TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Interdisciplinar

Por:   •  30/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.735 Palavras (7 Páginas)  •  1.543 Visualizações

Página 1 de 7

1-“Seja em São Paulo, Lisboa, Moscou ou Nova York, o cliente que faz seu pedido em um caixa do McDonald´s vai encontrar o mesmo produto, caracterizado pela mesma qualidade, rapidez no serviço e preços baixos. No entanto, o cliente não se dá conta do processo produtivo que está por trás da preparação do Big Mac, da batata frita e até mesmo da bebida que escolheu. O McDonald´s possui um processo operacional cientificamente estruturado, que vem passando por contínuas modificações, como resultado do crescimento da empresa e de sua adaptação com o contexto. ” (GOLDBERG e YAGAN, School Case 907414, Harvard Businees School Press, 2007). Os autores afirmam que “o cliente não se dá conta do processo produtivo que está por trás da preparação do Big Mac, da batata frita e até mesmo da bebida que escolheu” porquanto:

R: O cliente obtém apenas o resultado do processo produtivo.

Justificativa: O cliente não percebe o processo produtivo que seu alimento passou pois está mais interessado na qualidade e no recebimento final do seu alimento. E se o sabor, aparência ainda continuam padronizados, pois podemos ir para qualquer lugar em que exista uma franquia do McDonald’s e será mantida a sua padronização, tanto no ambiente em que o cliente se alimenta, os treinamentos para os funcionários e seu lanche. Isso se chama Excelência na produção.

2- “O processo operacional do McDonald´s tem como objetivo alcançar a consistência e a uniformidade em todas as lojas. Os tempos e movimentos de todas as tarefas executadas na cadeia de fast-food são rigorosamente cumpridos pelos funcionários. A forma como se colocam os dois hambúrgueres na chapa, a temperatura ideal que ela deve manter, o tempo correto para virar os hambúrgueres, a quantidade adequada de alface, queijo, molho especial, cebola, picles e o pão com gergelim são rigorosamente controlados para que o sanduíche esteja pronto dentro daquela caixinha, exatamente como aparece na foto, em qualquer lugar do mundo, salvo pequenas alterações regionais que, recentemente, a rede vem implementando. Até mesmo a quantidade de gelo que deve conter um copo de refrigerante, o tempo que a batata permanece fritando no óleo à determinada temperatura, a quantidade de sal que é colocada, enfim, todos os detalhes são rigorosamente controlados” (GOLDBERG e YAGAN, School Case 907414, Harvard Businees School Press, 2007 ).

A expressão “O processo operacional do McDonald´s tem como objetivo alcançar a consistência e a uniformidade em todas as lojas” significa que a Gerência do McDonald´s busca a padronização. Uma das ferramentas adequadas para obter a padronização de processos é:

R: Fluxograma

Justificativa: O fluxograma é método usado pelo McDonald’s para facilitar o entendimento e padronização de suas tarefas a qualquer colaborador desde o mais antigo ou ao recém-chegado.

3- O processo produtivo é a combinação de fatores de produção que proporciona a obtenção de um dado produto final. Num processo produtivo são incorporados fatores que, após a sua transformação, levam a um produto final (ou acabado). Está sempre estritamente dependente da tecnologia ao dispor da empresa. O cliente que faz seu pedido em um caixa do McDonald´s vai encontrar o mesmo produto, caracterizado pela mesma qualidade, rapidez no serviço e preços baixos. Pode-se afirmar que todos os processos bem definidos e bem gerenciados têm algumas características em comum.

R: Alguém responsável pelo desempenho do processo e procedimentos para treinamento documentados; Fronteiras bem definidas e controles e metas orientadas para o cliente; Interações internas e responsabilidades bem definidas, Sistemas de controle e feedback próximo onde a atividade é executada;

Justificativa: A maior rede de fast-food tem por padronização treinamentos constantes para seus colabores com o intuito de treiná-los para que se mantenha a qualidade, rapidez no processo produtivo.

4- Para garantir um ambiente de trabalho especial, o McDonald’s se vale de uma série de iniciativas para aumentar a motivação dos funcionários e o envolvimento na execução dos serviços. Com relação a política de recursos humanos, uma característica na filosofia do McDonald’s é que seus funcionários não são especialistas em apenas uma área. Todos são treinados para atuar em todas as tarefas do restaurante.

Essa filosofia solicita do McDonald’s um programa de treinamento e, um programa de treinamento bem-sucedido proporcionar internamente para a empresa:

R: melhoria da eficácia nos resultados e criatividade e inovação nos produtos e serviços oferecidos ao mercado

Justificativa: Não perdendo sua padronização o McDonald’s mantem seus funcionários treinamentos e preparados para trabalharem em todas as áreas do seu restaurante, caso necessite um dia pela falta de algum colaborador o outro pode o substituir sem nenhuma dificuldade.

5- O conceito de Racionalidade Limitada de Simon diz que a racionalidade nunca será completa porque nunca se terá controle completo de todas as variáveis. No lançamento da Nova Schin foram levadas em conta fatores aprendidos no processo de criação da Primus. O planejamento do lançamento da Nova Schin foi feito com mais calma, tempo e recursos. O processo de tomar decisões, para resolver problemas e aproveitar oportunidades, tem cinco fases principais, a saber.

R: Identificação do problema ou oportunidade, diagnóstico, alternativas, decisão e avaliação

Justificativa: A Tomada de Decisão é parte do trabalho de todo administrador. Se refere ao momento de escolha entre alternativas ou possibilidades através de uma sequência de etapas. Esse processo se inicia com a identificação de um problema ou oportunidade e termina com a execução de determinada escolha, a qual por sua vez gera uma nova situação que pode ou não demandar outras decisões.

6- O processo decisório, em uma visão simplificada, é o ato de escolher uma alternativa dentre várias disponíveis. Assim, analise as afirmações abaixo e escolha a alternativa correta.

I. O ato de decidir exige que uma pessoa disponha de informações íntegras, confiáveis e de forma tempestiva, para que sua decisão seja sempre realizada em um ambiente de certeza.

II. A informação sempre foi fator preponderante nos processos decisórios, as modernas TICs (tecnologias da informação e comunicação) apenas aumentaram a quantidade de informação disponível, garantindo, assim, o sucesso das decisões.

III.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (90.4 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com