TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Da Rotina à Flexibilidade: Análise das Características do Fordismo fora da Indústria

Por:   •  28/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.491 Palavras (10 Páginas)  •  535 Visualizações

Página 1 de 10

PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL

Da Rotina à Flexibilidade: Análise das Características do Fordismo fora da Indústria

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 FUNDAMENTOS E TEORIA ORGANIZACIONAL 4

2.1.1 Princípios de Ford Observados nas Organizações Modernas 4

2.1.2 Exemplo de Trabalho Informal 4

2.2 COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM 5

2.2.1 Análise da Relação do Homem com o Trabalho nos Tempos Atuais ................5

2.2.2 Cultura Organizacional do McDonald’ ................................................................5

2.3 HOMEM, CULTURA E SOCIEDADE 6

2.3.1 Relação entre Trabalho, Cultura e Ideologia 6

2.3.2 Relação entre o Texto Lido e a Resenha 6

2.4 COMPORTAMETO ORGANIZACIONAL 7

2.4.1 Informacionalismo Representado pelas TIC ......................................................7

2.4.2 Exigências Impostas em Termo de Comunicação e Linguagem .......................8

3 CONCLUSÃO 9

4 REFERÊNCIAS 10

1 INTRODUÇÃO

É de fundamental importância fazermos um estudo mais avançado sobre as disciplinas do semestre, para adquirirmos mais conhecimentos na área da administração.

No primeiro tópico falarei sobre Fundamentos e Teoria Organizacional que inclui características do fordismo presentes nas organizações modernas, no trabalho formal, informal e no setor de serviços.

O segundo tópico Comunicação e Linguagem se relacionam ao homem com o trabalho na atualidade mesmo com as intensas mudanças no mundo do trabalho e com a presença de cultura organizacional nas organizações.

Já o terceiro tópico Homem, Cultura e Sociedade falarão sobre a relação do trabalho com a cultura e ideologia, e a relação do texto lido “Da rotina a flexibilidade: análise das características do fordismo fora da indústria” e a resenha “A corrosão do caráter: as consequências do trabalho no novo capitalismo. Ambos enfatizam a flexibilidade.

O quarto e último tópico irão evidenciar as transformações representadas pelas TIC (Tecnologias da Informação e de Comunicação) em relação aos processos comunicativos das empresas e se essas transformações impõem exigências em comunicação e linguagem.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 FUNDAMENTOS E TEORIA ORGANIZACIONAL

2.1.1 Princípios de Ford Observados nas Organizações Modernas

Os três princípios básicos adotados por Henry Ford continuam presentes no mercado de trabalho da atualidade, no setor informal e no setor de serviços, mesmo com as constantes transformações.

O primeiro, princípio da intensificação, consistia na diminuição do tempo desde a fabricação até a chegada do produto no mercado. O segundo, princípio da economicidade se refere à redução ao mínimo do volume do volume do estoque. Já o terceiro e último, é o princípio da produtividade, que consiste ao aumento da capacidade de produção através da especialização da linha de montagem.

Um exemplo bem claro onde se pode perceber esses princípios é no McDonald’s. O sistema produtivo se associa a rotinas padronizadas de trabalho, controle de tempo, produção e venda em massa, padronização dos produtos (fazer os mesmos lanches, com os mesmos tipos de ingredientes, da mesma forma e com os mesmos sabores em todos os países.

2.1.2 Exemplo de Trabalho Informal

A falta de oportunidades em empregos resulta na geração de intensos vínculos com o trabalho informal. O exemplo que irei citar é o de guardador de carro, mais conhecido como flanelinha.

Esses trabalhadores não têm escolaridade suficiente para conseguir um trabalho informal. A maior parte deles cursou somente as primeiras séries do ensino fundamental.

Muitos deles transformam espaço público em estacionamento, dividido em vagas. Mas, alguns flanelinhas não possuem pontos fixos, e por isso acabam lavando carros e dividindo o lucro com o guardador do local.

A prática se dá do seguinte modo, eles ficam esperando carros para estacionar, ficam atentos para que nenhuma batida ocorra, vigiam o tempo que for necessário e ganham uns trocados por isso. Eles têm um controle do tempo para que mais carros possam estacionar em menos tempo, assim conquistando de um modo rápido mais clientela. Buscam a todo o momento a eficiência.

2.2 COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM

2.2.1 Análise da Relação do Homem com o Trabalho nos Tempos Atuais

O trabalho nos tempos atuais é marcado pela correria do cotidiano e pela constante transformação. As transformações vêm de forma acelerada e é preciso estar apto a todo o momento e para qualquer situação.

O homem se encontra cada vez mais pressionado pelo tempo. Os tempos determinados são curtos e os números de atividades vão sempre crescendo. O ritmo da sociedade e o fluxo de informações são muito intensos, tendo assim um excesso de informação a propagar-se pelo mundo, sendo de fácil por todos na internet. Dessa forma gera-se uma nova necessidade: a de estar atento à tudo que está acontecendo a todo momento.

Atualmente, o trabalho está tão ligado a sociedade que passa a ser considerado como parte fundamental do ser humano. Quão maior é a valorização do trabalho, maior é o tempo dedicado a ele.

Mas, se analisarmos a evolução do trabalho como fonte de renda, percebemos que este passou a ser mais que um meio para o ser humano obter recursos para sua sobrevivência. Não sabemos se “trabalhamos para viver” ou se “vivemos para trabalhar”.

2.2.2

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)   pdf (64.2 Kb)   docx (18.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com