotina a flexibilidade: analise das características do fordismo fora da indústria. Tendo como objetivo buscar entender as questão do “fordismo” informal, destacado pelo artigo.

2 FORDISMO

O conjunto de métodos de racionalização elaborada pelo industrial norte-americano Henry Ford, baseado no principio de que uma empresa deve dedicar-se apenas a produzir um tipo de produto. Para isso, a empresa devera adotar a verticalização, chegando a dominar não apenas as fontes das matérias-primas, mas ate transportes de seus produtos. Para reduzir os custos, a produção deveria ser em massa, e dotada de tecnologia capaz de desenvolver ao máximo a produção de cada trabalhador.

O trabalho deveria ser também altamente especializado, cada operário realizando apenas um tipo de tarefa. E para garantir elevada produtividade, os trabalhadores deveriam ser bem remunerados e as jornadas de trabalho não deveriam ser muito longas.

Em síntese, Henry Ford desenvolveu três princípios de administração, em seu livro My Life and work; o principio da intensificação, principio da economicidade e principio de produtividade.

2.1.1 OS TRÊS PRINCIPIOS DE HENRY FORD

1) Principio da intensificação: consiste em reduzir o tempo de produção com o emprego imediato dos equipamentos e matérias-primas e a rápida colocação do produto no mercado.

2) Princípio da economicidade: consiste em reduzir ao mínimo o estoque da matéria-prima em transformação, de tal forma que uma determinada quantidade de automóveis (a maior possível) já estivesse sendo vendida no mercado antes do pagamento das matérias-primas consumidas e dos salários dos empregados.

3) Princípio de produtividade: consiste em aumentar a quantidade de produção por trabalhador na unidade de tempo mediante a especialização e a linha de montagem.

Os princípios do fordismo podem ser visto em varias organizações modernas como as redes de Fast food, um exemplo bem conhecido que utiliza os princípios de Ford e a McDonald´s, que apresenta varias características do fordismo como; a homogeneidade dos produtos, a rigidez das rotinas padronizadas de trabalho, a desqualificação, a homogeneização da mão-de-obra, o trabalho em massa e a homogeneização do consumo. Hoje em dia, varias organizações adotaram os princípios de Ford. Elas utilizam o principio da intensificação para, a diminuição do tempo desde a fabricação da matéria-prima até a colocação do produto no mercado. O principio da economicidade para, reduzir ao mínimo o estoque de matéria-prima em transformação. O principio da produtividade para, aumentar a capacidade de produção de um homem no mesmo período de trabalho através da especialização. Estas empresas adotam esses princípios para que pudessem reduzir os custos de produção aumentando sua produção e barateando os seus produtos, assim aumentando suas vendas cada vez mais. As características do Fordismo também são encontradas em meios de trabalhos informais, (caracterizado como á pratica de uma determinada atividade econômica sem que haja registros oficiais, como, por exemplo, assinatura da carteira de trabalho), as características do Fordismo presente nestas atividades informais são: a rotina e o controle do tempo, como estratégia para aumentar suas vendas. Na cidade de porto velho a varias pessoas que ficam na rodoviária vendendo várias coisas, como biscoito, sorvete, picolé, queijos, doces fazendo malabarismo nos sinal. Esses vendedores vão de janela em janela oferecendo os seus produtos para todos. Esses vendedores procura fazer este trabalho, de modo mais rápido possível, pois os carros podem sair. Existem vários outros tipos de trabalhos que podem ser considerados, Fordismo informal. Esses tipos de trabalho estão crescendo cada vez mais por vários motivos, por exemplo: a falta de empregos formais, a falta de escolaridade etc. A falta de escolaridade e a que mais atinge as pessoas, porque sem escolaridade as pessoas não conseguem acompanhar o mercado de trabalho que cada dia esta mais exigente.

2.1.1.1 COMUNICAÇÃO E LIGUAGEM

Com relação industrial, a relação do homem com o trabalho se estreitou ainda mais uma vez que a produção precisava de cada vez mais trabalhadores do modelo fordista e taylorista destacados por fraga em seu artigo, podemos ressaltar o que as contribuições de C. Dejours: “os indivíduos reagem de forma diferente as dificuldades das situações de trabalho e chegam a este trabalho com a sua historia de vida pessoal” (MENDES, 1995, p. 35) ou seja, o ser humano deixou de ser apenas uma “maquina” como era no sistema do fordismo e taylorismo (apesar de já termos destacados que suas características ainda hoje regem determinados conceitos da sociedade atual).

A autora ainda afirma que deve ser considerada “a busca do prazer no trabalho e a fuga do desprazer”, que podem constituir um anseio em tempo integral do trabalhador. No entanto, e importante destacar que o trabalho pode sim fazer um empregado sofre e que o sofrimento físico e psíquico são diferente – sendo este segundo um tanto severas, já que não pode ser detectada, sendo invisível aos olhas dos outros, sendo de âmbito particular.

Como podemos ver no McDonald’s, que a empresa utiliza diversos pontos do fordismo, tratando os funcionários como meras “maquinas de produção” (o que muitas culturas mudaram, pois a insatisfação no trabalho crescia conforme era tratado desta maneira). O trabalho em massa fazendo em todos seus pontos de vendas, o McDonald’s “tem como meta atender a qualquer pedido em 60 segundo, na hora do almoço,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (55 Kb)   docx (15.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com