TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Meio Ambiente

Por:   •  28/8/2021  •  Artigo  •  1.099 Palavras (5 Páginas)  •  102 Visualizações

Página 1 de 5


Iniciado em

Tuesday, 17 Aug 2021, 22:46

Estado

Finalizada

Concluída em

Tuesday, 17 Aug 2021, 22:48

Tempo empregado

1 minuto 55 segundos

Avaliar

7,50 de um máximo de 10,00(75%)

Questão 1

Correto

Atingiu 2,50 de 2,50

[pic 1]Marcar questão

Texto da questão

O Brasil é o país com maior reserva de água doce do mundo, graças aos rios amazônicos e os rios voadores, que geram chuva para o Centro-Oeste e Sudeste do país, abastecendo nossa agricultura. Assim, no ranking de países, o Brasil não aparece entre os mais críticos – é apenas o 116º. Ainda assim, quando olhamos para regiões ou cidades específicas, vemos que crises hídricas são um fato. O ranking do Aqueduct identifica essas áreas principais. O mapa mostra essa situação.


[pic 2]

 Mapa mostra índice de risco de crise hídrica no Brasil

Ranking mostra onde há maior risco de faltar água no Brasil e no mundo. WRI BRASIL. 06 de agosto de 2019. Disponível em:

https://wribrasil.org.br/pt/blog/2019/08/ranking-mostra-onde-ha-maior-risco-de-faltar-agua-no-brasil-e-no-mundo.  Acesso em: 06 jun. 2021.

A água é um recurso natural que se distingue de outros recursos, avalie as afirmações a seguir.

I- No Brasil, a região Centro-Oeste é a que apresenta o maior índice de crise hídrica, em função, principalmente, da estação seca presente no clima tropical nesta região.

II- O Brasil possui grandes áreas de cobertura vegetal, como também, grande quantidade de rios, favorecendo a distribuição de chuvas em todas as regiões do país e a escassez desse recurso é uma raridade no país.

III-Em regiões nas quais o período de seca é bem pronunciado, como em boa parte do estado de São Paulo e no Distrito Federal, a disponibilidade de água dos rios é afetada e pode levar a períodos de escassez.

É correto apenas o que se afirma em:

Escolha uma opção:

[pic 3]

a.

I, II e III.

[pic 4]

b.

III.

[pic 5]

c.

I.

[pic 6]

d.

II.

[pic 7]

e.

I e III.

Questão 2

Incorreto

Atingiu 0,00 de 2,50

[pic 8]Marcar questão

Texto da questão

Camada de ozônio não é um dos tópicos ambientais mais comentados hoje em dia, mas isso não significa que ela tenha sido esquecida ou que esteja tudo bem, pelo contrário. Cientistas ainda se esforçam para dimensionar o prejuízo provocado pela ação humana. Dois artigos publicados nesta quarta (10) na revista Nature, inclusive, apontam o declínio na produção de moléculas responsáveis pela destruição da camada de ozônio, como o triclorofluorometano, também conhecido como CFC-11, usado no processo de fabricação de espumas. Apenas entre 2018 e 2019, a redução nas emissões foi de 18 mil toneladas, o que representava 26% do total. A medida, feita por meio da análise de gases da atmosfera, foi aferida em locais remotos, distantes de grandes centros poluidores. 

Alves. Gabriel.  Novos estudos analisam destruição da camada de ozônio e seu impacto na saúde humana. FOLHA. Ciência.  10.fev.2021.  Disponível em:

https://www1.folha.uol.com.br/ciencia/2021/02/novos-estudos-analisam-destruicao-da-camada-de-ozonio-e-seu-impacto-na-saude-humana.shtml. Acesso em: 07 jun. 2021.

Considerando as questões relacionadas a camada de ozônio e mudanças climáticas, assinale a questão correta:

Escolha uma opção:

[pic 9]

a.

As mudanças relacionadas a proibição do uso de CFC´s foram estabelecidas na Terceira Convenção das Partes (COP-3), onde foi assinado o chamado Protocolo de Kyoto.

[pic 10]

b.

O metano (CH4), apesar de compor o chamado gases de efeito estufa (GEE), não causa tantos danos em relação ao CO² no que se refere ao aumento da temperatura média da superfície da Terra.

[pic 11]

c.

Os gases de efeito estufa, como o gás carbônico e o metano, são usados como referência para medir o buraco na camada de ozônio.

[pic 12]

d.

O Protocolo de Montreal foi um tratado internacional para implementar a Convenção de Viena para a Proteção da Camada de Ozônio (1985), que bane toda uma família de produtos químicos, como os clorofluorcarbono ou CFC, e estabelece prazos para sua substituição.

[pic 13]

e.

A camada de ozônio já se reestabeleceu em sua totalidade, desta forma, não é mais um tema de grande relevância.

Questão 3

Correto

Atingiu 2,50 de 2,50

[pic 14]Marcar questão

Texto da questão

Ignacy Sachs foi o precursor do conceito de ecodesenvolvimento - que, na década de 1970, designava um modelo mais equânime e ambientalmente correto de produção, distribuição e consumo de bens. Posteriormente, a ideia preconizada por ele ganhou outros contornos e passou a ser conhecida por desenvolvimento sustentável. O economista e sociólogo polonês viveu no Brasil e estudou no Rio de Janeiro. Trabalhou na organização da Primeira Conferência de Meio Ambiente e Desenvolvimento da ONU, a Estocolmo-72, realizada na Suécia, e na Cúpula da Terra, mais conhecida como Rio-92.

 

KARINA NINNI,  'Crise é oportunidade para propostas', diz Ignacy Sachs. O Estado de S.Paulo. 25 de janeiro de 2012. Disponível em:  https://www.estadao.com.br/noticias/geral,crise-e-oportunidade-para-propostas-diz-ignacy-sachs-imp-,827023.  Acesso em: 07 jun. 2021

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (112.7 Kb)   docx (153.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com