TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração da Produção e Operações

Por:   •  7/9/2015  •  Bibliografia  •  678 Palavras (3 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 3

Palavras-chave: Henry Ford, inovação, produção em massa.

Neste trabalho iremos a fundo a historia de Henry Ford, que no inicio do século XX inovou assim o processo de fabricação de automóveis, servindo como exemplo ate hoje entre nos pelas suas idéia e ações. Henry Ford procurou mostrar todo o funcionamento do processo de inovação nas organizações, tendo de exemplo Ford. Contudo esse estudo é a desvinculação da historia de Henry Ford na teoria da administração, enfrentando suas idéias como ramo a Gestão da Inovação.

A Ford Motor Company comemorou 100 anos de evolução em 2003. Tudo isso graças a iniciativa de Henry Ford que foi um dos maiores nomes da indústria mundial.

Ele foi de uma família de homens que transcenderam a vida, Henry é hoje uma sigla, uma significância muito profunda considerada o ‘pai’ do Fordismo, ele era persistente e inovador. Nos dias de hoje a inovação é ainda algo novo que estamos vivendo em grande discursão. Isso não quer dizer que as pessoas só começaram a inovar quando surgiram os livros.

Com isso curiosa e despretensiosa passaram a realizar uma intensa pesquisa bibliográfica, e foi assim que foi vendo que Henry Ford era mais que uma escola de administração, e sim foi um inovador e persistente.

Henry Ford não deixou muita coisa escrita, mais tinha alguns livros como: “Minha Vida e Minha Obra” (1922) e “Hoje e Amanhã” (1926),escritos em colaboração com Samuel Crowther  que foram materiais essências para este estudo.

Henry Ford nasceu em 30 de Julho de 1863, na cidade de Springwells, estado do Michigan,pendeu sua mãe quando ainda era pequeno e seu foi trabalhar com seu pai na fazenda dele,que com o tempo foi mostrando habilidades na área mecânica .Ele que cuidava de todo o reparo de maquinas ,sem nenhum interesse por dinheiro nenhum mais gostava de observar como as coisas funcionavam mecanicamente.

De acordo com Chiavenato(1993,p.79), “Henry Ford iniciou a sua vida como simples mecânico,chegando posteriormente a engenheiro-chefe de uma fábrica”.

Em 1898 ele já tinha criado três carros, abandonou o emprego e começou a fabricar  carros como negócio.

Com isso então fundou a Detroit Automobile Company, pela qual virou engenheiro-chefe e depois de dois anos a fabrica veio a fechar, por causa de seus diretores não quiseram adotar a produção em massa como modelo padrão.

Em 1901 planejou uma outra companhia que não se desenvolveu por outro motivo: a produção de carros de corrida sem sucesso.

Então com isso o projetista Harold Wills,insistiu na idéia da construção de carros de corridas e assim acabou criando o ‘999’,carro que Barney Oldfield tornou-se campeão.

Fundou assim a Ford Motor Company, com qual fabricava modelo de carro com plano de venda ao alcance das pessoas.

Na fábrica de Ford existia uma teoria de que tudo devia estar em movimento: ”O trabalho deve vir até o homem, e não o homem até o trabalho”.

Para Ford, o ciclo de produção começava com o cliente: a mercadoria sempre bem ajustada e de boa  qualidade e  preço,com isso os clientes iriam aumentar conforme o preço do artigo fosse caindo.(Moraes Neto,1991).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (69.3 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com