TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração da Produção e Operações

Por:   •  21/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.216 Palavras (9 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇÃO

        Atualmente, a maioria das empresas procura de uma forma ou de outra, a obtenção de uma vantagem competitiva em relação a seus concorrentes, e a oportunidade de atendê-los prontamente, no momento e na quantidade desejada, é grandemente facilitada com a administração eficaz das vendas e dos estoques. A relação de custo benefício para este investimento é a vantagem principal para estas organizações haja vista que este sistema ajudará, a um controle maior e confiável e a criação de histórico de vendas acarretando uma melhor e mais precisa previsão de demanda diminuindo os riscos de uma compra de itens mal formulados.

ETAPA 3 - PREVISÃO DE VENDAS. ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS

Os principais pontos obtidos com base ao processo produtivo adotado na empresa.

        A empresa Só Chinelos adotou métodos que visam à praticidade no trabalho do dia a dia fazendo que todos os colaboradores obtenham um bom relacionamento para o alcance de resultados positivos.

Todo o processo de produção é dependente de alguns fatores, e assim foi realizado um planejamento com base em um ciclo de administração de materiais, visando sempre a satisfação; a necessidade do cliente; a reposição de estoque; a produção de materiais; o recebimento de produtos; o armazenamento na logística, e a programação da produção.

Importância da administração de materiais e da organização da área de materiais.

        A administração e a organização de materiais são de suma fundamental importância para o funcionamento de uma organização. Tais funções possuem um impacto direto na lucratividade da empresa, afetam na qualidade dos produtos, e influenciam na percepção e satisfação dos clientes.

        São funções chave para o funcionamento do processo produtivo aonde os materiais precisam ser administrados, planejados e controlados para que não prejudiquem a produção, e que se possa produzir de acordo com a previsão de vendas e demanda necessária.

        É o que ocorre com a Só Chinelos que buscou fazer um planejamento da produção com base em um ciclo, com o objetivo de atender e obter um diferencial de acordo com as necessidades e percepção dos seus clientes, Atualmente a empresa possui uma parceria com seus fornecedores que exercem um papel importante tanto na entrega, quanto na qualidade do material.

Importância da análise das necessidades dos clientes.

        A analise das necessidades dos clientes representa uma importante ferramenta estratégica que garante uma possível vantagem competitiva para as empresas.

        Assim a partir da necessidade do cliente é possível analisar todo o processo da produção do produto, suprindo as necessidades e fazendo ajustes no processo de fabricação.

        É preciso analisar as necessidades dos clientes e verificar a quantidade da demanda se há materiais em estoque ou se precisa fazer compra desse material.

        A empresa Só Chinelos se preocupa muito em atender as necessidades do cliente, com isto fez um planejamento no qual envolveu todos os setores.

        Esta ferramenta permite a administração da empresa fazer um planejamento no geral com seus responsáveis eliminando todas as deficiências e implantando novas tarefas e responsabilidades para todos os funcionários, pois a empresa não é uma empresa sem a colaboração de uma equipe bem treinada e organizada, assim todos os setores podem fluir com mais rapidez e com segurança, facilitando o planejamento e a execução de um excelente processo produtivo.

Importância da reposição recebimento e armazenamento de materiais

        Tanto as reposições como o recebimento e armazenamento de materiais possuem o objetivo de reduzir custos e aumentar os lucros de uma organização. Torna-se portanto necessária uma maior agilidade, rapidez e um maior controle dos processos produtivos seja por parte da demanda, capacidade produtiva, da previsão de vendas entre outros.

        A reposição de materiais é um item o qual possui grande importância, se não houver matéria prima nos estoques é preciso comprar ou fabricar esse materiais, e se a empresa não tiver este controle seu processo produtivo estará comprometido.

        Em relação ao recebimento é preciso verificar na entrega a quantidade, a qualidade, e registrar este produto no sistema da empresa evitando excessos e prejuízo, pois estoque parado significa dinheiro parado.

        Já o armazenamento necessita ser planejado de acordo com a necessidade e demanda de materiais, o local precisa ser de visível acesso, organizado e limpo.

        A empresa Só Chinelos realiza uma parceria com seus fornecedores buscando uma maior qualidade de material e um menor custo logístico.

        A reposição de materiais é feita pelo órgão de compra da empresa que necessita fazer uma seleção de fornecedores, que envolve uma negociação com preços, qualidade, entrega, prazos, quantidades e condições de pagamento.

        A empresa Só Chinelos implantou um sistema organizado de Layout para utilizar cada espaço com devida necessidade para que não houvesse perda de tempo que comprometesse o processo produtivo.

Importância da distribuição física, do gerenciamento dos estoques

        A distribuição física corresponde ao final do processo de produção, mas que precisa ser elaborado e consiste nas suas diversas funções, tais como seleção de rotas e de tipos de transporte; tipo de material a ser transportado, o qual deverá ser adequado às necessidades e a exigência das normas da empresa, e para que este produto receba a mesma qualidade que foi feito.

        A empresa Só Chinelos conta com o setor de logística integrada e com funcionários treinados para a distribuição de seus produtos acabados, assim evitando a perda de tempo no trajeto e fazendo com que o produto chegue com mais rapidez.

        O gerenciamento de estoques é muito importante, pois é feito por uma pessoa responsável por fazer um roteiro do dimensionamento de estoques e a partir deste processo é feito uma elaboração a classificação ABC, que consiste em separar o modelo de gestão de estoque para calcular com os parâmetros do sistema os estoques de segurança e reposição dos lotes. A empresa Só Chinelos conta com uma pessoa responsável pelo gerenciamento do estoque e também dos sistemas, esses dos dois processos precisam ser atualizados e alimentados conforme são utilizados os produtos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)   pdf (115.7 Kb)   docx (17.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com