TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração da Produção e Operações

Por:   •  18/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.809 Palavras (16 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 16

Universidade Anhanguera-Uniderp

Angélica de Souza Carneiro - 280158

Dayana da Silva Saraiva - 218903

Jakiely Silva de Oliveira - 234946

Rita Rodrigues de Paula Souza -236692

                                      Administração da Produção e Operações

Miranda – MS

Ano 2012

Introdução

Administração da Produção e Operações administra o sistema de produção, de modo a transformar os insumos em produtos ou serviços da organização Este trabalho tem a finalidade de descrever a evolução histórica da Administração da Produção e operações. Com a evolução do consumo, as empresas criaram o departamento de produção, bem como a integração deste com outras funções organizacionais, formando a base para a consolidação de uma estrutura que de sustentação ao desenvolvimento de produtos de acordo com a demanda de mercado,

Etapa 01

Passo 1

1) O que a empresa produzir?

Calcário – felito ZT

  2) Há algum planejamento da capacidade de produção?

Sim, horas trabalhadas.

 3) Como e o Controle da produção?

Por tonelagem britada

4) Previsão da demanda?

5 mil tonelada diária

5) A empresa conta com programas que demonstrem que valorizam o trabalho de seus empregados?

 Sim, a empresa paga prêmios, por participação de lucros, os funcionários trabalham mais contente e a empresa só tem a ganhar.

6)
A empresa costuma investir no treinamento para garantir o desenvolvimento de seus funcionários?
Sim, porque o mercado esta cada vez mais exigente, e com muitas tecnologias novas.

Passo 2

Nome da empresa: Mecbrum Indústria de Comercio LTDA

CNPJ 01.899.414/0001.67

Localização: 15 km do Município de Bodoquena

Segmento: Mineração

Porte: Médio

Missão: Ser Referência no Mercado

Valores: Atuar com lealdade, os parceiros e a equipe, mantendo uma relação ética respeitando e valorizando

Produto Comercializado: Calcário – felito ZT  

Publico – Alvo: Em Geral

Quadro de funcionário

Técnico de Segurança: 01

Supervisor: 01

Motorista: 07

Petroleiro: 01

Operador: 04

Operador de britagem: 02

Auxiliar de britagem: 01

Mecânico: 01

Auxiliar de mecânico: 01

Lubrificador: 01

Total de quadro de funcionários 20

Equipamentos

Pá Carregadeira: 02

Escavadeira: 02

Pipa: 01

Moto Niveladora: 01

Caminhão Caçamba: 06

Comboio: 01

Carro de Apoio: 02

Micro – Ônibus: 01

        A produção da empresa e calculada por porcentagem e tonelada. Os maquinários trabalham 8 horas diárias, o funcionamento da empresa e de terça-feira a sábado. A segunda-feira, e reservada para manutenção do britador, e dos equipamentos.

        Os contra tempo da empresa são resolvidos mais rápidos possíveis, porque a empresa trabalha com produção, se ficarem tempo parado não produz, e também são cobrados pela produção. A maneira que os materiais, são estocados e através de pilha e são numeradas, para o controle da empresa.  

Etapa 02 

        O Planejamento e Controle de Produção é a atividade de decidir sobre o melhor emprego dos recursos de produção, assegurando, assim, a execução do que foi previsto, o planejamento dá as bases para todas as atividades gerenciais futuras ao estabelecer linhas de ação que devem ser seguidas para satisfazer objetivos estabelecidos, bem como estipula o momento em que essas ações devem ocorrer.

        Afirmam que o projeto da operação produtiva estabelece a forma física e a estrutura da produção. Assim, dentro dos limites impostos pelo projeto, uma operação produtiva deve operar continuadamente, e é com isso que se preocupam o planejamento e o controle, “gerenciar as atividades da operação produtiva de modo a satisfazer a demanda dos consumidores”.

        O planejamento e o controle são muito importantes para uma organização produtiva já que qualquer operação requer planos, e controle para que os objetivos sejam alcançados, nos prazos e com qualidade de produtos.  O planejamento e o controle são necessários, principalmente porque o projeto da operação produtiva geralmente não se preocupa com o andar do sistema em todas as suas etapas.

        Planejar e controlar, então significa garantir que os recursos produtivos estejam disponíveis na quantidade, no momento e no nível de qualidade adequados.  Esse lidar com as variáveis significa que o controle permite fazer alterações no plano, intervindo para adequá-lo aos objetivos a serem alcançados.  

        No atual contexto cada vez mais competitivo em que as empresas atuam, planejar e controlar a produção, mais que uma necessidade, será uma imposição. O planejamento é extremamente útil já que permite à empresa não somente traçar metas e objetivos, incrementar o processo de produção, mas porque pode levar os um maior e melhor conhecimento de sua estrutura.  

        Da mesma forma, o controle da produção permite identificar carências e falhas que possam ocorrer, impedindo que prejudiquem o andamento do processo produtivo.  Planejar e controlar são atividades interdependentes e inter-relacionadas, pois enquanto a primeira promove a eficiência do processo produtivo, a segunda mantém essa eficiência. E, principalmente, tanto o planejamento quanto o controle estão relacionados à busca da qualidade, que é um requisito fundamental e imprescindível dos produtos e garantia da lucratividade da empresa.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.3 Kb)   pdf (324.8 Kb)   docx (406.2 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com