TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Pública e a Gestão Social

Por:   •  20/8/2016  •  Resenha  •  503 Palavras (3 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

MEPA - Metodologia de Estudo e Pesquisa em Adminstração

2016 / 2º semestre

GEAN LUIZ VIMERCARTI DE SOUSA

15113110314 - APU - BJE

Administração Pública e a Gestão Social

A Gestão Social se apresenta de forma intuitiva, sendo nos dias atuais uma relevante forma de distribuir e igualar conhecimento e renda na sociedade, uma vez que os mecanismos de gestão social utilizadas pelos Governos Federal, Estaduais, Municipais e do Distrito Federal, se revelam como grande fonte de incentivos sociais as classes mais baixas, onde a renda máxima não atinge o mínimo necessário para a sobrevivência de cada ente da família.

Mas não podemos confundir Administração Pública com Gestão Social, a primeira diz respeito a gerir o capital social público, ou seja, todo o arcabouço que engloba arrecadação de impostos, bens móveis e imóveis, investimentos públicos, inclusive sociais, além de executar programas, leis e normas, aplicáveis à sociedade, voltado ao bem público comum. Já a Gestão Social, segundo França Filho (2007) se identifica como:

...as mais variadas práticas sociais de diferentes atores não apenas governamentais, mas sobretudo de organizações não governamentais, associações, fundações, assim como, mais recentemente, algumas iniciativas partindo mesmo do setor privado e que se exprimem nas noções de cidadania corporativa ou de responsabilidade social da empresa. 

Neste sentido conclui-se que a Gestão Social não está somente ligada a Administração Pública, mas também a todas as ações da sociedade civil organizada, empresas quanto a sua responsabilidade social, e Ong's atuando como empresas do terceiro setor e assumindo as responsabilidades do Estado, quando este já não consegue atingir os objetivos de investimentos na área social, implementando ações e minimizando as diferenças sociais.

A baixa qualidade dos serviços públicos, e ao mesmo tempo os recursos escassos, deixam esta lacuna onde o terceiro setor ganha força, e se alicerça para ser uma matriz de desenvolvimento humano e social.

Ainda assim existe a seguinte pergunta: a Administração Pública não é uma Gestão Social, uma vez que ela é voltada para o Bem-Estar Social da sociedade como um todo?

Apesar da afirmação de que a Administração Pública é voltada para o Bem-Estar Social,  não se pode dizer que ela é uma Gestão Social, mas é coerente afirmar que a Gestão Social esta presente na Administração Pública, como um embrião, ligado pelo cordão umbilical, pois as políticas públicas nas áreas sociais são imprescindíveis para a Gestão Social.

Contudo ainda há questões sociais que assolam o país há séculos, como a pobreza extrema, a desigualdade de classes sociais, o descaso com a saúde pública, a fragilidade da educação pública, a falta de moradia própria e descente o saneamento básico precário, e tudo isto está ligado diretamente à Administração pública, que com sua burocracia ferrenha, travam os avanços, e deixam toda a população das classes mais baixas sem perspectivas de melhorias nestas áreas acima exaradas.

O país precisa urgente de mudanças eficazes na forma de tratar a Gestão Social, pois da forma que hoje se apresenta, os avanços sociais que se fez nos últimos anos se apresentam frágeis e incapazes de se sustentar ao menor indicio de crise.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (96.1 Kb)   docx (28.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com