TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração da Produção e Operações

Por:   •  19/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.837 Palavras (8 Páginas)  •  790 Visualizações

Página 1 de 8

Disciplina: Administração da Produção e Operações

Atividades para compor a nota da M2

PARTE I - Questões:

  1. Em que o modelo da globalização da economia pode alterar a estrutura industrial brasileira? Dentro dessa alteração, coloque as funções que você pode desempenhar, considerando sua formação universitária.

R: A globalização pode alterar as indústrias, pois através do processo de concentração e centralização do capital os principais setores da economia são controlados cada vez mais por um pequeno grupo de empresas, diante disso podemos desenvolver o trabalho na are financeira, controle de produção, controle de estoque entre outros.

  1. O que se entende por capacidade e em que ela pode diferir da produção de pico?

R: Capacidade pode ser traduzida como o limite da produção ou a capacidade máxima de produção de uma fábrica. É a quantidade de unidades de produto que as máquinas e equipamentos instalados são capazes de produzir, e produção de pico é quando a empresa calcula junto com as horas extras.

  1. De que maneira as decisões gerenciais podem alterar a capacidade?

R: Os efeitos das decisões tomadas dentro da instalação de trabalho, normalmente são sentidos de certo tempo. Quando decisões errôneas são tomadas sobre a capacidade, modificações se fazem necessárias e assim os custos das mudanças diminuem a produtividade da empresa, a capacidade deve ser ideal a demanda.

  1. Na empresa em que está trabalhando ou estagiando, de que maneira pode ser medida a capacidade?

R: Atualmente na empresa a capacidade pode ser medida vendo o volume de venda de veículos, para saber o quanto podemos investir na compra de novos veículos para revenda.

  1. Qual o modelo conceitual para uma boa localização?

R: Antes de ver sua localização e fatores pelo qual influencia a empresa a decidir a instalação no local desejado. Também analisando a mão de obra, fornecedores e logística do lugar.

  1. Que características deve ter um item para que possa ser considerado um fator de localização?

R: Característica de Forma organizacional mostrando a empresa se o local ajuda a maximizar os lucros e minimizar as despesas.

  1. Enumere cinco fatores qualitativos que, em geral, são relevantes para efeito de localização de empresas de serviços.

R: Aluguel a ser pago, proximidade aos clientes, impostos, colaboradores disponíveis na região e acesso fácil as produtos necessários para prestação do serviço.

  1. Enumere cinco fatores qualitativos que, em geral, são relevantes para efeito da localização de empresas industriais.

R: Localização e custo de matéria prima, custos de processo, mão de obra do local, logística e impostos.

  1. Em lojas de departamentos e supermercados, que fatores são relevantes para localização?

R: O tamanho do Local, impostos a serem pagos, mão de obra a ser contratada, fluxo de pessoas no local.

  1. Os fatores da questão anterior poderiam ser aplicados completamente também a uma empresa do ramo atacadista?

R: Sim, pois o ramo atacadista precisa dos mesmos fatores.

  1. Toda empresa deve ter um produto/serviço final. Para as empresas relacionadas a seguir, caracterize os insumos (inputs) e os produtos/serviços finais (outputs):

Usina Siderúrgica

Restaurante

Clube de Futebol

Polícia (segurança pública)

Fast-Food

Empresa de táxis

Consultório médico

Montadora de automóveis

Companhia aérea

Hospital

  1. Defina objetivos para cada uma das empresas de questão anterior e uma maneira de quantifica-los.

R: Objetivo das empresas é acharem as melhores localizações, um lugar onde tenha menores valores de impostos e fazer investimentos em maquinário para aumentar a qualidade do produto e rapidez da produção, maximizando assim os seu faturamento.

  1. Defina produtividade. Por que é importante para uma nação? Você acha que a produtividade pode ser uma medida de competitividade de um país? Explique.

R: Produtividade é o tempo gasto para se executar e produzir um determinado produto, é importante pois uma nação sem produção não se desenvolve e não sustenta suas próprias necessidades, sim pois quanto mas um pais produz mas ele se desenvolve e cresce.

  1. Por que o estudo da produtividade e de formas de aumenta-la passou a ser uma questão de vida ou morte para as empresas?

R: Esse fator se tornou um assunto de vida ou morte porque a competição hoje ocorre em nível global e se os concorrentes possuem melhor produtividade, significa que o produto tem menor custo e portanto conseguirá vender por um preço menor, e isso é uma vantagem na competição por mais mercados.

  1. Como inovações tecnológicas causam impacto na produtividade?

R: As inovações tecnológicas estão causando impacto profundo nas empresas. Por conta disto, observa-se nos setores produtivos, a conjunção de novas formas de automação, tornando a produção mais integrada e flexível. Consequentemente, tem ocorrido uma queda nos preços dos produtos portadores das inovações com fortes impactos nas estruturas organizacionais, nos processos de trabalho e na produtividade e competitividade.

  1. Analise algumas formas de melhorar a produtividade pelas alterações na estrutura organizacional da empresa.

R: O grande problema de algumas organizações e que elas são estruturadas por funções e os processos são tratados como rotinas, existindo então vários processos, de forma ideal que em uma organização existiria poucos processos (ideal somente um), melhorando assim sua produtividade.

  1. Explique como a revolução da informação tem impactado a produtividade das organizações.

R: Um computador possibilita executar atividades que na era pré-computadores nem se sonhava fazer seja na otimização das atividades ou simplesmente possibilitando a realização de tarefas que antes dela não era possível. Exemplo: cálculos estruturais em grande volume na indústria

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (152.3 Kb)   docx (305.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com