TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Mediado por Tecnologia

Por:   •  31/7/2021  •  Trabalho acadêmico  •  952 Palavras (4 Páginas)  •  84 Visualizações

Página 1 de 4

 [pic 1][pic 2]

[pic 3][pic 4]

Administração Mediado por Tecnologia

Comunicação Empresarial

[pic 5][pic 6][pic 7][pic 8]

 

1. Considerando as Funções da Linguagem, relacione as colunas e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, respectivamente: (0,5)

 

  1. Função Referencial
  2. Função Emotiva
  3. Função Conativa
  4. Função Fática
  5. Função Metalinguística
  6. Função Poética

 

( 2 ) Está centrada no emissor, é a expressão direta da atitude de quem fala em relação ao que está sendo afirmado.

( 3 ) Aparece, em sua forma mais específica, no uso do vocativo e do imperativo, pois há o desejo de impulsionar o destinatário a um determinado comportamento.

( 1 ) A objetividade torna-se uma marca dessa função que se centra no objeto ou situação de que a mensagem trata.

( 5 ) O texto volta-se para o código, tentando explicar a própria linguagem.

( 4 ) Essa função se caracteriza pela troca de fórmulas ritualizadas cujo objetivo é prolongar a comunicação.

( 6 ) O texto seleciona e organiza as palavras, buscando explorar significados, criar efeitos sonoros e rítmicos.

 

  1. 4 – 2 – 5 – 1 – 3 – 6
  2. 5 – 1 – 4 – 3 – 6 – 2
  3. 2 – 5 – 4 – 3 – 6 – 1
  4. 2 – 3 – 1 – 5 – 4 – 6
  5. 3 – 1 – 4 – 5 – 6 – 2

 

 

  1. Na imagem abaixo, observe que ela comunica uma mensagem por meio de uma linguagem específica, relacionando linguagem verbal e não verbal. Discuta e elabore um parágrafo para demonstrar essa correlação, especificando características de cada linguagem. (1,0)

 

[pic 9]

Fonte: https://br.pinterest.com/pin/36591815695661610/ 

É evidente a presença de ambas as linguagens, tanto verbal quanto a não verbal, encontramos a linguagem verbal nas falas dos dois personagens que aparecem na imagem, quando um diz o que achou do castelo, o outro explica o que está retratando, citando o que pode ser observado no que está sendo exposto e visto, no castelo feito com cartas. A linguagem não verbal está presente no que fora feito por um dos personagens, no caso o castelo de cartas. Que pode ser claramente entendido, depois da explicação dada por quem o construiu. Á meu ver, depois de ter lido, observado a imagem, e tudo o que nela envolve, percebemos que o personagem que o construiu, tenta passar para quem observa sua criação, o papel e o grau de importância que tem: a economia, a politica, a saúde, a segurança..., e por fim a educação que é a base de tudo, sendo portando a peça fundamental para que todas as outras aconteçam e funcionem.

  1. Vimos em nossas aulas que a língua pode se diversificar dependendo do contexto em que ocorre a comunicação, podendo variar, por exemplo, em graus de formalidade. Essas variações impostas pela situação, realizadas pelo mesmo falante, recebe o nome de níveis de linguagem ou variações de registro. Segundo Damião (2009), existem três principais níveis de linguagem: Nível culto (variante-padrão), Nível familiar e Nível popular. De acordo com essa afirmação, indique qual o nível de linguagem do texto abaixo. Justifique sua afirmação. (0,5)

 

“A média de produção do último ano fiscal foi maior do que a do ano anterior. Foram instaladas novas máquinas hidráulicas para a estamparia, automáticas e de alta velocidade, aumentando o número de peças, e foi introduzida nova metodologia, a fim de gerar economia com tempo e mão de obra”. (GOLD, Mirian. Redação Empresarial. 4. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010, p. 20)

Nível culto, por se tratar de um texto técnico-administrativo, foi escrito de acordo com as normas padrões e regras gramaticais, nesse nível de linguagem, se escolhe com mais cuidado o vocabulário utilizado na comunicação, principalmente, na sua modalidade escrita. O vocabulário é rico e a sintaxe é complexa. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (248.1 Kb)   docx (77.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com