TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração da Produção e Operações

Por:   •  31/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  984 Palavras (4 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 4

ATPS – Administração da Produção e Operações

ETAPA 3

Passo 1

Previsão de vendas

A previsão de vendas ou forecasting é a definição de “o quê”, “quanto” e “quando” vou conseguir vender para cada cliente. Para uma perfeita projeção de vendas é imprescindível conhecer os clientes, suas necessidades e as oportunidades de negócio percebidas. Sem este conhecimento prévio, estimar as vendas é dar um tiro no escuro e seguramente o caminho mais rápido para desperdiçar recursos e para o não cumprimento dos objetivos da empresa.

Planejamento

Quando há objetivos, é necessário formular planos de como atingi-lo, organizar recursos humanos e físicos necessários para a ação, dirigir a ação dos recursos humanos sobre os recursos físicos e controlar esta ação para a correção de eventuais desvios. No âmbito da administração da produção, este processo é realizado pela função de Planejamento.

Previsão.

Prever significa calcular ou prever alguns eventos futuros ou condições geralmente como um resultado de um estudo racional e análise de dados disponíveis pertinentes. (Brown, 1959). Isso se transforma em duas áreas; a previsão e a predição. O primeiro tipo, frequentemente,

usa a análise de séries temporais de um passado em antecipação ao futuro. Por isso, podemos dizer que a previsão é um processo de estimar eventos ou valores que podem ocorrer no futuro. Usando-se uma série desses valores históricos, poderemos calcular o próximo evento ou valor.

Quando o valor estimado é conhecido, podemos ganhar com o conhecimento do erro usando essa informação para corrigir fatores de cálculos do próximo período.

Dessa forma, a previsão nunca tem um fim e deve sempre estar atualizada pela última informação. O futuro é sempre incerto, porém, qualquer previsão é melhor que nenhuma previsão.

Predição

É como uma estimativa baseada no significado desses valores. É um processo subjetivo que usa da intuição, análise superficial e outros fatores conhecidos que possam afetar esses eventos futuros. Fatores tais como, experiência, plano de marketing, competição, condições econômicas, clima político e geográfico são frequentemente usados. A predição é provavelmente mais apurada, porém leva tempo para se conseguir uma resposta, geralmente, grande demais para qualquer elemento poder aguardar.

Passo 2 - Ciclo da Administração de Materiais

Necessidade do Cliente

Em um mercado cada vez mais competitivo, onde a necessidade de definir estratégias se torna crucial para a sobrevivência das organizações, é fundamental entender o que o cliente deseja. Ou seja, sair do foco no cliente para foco

do Cliente. Para isso, é preciso analisar e compreende-lo.

Reposição de Materiais

Em uma empresa onde se possui alta rotatividade de mercadorias, é extremamente necessário uma gestão forte e organizada para se manter o estoque sempre abastecido, ferramentas como software de controle facilitam e indicam a quantidade que deverá ser recolocada no estoque.

Recebimento e Armazenamento

Esta etapa do processo requer muita atenção e disciplina para que os produtos que chegam possam imediatamente estar disponíveis para o uso da empresa, a conferência na entrega e a organização no armazenamento, otimizam e facilitam todo o restante da atividade.

Logística

É a área de uma empresa que tem a responsabilidade de cuidar do controle da matéria-prima necessária para a produção da empresa e também a distribuição dos produtos produzidos.

O profissional de logística tenta sempre otimizar os processos e diminuir custos.

Passo 3

Sistema ERP

ERP (Enterprise Resource Planning) ou SIGE (Sistemas Integrados de Gestão Empresarial, no Brasil) são sistemas de informações que integram todos os dados e processos de uma organização em um único sistema. A integração pode ser vista sob a perspectiva funcional (sistemas de: finanças, contabilidade, recursos humanos, fabricação, marketing, vendas, compras, etc) e sob a perspectiva sistêmica (sistema de processamento de transações, sistemas de informações

gerenciais, sistemas de apoio a decisão, etc). Os ERPs em termos gerais, são uma plataforma de software desenvolvida para integrar os diversos departamentos de uma empresa, possibilitando a automação e armazenamento de todas as informações de negócios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (41.2 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com